PRS Games Home Page
PlayStation 2

WINNING ELEVEN 6
Final Evolution

DICA » como habilitar as seleções secretas (e os seus jogadores para serem comprados na Master League):
European All-Stars (seleção atual européia): vença a International Cup com qualquer equipe.
World All Stars (seleção atual do resto do mundo): vença a International League com qualquer time.
Always Argentina (time clássico da Argentina): vença a American Cup com a Argentina.
Beloved Brazil (Seleção Brasileira Clássica): vença a American Cup com a Seleção Brasileira.
Eternal England (time clássico da Inglaterra): vença a European Cup com a Inglaterra.
Forever France (time clássico da França): vença a European Cup com a França.
Genuine Germany (time clássico da Alemanha): vença a European Cup com a Alemanha.
Heroic Holland (time clássico da Holanda): vença a European Cup com a Holanda.
Immortal Italy (time clássico da Itália): vença a European Cup com a Itália.

OBS.: as seleções atuais de Europa e Resto do Mundo já começam disponíveis na All-Star Match. Porém, ao ganhar os torneios indicados acima, elas ficam disponíveis também em todos os outros modos.
SOBRE A MASTER LEAGUE:
Aqui explicamos como é a Master League, o principal modo desse super-jogo. Há 40 times:
ESCÓCIA (2): Celtic Glasgow, e Glasgow Rangers.
INGLATERRA (8): Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Leeds United, West Ham United, Newcastle, e Aston Villa.
ESPANHA (4): Barcelona, Real Madrid, Valencia, e Deportivo La Coruña.
FRANÇA (4): AS Monaco, Olympique de Marseille, Paris Saint-Germain, e Bordeaux.
HOLANDA (3): Ajax, Feyenoord, e PSV Eindhoven.
ITÁLIA (7): AC Milan, AS Roma, Juventus, Lazio, Fiorentina, Internazionale de Milano, e Parma.
ALEMANHA (4): Bayern München, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, e Hamburger SV.
GRÉCIA (1): Olympiakos.
TURQUIA (1): Galatasaray.
UCRÂNIA (1): Dinamo Kiev.
RÚSSIA (1): Spartak Moskva.
BRASIL (2): Vasco da Gama (arghhhhhh...) e Palmeiras.
ARGENTINA (2): River Plate e Boca Juniors.

Os 40 times são divididos em 3 divisões. Independentemente do time que você escolher, você começa na terceira divisão, com um time formado por jogadores fraquíssimos, de técnica limitada. Seu objetivo é ir subindo de divisão e montando um time melhor com a contratação de novos jogadores. Vamos aos detalhes:
D3: A TERCEIRA DIVISÃO
Campeonato de pontos corridos com turno e returno. 8 times participam, e os 2 melhores se qualificam para disputar o play-off decisivo contra os 2 últimos colocados da D2. No final da temporada, os 8 times da D3 jogam um torneio mata-mata denominado Tiny Cup. Após esse torneio, acontece o play-off: mini-torneio com 4 times: os 2 primeiros da D3 e os 2 últimos da D2. Os 4 times se enfrentam em um turno (cada time joga 3 vezes). Os 2 primeiros colocados disputarão segunda divisão, e os 2 últimos disputarão a terceira divisão.
D2: A SEGUNDA DIVISÃO
Campeonato de pontos corridos com turno e returno. 16 times participam, os 4 melhores são automaticamente promovidos à Primeira Divisão (sem disputa de play-off). Os 2 últimos colocados disputam o play-off contra os 2 primeiros da D3 para decidir a permanência na D2 ou o rebaixamento para a D3. Os 16 times da D2 participam da Masters Cup, junto com os 16 times da D1. Esse torneio é um mata-mata, equivalente à nossa Copa do Brasil (mas só há um jogo, com mandante decidido por sorteio, no início da temporada). Os jogos são no meio do campeonato, após as seguintes rodadas: 2ª, 5ª, 7ª, 11ª e 18ª.
D1: A PRIMEIRA DIVISÃO
Campeonato de pontos corridos com turno e returno. 16 times participam, os 4 últimos são automaticamente rebaixados à Segunda Divisão, e os 4 primeiros se qualificam para disputar a ML Championships no final da temporada. Os 16 times participam da Masters Cup durante a temporada, junto com os 16 times da D2. Após o fim do campeonato (seu principal objetivo é vencer a Liga), ocorre um pequeno mata-mata com os 4 primeiros times. Inexplicavelmente as semi-finais desse campeonato são 1º × 2º e 3º × 4º, ao invés de 1º × 4º e 2º x 3º, que seria bem mais lógico... bom, semi-final e final em um jogo só... e esse é o último título da temporada!
JOGOS AMISTOSOS:
Quem quiser tem direito a disputar 4 jogos amistosos no início da temporada (menos na primeira de todas), contra adversários a escolher, entre os outros 39 participantes da Master League. O primeiro e o terceiro jogos são disputados no seu estádio; o segundo e o quarto no estádio do adversário. Nesses jogos você não paga salários, e recebe pequenas somas em dinheiro se vencer ou empatar...
PRÊMIOS:
Cada jogo vencido ou empatado dá premiação em dinheiro, além de cada gol marcado. Cada campeonato vencido (inclusive os mata-matas e exceto a repescagem da D2-D3) dá um prêmio em dinheiro (calculado no jogo em "pontos") ao vencedor. A artilharia das D3, D2 e D1 também é premiada, assim como o time com o melhor "assistente". Além disso, os 3 primeiros títulos da D1 conquistados habilitam vários jogadores extras, tais como Eusébio, Michael Laudrup, Roberto Baggio, Palermo, Mário Jardel, Dunga, Puskas... (ver lista abaixo).
NEGÓCIOS & CONTRATAÇÕES...
Já percebeu que são muitas as novidades em relação às Master League's dos WE's anteriores, né? Nos negócios e contratações também... há 3 tipos de contratações:
- jogador livre: se há um jogador sem vínculo com clube algum, você pode contratá-lo sem pagar pelo seu passe. Sua única obrigação será pagar o salário. Aparece um número ao lado do jogador: é o salário sugerido por temporada. Exemplo: Shevchenko, 717. Geralmente é preciso aumentar esse valor, principalmente se o jogador for "top de linha". Nessa modalidade de contrato, você pode escolher a duração do contrato: de 1 a 5 temporadas (pode ser rescindido).
- empréstimo de jogador vinculado a um clube: nesse caso, o clube que vai contratar o jogador tem que pagar uma quantia ao clube que vai emprestá-lo, e também arca com os salários. O empréstimo pode variar de 1 jogo até o número de jogos restantes na temporada. Quando o contrato termina, o jogador volta ao plantel do clube que o emprestou.
- aquisição de jogador vinculado a um clube: nesse caso, o clube que vai contratar o jogador paga uma quantia ao clube que vai vendê-lo (de 1 a 9999 pontos); e oferece um contrato ao jogador, com número de temporadas (de 1 a 5) e salário por temporada (de 1 a 999 pontos).
Após passar uma rodada, o negócio recebe uma RESPOSTA, que pode ser SIM ou NÃO. Além disso, os contratos têm épocas específicas para serem negociados: pré-temporada (duração de 8 rodadas); na D3, entre a 4ª e a 11ª rodadas; e, na D2 e na D1, entre a 8ª e a 22ª rodadas.
Você pode tanto fazer ofertas por outros jogadores quanto receber ofertas por seus jogadores.
JOGADORES-REVELAÇÃO
Essa para mim é a melhor novidade da ML: a possibilidade de contratar "promessas", jogadores que você pode treinar e dar habilidades específicas para eles. De vez em quando surge um sob a bandeira de "Free Players". São identificados por uma pequena plantinha verde à esquerda do seu nome. Uma curiosidade é que seus nomes são de gênios da história da humanidade, tais como Strauss, Maupassant, Stanley, Fahrenheit, Van Gogh, Goya, Petipa, Melo, Moraes, Eliot, Dunant e Ibsen... Você tem cerca de uma temporada para ganhar pontos e aumentar as notas do mini-craque. Dica: deixe-o jogando os 90 minutos de todos os jogos, pois assim você ganha mais pontos para melhorá-lo. Você só pode contratar uma "promessa" de cada vez. Meu time está cheio desses jogadores promissores: laterais que correm muito e sabem chutar e passar muito bem; apoiadores extremamente técnicos e velozes; um goleiro que não deixa passar nem pensamento; zagueiros altos que defendem muito bem e cabeceiam espetacularmente... e por aí vai... se bem aproveitados, eles podem ajudar a construir um grande time!
Agora, dou uma dica sobre as notas que você deve aumentar nos "garotos" para cada posição. Dê uma olhada mais lá em baixo no que cada atributo significa.
Mentality, Technique e Teamwork devem ser sempre aumentadas.
GOLEIROS: Defense, Body Balance, Jump, Acceleration, Speed, Stability. Botar também as 3 habilidades especiais: Feed Kick, PK Goalie e 1-1 Goalie. Se possível, colocar também a habilidade Reaction.
ZAGUEIROS: Defense, Body Balance, Jump, Header, Acceleration, Speed. Botar habilidades especiais: Man Mark, Position, D-Line e Scoring (se for usá-lo para cabecear ao gol adversário).
VOLANTES: Defense, Body Balance, 4 notas de passe. Habilidades especiais: Passing e 1-Touch Pass.
LATERAIS/ALAS: Attack (ou Defense, ou ambos), Acceleration, Speed, 2 notas de drible, 4 notas de passe, 4 notas de chute. Habilidades especiais: Passing, 1-Touch Pass e talvez Long Throw.
APOIADORES: esses devem ser super-craques. Tente deixá-lo veloz, com bons passe e chute, nota Attack muito boa, quantas habilidades especiais quanto possível, especialmente a de Playmaker.
ATACANTES: devem chutar muito bem, passar bem, correr muito, driblar muito, cabecear e ter boa nota Attack. Habilidades especiais: Dribbling, 1-1 Scoring, Scoring...
Se quiser, a habilidade especial de bater pênaltis e a nota boa de Free Kick Accuracy, coloque-as em qualquer jogador, de preferência em algum que chute bem (a nota Curving também pode auxiliar). Conselhos: dificilmente você fará um volante melhor que Rijkaard e Beckenbauer. Idem para apoiadores e atacantes tais como Maradona, Cruijff, Pelé, Van Basten e Gullit. NA MINHA OPINIÃO, as outras posições são mais "carentes": aposte nelas para formar jogadores úteis!
JOGADORES SECRETOS...
Prêmios do UMBRO Pro Training Challenges: (treino especial)
      • Savicevic (Dribbling - 1.100 pontos)
      • Valderrama (Short Pass - 1,100 pontos)
      • Scifo (Manual Pass - 1,100 pontos)
      • Dunga (Free Kick Long Pass - 1,100 pontos)
      • Stoichkov (Free Kick Shoot - 1,100 pontos)
      • Deschamps (Possession - 1,100 pontos)
      • Stojkovic (Challenge King - 5,000 pontos)
Prêmios por ganhar a primeira divisão da Master League pela primeira vez:
      • Pagliuca
      • Ince
      • Lopez
      • Ravanelli
      • Hernandez
      • Phillips
      • Illgner
      • Preud'Homme
      • Yashin
      • Raí
      • Rush
      • Francescoli
Prêmios por ganhar a primeira divisão da Master League pela segunda vez:
      • Rapajc
      • Roberto Baggio
      • Signori
      • M. Palermo
      • Mário Jardel
      • Ivan Zamorano
      • Gheorghe Hagi
      • Jürgen Klinsmann
      • Dalglish
      • Puskas
      • Hugo Sanchez
      • George Best
Prêmios por ganhar a primeira divisão da Master League pela terceira vez:
      • Cesar Sampaio
      • Alex
      • Leonardo
      • Weah
      • Bode
      • Ravelli
      • Jennings
      • Boban
      • Laudrup
      • Law
      • Eusebio
MONTE O SEU TIME
Se o seu time do coração não estiver disponível no início, tudo bem! Nesse WE, você pode editar os times: mudar uniforme, bandeira, cor da torcida, estádio, jogadores, enfim... tudo! Basta ir ao Edit Mode, e não se esquecer de salvar as alterações feitas no Option File. Nós aqui alteramos o Dinamo de Kiev, para fazer o Fluminense!!! Uniformes tricolor (1) e branco (2), bandeira tricolor com escudo, torcida laranja... tudo fiel à realidade... só faltou o Maracanã, porque não há esse estádio no jogo! DICA: após ganhar a Konami Cup, você também poderá alterar o nome do time, selecionando entre centenas de opções (a maioria das opções são nomes de cidades... tem Santos, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo...).

Os Responsáveis Pelo Espetáculo: CRAQUES

Aqui listamos os jogadores "top de linha" do jogo... craques aos quais você deve prestar atenção, jogando contra ou a favor, em clubes ou seleções. E aqueles que você deve contratar ao montar seu "dream team" na Master League. Vale a pena conferir:

GOLEIROS:

- Lev Yashin (jogador livre, da ex-União Soviética, chamado no jogo de Oshin): considerado o melhor goleiro da história do futebol. Apelidado de "Aranha-Negra", era um verdadeiro monstro no gol. Pegou CENTO E CINQÜENTA pênaltis em sua carreira. No WE6, não fica atrás: é o melhor goleiro do jogo.
- Gordon Banks (jogador do Time Clássico da Inglaterra, chamado no jogo de Binks): goleiro excepcional. Ficou famoso por ter feito a defesa mais difícil da história do futebol, em cabeçada de Pelé na Copa de 1970. Também é muito bom no jogo.
- Oliver Kahn (Bayern München e Alemanha).
- Gianluigi Buffon (Juventus e Itália).
- Fabien Barthez (Manchester United e França).
- Jenner (jogador livre, Irlanda do Norte).
- Gilmar (jogador da Seleção Brasileira Clássica, chamado no jogo de Milgar).
- Toldo (goleiro da Itália e da Internazionale).
- Schumacher (Schucher: time clássico da Alemanha).

DEFENSORES E VOLANTES:

- Fabio Cannavaro (Parma e Itália): zagueiro extremamente técnico, um dos melhores do mundo e do WE6.
- Patrick Andersson (Barcelona e Suécia): zagueiro alto e muito bom nas bolas aéreas.
- Alessandro Nesta (Lazio e Itália): outro defensor espetacular.
- Frank Rijkaard (jogador do Time Clássico da Holanda): defensor excelente. Ex-jogador genial e versátil, era um dos comandantes do "segundo Carrossel Holandês", seleção laranja que brilhou nos estádios do mundo nas décadas de 80 e 90. Pode jogar na zaga e como volante no WE6.
- Franz Beckenbauer (time clássico da Alemanha, chamado de Badenfauer): zagueiro/volante de muita classe. Sabe sair jogando e é genial nos passes e chutes. Fantástico.
- Edgard Davids (Juventus e Holanda): volante técnico, que chuta muito bem.
- Frank De Boer (Barcelona e Holanda): zagueiro técnico, exímio cobrador de faltas.
- Jaap Stam (Lazio e Holanda): bom zagueiro.
- Paolo Maldini (Milan e Itália): idem.
- Enzo Scirea (time Clássico da Itália): um senhor zagueiro.
- Roy Keane (Manchester United e Irlanda): um bom volante.

LATERAIS E ALAS:
- Marcos Evangelista Cafu (Roma e Seleção Brasileira): lateral-direito excepcional. É o único jogador da história do futebol a ter disputado 3 finais seguidas de Copas do Mundo. No jogo, é um grande lateral-direito, e também pode jogar na ala-direita.
- Roberto Carlos da Silva (Real Madrid e Seleção Brasileira): um dos melhores laterais-esquerdos da história do futebol. É extremamente veloz e tem um dos chutes mais fortes do mundo, em suas temidas cobranças de falta. Também é ótimo no WE6.
- Bixente Lizarazu (Bayern München e França).
- Lilian Thuram (Parma e França).
- Willy Sagnol (Bayern München e França).
- Carlos Puyol (Barcelona e Espanha).
- Giovanni Von Bronckhorst (Arsenal e Holanda).
- Daniel Passarella (time clássico da Argentina, chamado no jogo de Pallera).

APOIADORES:

- Gerson (Seleção Brasileira Clássica, chamado no jogo de Berson): meio-campista excepcional. Ex-jogador de Botafogo, Fluminense e Seleção Brasileira, participou da conquista do tri em 1970, e é conhecido como o dono dos melhores lançamentos da história do futebol.
- Waldir Didi (Seleção Brasileira Clássica, chamado no jogo de Dardo): inventor da "folha-seca", jogador elegante e habilidoso, de técnica indiscutível. Também jogou por Botafogo, Fluminense e Seleção Brasileira. Exímio cobrador de faltas, sabia bater de trivela e com curva. Também sabia passar e lançar como poucos. No jogo, mantém todas essas qualidades.
- Arthur Antunes Coimbra Zico (Seleção Brasileira Clássica, chamado no jogo de Cozi): outro apoiador de qualidade inegável. Jogou por Udinese (ITA) e Flamengo, e batia faltas como poucos. Tem sua carreira manchada por não ter conquistado nenhum título pela Seleção Brasileira.
- Michel Platini (Argenti: Time Clássico da França): maior craque francês de todos os tempos, ao lado de...
- Zinedine Zidane (Real Madrid e França): jogador de técnica espetacular, um verdadeiro craque. Ficou famoso por ter feito 2 gols na final da Copa de 1998, dando a única Copa à França, desbancando a favorita Seleção Brasileira.
- Soviro (Time Clássico da Itália): jogador canhoto extremamente habilidoso e veloz.
- Neuzer (Time Clássico da Alemanha): jogador de grande vigor físico, pode jogar como quarto homem de meio-campo ou como ala-direito.
- Johann Cruijff (camisa 14 do Time Clássico da Holanda): craque genial. Jogador mais inteligente que o futebol já viu. Tinha uma visão de jogo espetacular, e atuava em qualquer posição. Liderava o Carrossel Holandês (a Laranja Mecânica), considerado por muitos o melhor time da história do futebol. No jogo, é um dos 5 melhores: titular absoluto em qualquer time.
- Rivaldo (Milan e Seleção Brasileira, chamado de Ravoldi no jogo): jogador veloz e técnico, ganhou a Copa de 2002, sendo o melhor jogador do torneio. No WE6 também é excelente.
- Michael Laudrup (jogador livre, dinamarquês, chamado de Landers no jogo): comandante da "Dinamáquina" de 1986, um senhor craque.
- Roberto Baggio (jogador livre, italiano): um grande craque. Ficou famoso por perder o pênalti que deu o tetra ao Brasil em 1994, mas isso não apaga sua estrela de grande jogador.
- Luis Felipe Figo (Real Madrid e Portugal): ótimo jogador destro de meio-campo.
- David Beckham (Manchester United e Inglaterra): o jogador mais técnico do meio-campo atualmente. Exímio cobrador de faltas, também faz passes longos espetaculares. É um dos grandes craques dessa versão do Winning Eleven.
- Pavel Nedved (Navdid: Juventus e República Tcheca): jogador técnico e inteligente.
- Ryan Giggs (Gigsi: Manchester United e País de Gales).
- Juan Sebastian Verón (Manchester United e Argentina).
- Alvaro Recoba (Internazionale e Uruguai).

ATACANTES:

- Marco Van Basten (camisa 12 do Time Clássico da Holanda): um atacante espetacular (é o melhor do WE6). Maior finalizador da história do futebol, ao lado de Romário de Souza Faria (que, nesse jogo, foi injustiçado pelos produtores de Winning Eleven, que deram notas ridículas aos seus atributos).
- Ruud Gullit (Time Clássico da Holanda): outro "top 5" indispensável nesse Winning Eleven. Joga em várias posições, e é perfeito em quase todos os atributos.
- Ronaldo Luis Nazário de Lima (Inter Milan e Seleção Brasileira, chamado de Radolno no jogo): um dos grandes craques da história do futebol. Ganhou duas Copas, já fez 12 gols em Copas, e ainda tem pelo menos uma pela frente... atacante veloz e muito bom no WE6.
- Andriy Shevchenko (Milan e Ucrânia): cracaço tanto na vida real quanto nesse video game. Atacante que tem a velocidade de um africano, a visão de jogo e a malícia de um brasileiro, e finaliza como poucos.
- Michael Owen (Liverpool e Inglaterra): atacante muito veloz que chuta bem. Um super-craque tanto no futebol real quanto no virtual!
- Thierry Henry (Arsenal e França): atacante veloz e bom finalizador.
- Puskas (jogador livre, húngaro, chamado no jogo de Poskos): atacante espetacular, craque que comandou a Hungria no vice-campeonato mundial em 1954.
- Eusébio (jogador livre, português, chamado no jogo de Eubesio): atacante matador... um grande finalizador, artilheiro nato. Uma ótima opção no Winning Eleven 6. Na vida real, esse craque moçambicano naturalizado português foi o responsável pela derrota brasileira em 1966.
- George Weah (jogador livre, da Libéria, chamado no jogo de Werah): melhor jogador africano da história. Atacante de bom porte físico e habilidade invejável. Atuou por grandes clubes europeus, tais como Milan e Paris Saint-Germain.
- Marc Overmars (Barcelona e Holanda): um ponta muito bom, às antigas.
- George Best (jogador livre, Irlanda do Norte, chamado de Better): que craque!
- Mané Garrincha (Seleção Brasileira Clássica, chamado de Gomincha no jogo): o maior driblador que o futebol jamais verá. O "gênio das pernas-tortas" jogou a vida toda no Botafogo, e também finalizava muito bem. No jogo é um ótimo ponta.
- Diego Armando Maradona (Time Clássico da Argentina, chamado de Madorna no jogo): ótimo atacante canhoto, melhor jogador da história da Argentina. Tem a carreira manchada por casos de doping e por ser um viciado em drogas. Mas no WE6 isso não conta, né... é um dos "top 5" do jogo.
- Di Stéfano (Time Clássico da Argentina, chamado de Di Sephoro no jogo): ótimo finalizador argentino, foi também um grande craque.
- Edson Arantes do Nascimento PELÉ (Seleção Brasileira Clássica, chamado de Perles no jogo): o Atleta do Século dispensa comentários. É o Rei do Futebol, melhor jogador da história, maior artilheiro da história, homem mais conhecido da face da Terra. Jogou no Santos (onde foi bi-campeão mundial) e na Seleção Brasileira (onde foi tri-campeão mundial). Também era versátil, jogava até no gol!!! No jogo, mantém todas as qualidades, e é um dos 5 melhores, titular em qualquer equipe.

NEM TÃO CRAQUES ASSIM, MAS FUNDAMENTAIS...

Quando começamos na Master League e ainda estamos nas divisões de baixo, não temos dinheiro suficiente para contratar os craques acima. Então, temos que apelar para jogadores de menor qualidade técnica, mas que dão conta do recado. Importante: eles são jogadores livres, o que os torna mais baratos, porque não precisamos pagar a outros clubes para contratá-los. Mas cuidado, porque os clubes da máquina também pode contratá-los! Portanto, corra...

Para o gol, sugerimos Edwin Van Der Sar (Holanda), Cordoba (Colômbia), José Luis Chilavert (no jogo Chavilert, Paraguai) e Paul Robinson (Leeds United e Inglaterra - tente contratá-lo por empréstimo na terceira divisão para ter alguém no mínimo "decente" debaixo das suas balizas).

Para a zaga, Carlos Gamarra (Garama, Paraguai), Raderi (time clássico da Argentina), Sesar e Luizpira (Seleção Brasileira Clássica), Taribo West (Nigéria), Espinoza (Equador, chamado de Espinozi) e De La Cruz (Equador, chamado de Ulisees).

Para o meio-campo, Zahovic (chamado no WE6 de Zilivic), meia esloveno de muita técnica. O meia russo Mostovoi também vale a pena. O camaronês Wome e o japonês Hidetoshi Nakata também não deixam a desejar.

Para o ataque, Emile Mpenza (atacante muito veloz da Bélgica), Olisadebe (atacante da Polônia), Tijani Babangida (ponta veloz da Nigéria) e Rebrov (atacante da Ucrânia).

Para completar o time, dê uma olhada nos Free Players... lá, você pode achar jogadores que são originalmente do seu time, e que estão, portanto, sem clube. Exemplos: Hierro, do Real Madrid; o bom atacante Venhlinski, ucraniano do Dinamo de Kiev; Mbo Mpenza (meia do Galatasaray); e Schmeichel (goleiro do Aston Villa). Outras boas opções são os "promising players", já citados acima.

OK, listei uma porção de craques e bons jogadores. Agora você quer saber: "qual é o seu time, camarada?"... então, tá, vou escrevê-lo. Observe que esse não é o meu time verdadeiro, porque coloquei "jogadores promissores" nas posições "carentes". Mas, entre os jogadores disponíveis no jogo, meu time é o seguinte, com as variações táticas:
O goleiro de todas elas é o Yashin, indiscutível. Os nomes entre parênteses são opções extras.
3-5-2 (para mim a melhor formação, com 1 volante):
Zagueiros: Rijkaard, Beckenbauer e Cannavaro (Nesta ou Patrick Andersson).
Volante: Didi (Davids).
Ala-direito: Beckham (Babangida ou Neuzer).
Ala-esquerdo: Soviro (Maradona ou Roberto Carlos).
Apoiadores: Pelé e Cruijff.
Atacantes: Gullit e Van Basten.
3-4-3 com alas (adoro essa formação quando quero atacar):
Zagueiros: Rijkaard, Beckenbauer e Cannavaro (Nesta ou Patrick Andersson).
Volante: Didi.
Ala-direito: Beckham (Babangida ou Neuzer).
Ala-esquerdo: Roberto Carlos (Maradona ou Soviro).
Apoiador: Cruijff.
Atacantes: Pelé, Gullit e Van Basten.
3-4-3 com quadrado no meio-campo:
Zagueiros: os 3 de sempre hehehe.
Volantes: Didi e Davids.
Apoiadores: Cruijff e Pelé.
Atacantes: Maradona, Gullit e Van Basten.
3-4-3 com linha no meio-campo:
Zagueiros: os 3 de sempre.
Meias: Beckham, Cruijff, Pelé e Rivaldo.
Atacantes: Maradona, Gullit e Van Basten.
4-4-2:
Lateral-direito: Cafu (Cruijff).
Zagueiros: Beckenbauer e Rijkaard.
Lateral-esquerdo: Roberto Carlos.
Meias: Didi, Beckham, Pelé e Cruijff.
Atacantes: Gullit e Van Basten.

Enfim, há várias mudanças que você pode fazer:
- escalar o Beckenbauer ou o Rijkaard de cabeça-de-área, tirar o Didi ou o Davids e botar mais um zagueiro.
- variar a escalação dos "top 5": Gullit, Pelé, Van Basten, Cruijff e Maradona.

Meu time real é o seguinte, com * apontando os jogadores-promessa:
Formação: 3-5-2 variando para 3-4-3 no ataque.
Goya * (GK)
-------------
Stanley * (CBT)
Beckenbauer (CBW)
Fahrenheit * (CBT)
-------------
Rijkaard (DMF)
Melo * (LMF)
Moraes * (RMF)
Petipa * (OMF)
Pelé (OMF - CF)
-------------
Van Basten (CF) ou Romário (CF, modificado)
Gullit (CF)

Deixadinha: assim que seu jogador for receber um passe rasteiro, aperte R1. Ele abrirá as pernas, deixando com que a bola passe entre elas e enganando o zagueiro. Esse foi o drible que Rivaldo aplicou no lance de um dos gols brasileiros na final da Copa do Mundo de 2002.


Características dos jogadores:

A primeira página mostra:
Attack: características gerais de ataque.
Defence: características gerais de defesa.
Balance: força nas divididas.
Stamina:
resistência: determina o quanto o jogador dura dentro de campo sem ficar cansado.
Speed: velocidade máxima que o cara pode atingir.
Acceleration: aceleração (arrancada).
Response: tempo de resposta, faro para pegar a bola.
Dribble Accuracy: habilidade de conduzir a bola. Quanto maior esta nota, mais perto do corpo ele conduzirá a bola, e mais rápido ele poderá mudar de direção na corrida.
Dribble Speed: velocidade da condução da bola. Quanto maior for esse valor, menor será a diferença entre a velocidade com bola e a velocidade sem bola.
Short Pass Accuracy: pontaria para os passes curtos, rasteiros.
Short Pass Speed: velocidade dos passes curtos. Isso reduz a probabilidade de a bola ser interceptada por um oponente.
Long Pass Accuracy: pontaria para os passes longos, lançamentos e cruzamentos.
Long Pass Speed: velocidade para os passes longos, lançamentos e cruzamentos.
Shot Accuracy: pontaria dos chutes. Quanto maior essa nota, mais vezes a bola acertará a alvo (gol).
Shot Power: força dos chutes. Aumenta a probabilidade de gol, pois diminui o tempo de reação do goleiro.
Shot Technique: é um atributo novo em WE6, que mostra se o jogador consegue ser bem sucedido quando chuta de ângulos extremos, de posições difíceis, de longe ou tentando escapar das 'pressões' dos zagueiros em volta.
Header: aumenta a precisão das cabeçadas, tanto finalizações quanto passes.
Jump: determina a altura que o jogador pode atingir ao pular, aumentando a probabilidade de ganhar disputas aéreas.
Technique: técnica, habilidade, valor que modifica todos os outros. Essencial para o jogador conduzir a bola com elegância, sem risco de perdê-la de forma boba.
Curving: habilidade para chutar bolas com efeito, especialmente em bolas paradas.
Aggression: agressividade. Disputa a bola mais ferozmente. O goleiro sai mais do gol. O atacante se enfia mais lá na frente.
Mentality: mentalidade, trata-se de ficar atento ao jogo. Importantíssimo esse atributo. Uma nota alta aqui faz com que o jogador jogue bem mesmo cansado (diminui o efeito da fadiga) ou perdendo o jogo.
Stability: estabilidade, consistência; capacidade de manter o ritmo de jogo mesmo após jogar várias partidas seguidas.
Free Kick Accuracy: pontaria nas cobranças de falta.
Team Work: trabalho em equipe, essencial para os meio-campistas. Quanto maior for essa nota, mais rápido e eficaz será o entrosamento do cara com a equipe.

Na página 2 temos as habilidades especiais, as estrelas em cada característica indicam que o jogador é bom naquela determinada característica/atributo.
Dribbling Ability: com essa "estrela", o cara sabe conduzir bem a bola, driblando como poucos.
Post Player Ability: melhora o posicionamento do sujeito em escanteios e faltas; habilidade de "passar" facilmente pelos adversários, especialmente sem bola, para receber um passe.
Position: se posiciona bem de acordo com as jogadas (especialmente cruzamentos e escanteios). O jogador tem mais chances de fazer o gol, por se posicionar muito bem, especialmente dentro da área, para receber um passe.
Reaction: aumenta a eficácia dos goleiros; e a "esperteza" do atacante ao tentar receber uma bola na frente (mas aumenta a chance de o cara ser pego em impedimento também). Parecido com o atributo "Agression". Diminui o tempo de recuperação após sofrer uma contusão.
Scoring: o jogador sabe finalizar bem as jogadas, resultando em gol. É a habilidade do Romário!
Playmaker: o cara é um "criador de jogadas". Parecido com o 'team work'. Quando um jogador com essa habilidade está com a bola, o resto do time posiciona-se melhor para iniciar jogadas de ataque; um meio-campista criativo.
Passing: passa a bola bem e faz com que os outros a recebam mais 'redonda', ao invés de mandar um 'tijolo'.
Both Foot Feint: permite fazer um drible especial (ver abaixo) e aplicar fintas com os 2 pés.
PK: bom nas cobranças de pênalti.
1-1 Score: bom em situações 1 contra 1, especialmente contra goleiros. Facilita os gols por cobertura e os dribles contra um zagueiro ou goleiro.
Long Throw: cobra laterais com arremessos longos de maior precisão.
1-Touch Pass: dá bons passes 'de primeira'.
Outside: pode dar passes e chutes de 'trivela', com o lado de fora da chuteira. Com essa habilidade, ele pode botar curva para os dois lados numa cobrança de falta ou escanteio.
Man Mark: bom marcador homem-a-homem.
D-Line: sabe controlar a linha dos zagueiros na defesa, criando a 'linha de impedimento'.
Feed Kick: passa a bola efetivamente e rapidamente, de modo que seja gerado um contra-ataque (apenas goleiros possuem essa habilidade). Aumenta a eficácia da reposição de bola, tanto em tiros de meta quanto em lançamentos com o pé e a mão.
1-1 Goalie: goleiros que se dão bem em confrontos 1-contra-1 contra os atacantes. Defendem melhor chutes de perto, e sabem roubar a bola de atacantes sem fazer pênalti.
PK Goalie: goleiros que são bons pegadores de pênaltis. É a habilidade do Dida!
Injury Tolerance: resistência às contusões, o rank A é o mais resistente e o rank C é o mais problemático.

Comandos Avançados - Ataque
Quadrado + X: finta, serve para cancelar um chute ("corte").
Quadrado + Bola: idem. 
Quadrado + Triângulo: cancela o chute sem dar o "corte" (continua driblando na mesma direção).
L1 + Quadrado dentro/perto da área: encobre o goleiro.
L1: correr mais devagar, com cautela.
L1 + X: passe de tabela, note que você deve ficar martelando o X ou Triângulo DEPOIS que você fizer o primeiro passe.
L1 + Triângulo: passe 'through' (adiantado) pelo alto.
R2: correr em velocidade média, dependendo da posição, fazer finta.

Comandos Básicos - Com a bola
Bola: passe longo pelo alto.
X: passe.
Quadrado: chute à gol.
Triângulo: Through Pass, ou seja, passe adiantado.
R1: correr.
R2: correr em menor ritmo.
L1: correr cautelosamente.


DRIBLE ESPECIAL
Apenas jogadores com a habilidade especial Both Foot Feint podem executá-lo. Essa finta é muito difícil de se fazer, e não é muito eficaz. Mas está no jogo, então vou tentar explicá-la (mas não ligue se não entender ou se não conseguir fazer).
Há 3 jeitos de fazer o tal drible:
- enquanto estiver correndo com o botão R1, aperte uma direção adjacente à direção da corrida (exemplo: correndo para a direita, aperte diagonal baixo-direita ou diagonal cima-direita) no momento em que o pé do jogador toca na bola; e então reverta para a direção original. É bem difícil de fazer.
- do mesmo jeito que acima, mas correndo com R2. É mais difícil ainda de fazer.
- sem estar correndo (apenas "andando"). É quase impossível fazer.

SÓ AQUI NA PRS Games Home Page HÁ TANTAS DICAS DO WINNING ELEVEN 6!
Aperte <Ctrl + D> para adicionar essa página aos seus "favoritos"!

Volte à lista de jogos do PlayStation 2!
Última atualização: 14/02/2004.
Envie-nos um e-mail sobre o WE6!