Winning Eleven 8

PlayStation 2
Só aqui, na PRS Games Home Page, todos os detalhes do novo Winning Eleven!

Console: Playstation 2.
Gênero: Futebol.
Publicação: Konami.
Desenvolvimento: KCET (Konami Computer Entertainment Tokyo).

Se há alguma série de video games que deixa nós brasileiros com água na boca, ano após ano, essa série é a dos "Winning Eleven". A Konami, em conjunto com a produtora KCET, nos traz uma nova versão do melhor jogo de futebol da atualidade. Nessa 8ª versão, a série manteve os pés fixos na jogabilidade e adicionou diversos elementos novos.

As novidades começam pela apresentação, simplesmente arrepiante! Os menus também estão diferentes, cheios de animações e de desenhos! Os modos de jogo são os tradicionais: Master League, Match, Cup, League, Training e Edit Mode. Aliás, falando no Edit Mode, agora há muito mais possibilidades de edição e criação! Você pode até escolher o tipo de comemoração de gol do seu jogador!

A parte dos campeonatos continua igual à das versões anteriores: copas de todos os continentes, Liga Mundial e Liga de Clubes (Master League), todas valendo taças e medalhas, que ficam marcados na sua "Sala de Troféus". É sempre divertido sair ganhando tudo, só para ver a coleção completa!

Nos campeonatos de longa duração, especialmente na Master League, as contusões continuam podendo tirar o jogador de várias partidas. O cansaço dos jogadores também continua: fica difícil escalar os jogadores em todas as partidas. As negociações continuam quentes, com várias transferências, empréstimos e disputas por craques. A filosofia da Master League continua a mesma: o objetivo final é montar o Dream Team!

Abaixo, exploraremos os detalhes do jogo em si, com a bola rolando!

É possível notar uma velocidade maior de jogo, que deixa toda a partida mais fluida. Os passes também estão mais bonitos e funcionais. Mas a primeira notável mudança você logo perceberá: pela primeira vez no Winning Eleven, o árbitro aparece durante os jogos! Eu sempre quis que isso acontecesse, nunca entendi por que a Konami não botava o juiz no jogo... hehehe... parece que agora eles me ouviram!

A armação de jogo está melhor. Os passes receberam um tratamento e agora têm mais força e precisão. Lançamentos também funcionam melhor e logo que você se acostumar estará fazendo ótimas jogadas. Até os “chutões” parecem ter direção, e não sobram sempre no pé do seu adversário.

Os times estão mais inteligentes e, por exemplo, se um jogador do seu meio campo for expulso, um dos centroavantes irá recuar para cobrir o espaço deixado. Claro que isso ainda não funciona perfeitamente, mas pode se esperar melhorias para versão Final (ou International, como no ano passado). A zaga também se posiciona em linha de impedimento com muito mais freqüência, o que pode acabar irritando os jogadores que estiverem no ataque.

As vantagens continuam presentes e, apesar de o árbitro não errar tanto quanto em WE7, continua atrapalhando em alguns lances. O legal é poder fazer falta com seu atacante logo que perder a bola, pra evitar um contra-ataque perigoso. As infrações estão bem mais realistas e além dos puxões e empurrões, agora contam com passadas de perna, trombadas, ombradas e carrinhos maldosos que podem fazer o jogador “voar” por um instante. Junto de tanta pancadaria estão as pequenas lesões e contusões. Quando isso acontecer o jogar precisará de cuidado médico e vai ficar fora da partida por um tempo enquanto é tratado pelos médicos. Depois disso ele aguarda na lateral e, quando autorizado pelo árbitro, volta ao campo. Há também a placa com o tempo de acréscimo. E, às vezes, aparece o jogador saindo na substituição. Sem comentários hehehe...

A fim de aumentar a dinâmica do jogo, também foram adicionadas opções para selecionar rapidamente o batedor de falta e fazer substituições sem a necessidade de entrar no menu que tem todas as estatísticas do time.

Para completar o pacote, alguns dribles foram adicionados e outros receberam pequenos "upgrades", ganhando uma utilidade maior durante o jogo e não servindo apenas de enfeite. Agora há também as jogadas ensaiadas nas cobranças de falta (isso é muito legal!). Mais um "detalhe" gráfico: o uniforme dos jogadores fica sujo quando estamos nos aproximando do fim do jogo.

Como sempre, você só vai sentir mesmo todo o sensacionalismo do Winning Eleven 8 jogando. Há inúmeras melhorias e nuances que você pegará aos poucos. No fim das contas, WE8 tem gráficos melhores, novos campos, novas opções de edição, dribles, times, e uma jogabilidade refinada. O empolgadíssimo narrador japonês Jon Kabira, idolotrado pelos seguidores da série, empresta a voz novamente. Enfim, é futebol para jogar e desvendar por bastante tempo, pelo menos até  chegar o Winning Eleven 9!


Agradecimentos aos nossos colaboradores pelo envio de várias informações, especialmente ao Mauricio Ito, de São Paulo-SP.

Última atualização: 10 de agosto de 2004.

Contato
Home
PlayStation 2

© 1998-2004 - PRS Games Home Page - Todos os direitos reservados - All rights reserved.
Os direitos autorais desta página são protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998.
Proibida a cópia sem autorização do autor.