AMAZING BLONDEL

Grupo formado por 3 músicos originários da cidade de Scunthorpe na Inglaterra, John David Gladwin (alaúde, oboé, cittern, baixo), Terry Wincott (órgão de tubo, harmônio, cítara, flautas diversas, crumhorn, percussão, violão), e Edward Baird (violão, percussão).

Seu nome é uma homenagem a um antigo menestrel dos tempos do rei Ricardo Coração de Leão.

Gladwin e Wincott fundaram a banda no outono de 1969 como um duo após o término da banda Methuselah do qual ambos faziam parte. A única certeza que tinham é que estavam fartos de hard rock e barulho !

Musicalmente, possuem um tom ligeiramente excêntrico, doce e um pouco fora de época.

É uma banda genuinamente inglesa, isso é inequívoco ! Sua música, remete ao passado, resgatando antigas melodias e instrumentos da idade média e renascença,desta combinação improvável criaram um estilo único e inconfundível.

Seu vasto repertório impressiona pela perfeita execução técnica e variedade instrumental alternados entre os membros do grupo no estúdio e ao vivo. tamanha riqueza instrumental só encontra paralelo na Incredible String Band !


Terry Wincott

John David Gladwin

Edward Baird


Em 1970, com ajuda de vários músicos, incluindo o lendário violonista britânico Jim Sullivan, eles gravam um álbum batizado Amazing Blondel. Nesta época Baird se une a Gladwin e Wincott completando a formação clássica do trio.

Este primeiro disco era uma coleção de músicas acústicas suaves com forte influência medieval e de certa forma apontava para o que viria a seguir em seus próximos trabalhos.

Nesta época, a partir de uma indicação por parte de Andy Fraser baixista do grupo FREE que falou entusiasticamente dos rapazes a Chris Blackwell gerente da gravadora Island, fizeram um pequeno teste ao vivo no qual interpretaram a música Spring Season.

Esta audição foi realizada diante de Blackwell nos fundos do escritório da Island em Basing Street após a qual fecharam um contrato de gravação.

Apesar de essencialmente acústicos, o trio era extremamente prolífico no tocante a criação musical, compondo canções com até 25 minutos de duração !

A melodia era o ponto alto de suas composições, apesar disto não conheceram o sucesso ostensivamente principalmente na América onde as vendas de seus discos sempre foram modestas.


Amazing Blondel em 1997

Após Gladwin deixar o grupo, ficaram reduzidos a um duo !

Nos discos que vieram a seguir, começando com Mulgrave Street, o grupo utilizou músicos convidados nas gravações, ente eles os amigos Mick Ralphs e Paul Rogers do FREE e Steve, Winwood do Traffic.

Neste ínterim seu som começou a sofrer influências e rumar em direção ao rock a semelhança de outro grande expoente do Folk inglês a banda Steeleye Span !

Apesar de nenhum de seus discos ter feito sucesso fora da Inglaterra, eles gravaram um disco ao vivo no Japão !

O disco England gravado em 1972 é considerado seu melhor trabalho !



Formação

John David Gladwin - alaúde, oboé, cittern, baixo

Terry Wincott - órgão de tubo, harmônio, cítara, flautas diversas, crumhorn, percussão, violão

Edward Baird - violão, percussão


DISCOGRAFIA

Amazing Blondel - 1970
Evensong - 1970
Fantasia Lindum - 1971
England - 1972
Blondel - 1973
Mulgrave Street - 1974
Inspiration - 1975
Bad Dreams - 1976
Live in Tokyo - 1977
Live Abroad- 1996
Restoration - 1997

COLETÂNEAS

Paul Kossoff - Koss - 1977
Englishe Musicke - 1993
Troubadours of British Folk - Vol 2 - 1995

SINGLES

Alleluia/Safety In God Alone - 1972
Be So Happy/Queen - 1975
I'll Go The Way I Came/Liberty Belle - 1976)
Mulgrave Street/Sad To See You Go/Hole In The Head - 1976

(C)1998 undersign digital design