ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

VITRINE :

A TELEGRAFIA NA TELINHA DA TV

Autor do artigo: Mário Keiteris - PY2MXK

e.mail =py2mxk@arrl.org

home page = http://www.RadioLink.net/py2mxk


  • Publicado na Revista
  • Radioamadorismo & Faixa do Cidadão nº 9- ano 2- pg. 36/37


    Revista

    Radioamadorismo & Faixa do Cidadão


    V I T R I N E : A TELEGRAFIA NA TELINHA DA TV

    Mário - PY2MXK e o Leo - PY2MOK, testando os equipamentos após

    instalados no estúdio "E" da TV Cultura / SP.

    A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos desativou no mês passado, as últimas unidades de batedores telegráficos manuais, que ainda existiam e estavam operacionais em diversas partes do território brasileiro e que faziam parte do sistema de telegramas por telégrafo manual, o nosso já muito bem conhecido CW.

    Como este sistema de telegramas por telegrafo encontra-se neste momento completamente desativado e suas funções encerradas definitivamente por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de modo que, a Empresa que já vinha operando sistemas mais rápidos e modernos já há algum tempo, tornando obsoleto o telegrama pelo sistema manual de telegrafia a Diretoria da Empresa entendeu que pretende num futuro muito próximo, extirpar a palavra TELÉGRAFOS de sua razão social, trocando em miúdos, vai trocar de nome.

    A produção do Programa VITRINE da TV. CULTURA abordando o assunto da desativação do setor de Telegramas Manuais pelos Correios, realizou uma singela homenagem a telegrafia, (código Morse), aos operadores telegrafistas dos Correios e aos telegrafistas em geral e aos bons serviços prestados por este sistema por mais de 50 anos aos Correios e Telégrafos e principalmente a população brasileira que, nos mais longínquos rincões da nossa pátria, quando ainda não haviam sido construídas as estradas de rodagem, telefone, televisão computador etc., o telegrama e os telegrafistas envolvidos eram os únicos meios de comunicação entre as pessoas.

    Esta breve homenagem a telegrafia foi realizada em março pelo programa chamado VITRINE, que sempre vai ao ar todas as quartas feiras no horário das 22,30 Hs., ao vivo na TV Cultura de São Paulo, o programa foi apresentado e brilhantemente comandado pelo apresentador Marcelo Tas, é um programa, como cujo nome já diz, trata-se de uma VITRINE de assuntos, pois além da merecida homenagem a telegrafia dos Correios e Telégrafos, diversos outros temas foram abordados e apresentados pelo Marcelo, a um só momento, em um programa ao vivo, bem agitado e bastante dinâmico por sinal, de maneira que, o Marcelo nos consegue transmitir bem a idéia de estarmos olhando uma vitrine na telinha.

    Neste programa o setor de produção supervisionou o trabalho do apresentador Marcelo Tas e do radioamador Léo PY2 MO K .

    O Léo PY2 M O K, foi convidado pela produção do programa Vitrine da TV Cultura para durante o programa demonstrar aos telespectadores como se opera um manipulador de telegrafia através de um contato ao vivo pela TV, via rádio com um outro telegrafista. Ao aceitar esta tarefa, o Léo PY2 M O K, vislumbrou a oportunidade para mostrar ao público telespectador, de que no radioamadorismo a telegrafia ainda apesar dos pesares, resiste e esta mantendo-se firme em seu meio, o radioamador ainda utiliza-se desta modalidade de comunicação herdada de Samuel Finley Breese Morse a mais de 150 anos. Na quarta feira do programa acompanhei o Léo PY2 M O K, para auxilia-lo a instalar a estação radioamadora dentro do estúdio “E”, da TV Cultura, (de onde é transmitido o programa Vitrine),e a instalar uma antena plano terra no alto do prédio, que foi afixada lá no meio das antenas parabólicas transmissoras e receptoras da TV Cultura, esta façanha só foi possível com a primorosa colaboração do setor de Micro Ondas da TV Cultura, que nos emprestou 100 metros de cabo coaxial, metragem esta, exatamente necessária para a ligação da antena no topo do edifício com o transceptor por nós levado, de V.H.F./SSB, Yaesu FT - 221 R, dentro do estúdio “E “.

    Todos os equipamentos foram instalados e testados, sendo que tudo funcionou a contento e sem problemas, o manipulador que foi utilizado durante o programa é um batedor telegráfico raro, com mais de 60 anos de idade, pertenceu ao Exercito da Alemanha e serviu na segunda grande guerra mundial de 1.938 a 1.944, nas comunicações, também foi exibido ao público telespectador, um batedor eletrônico iâmbico .

    O contato via rádio do Léo PY2 M O K, foi realizado na modalidade de CW (telegrafia), na faixa de 144,010 Mhz., o CQ, de chamada foi contestado pelo radioamador Eduardo Hari Erleman - PY2 R N e o QSO, entre as duas estações foi mantido por mais de 1 hora, ou seja durante o tempo todo em que o programa Vitrine esteve no ar e ao vivo.

    Flagrante do momento em que Roberta Garcia no "Chat Room" do programa

    Vitrine, passava ao Leo-py2mok as mensagens recebidas via internet

    O contato e o QSO entre as estações radioamadoras do Eduardo PY2 R N e a do Léo PY2 M O K, instalada dentro do Estúdio “E”, na TV Cultura, transcorreu na mais perfeita harmonia com os equipamentos da Televisão instalados no estúdio, não houve nenhuma interferência e olha que havia um bocado de equipamentos instalados e funcionando ao vivo dentro do estúdio, todos esses equipamentos são muito sensíveis tais como : câmeras, monitores de TV, diversos tipos de transmissores e receptores de vozes, microfones sem fio, transmissores de comando, pontos eletrónicos etc., o que demonstra de que os equipamentos da TV Cultura, bem como os equipamentos do radioamador são bem compatíveis e imunes a interferências eis que muito bem instalados, todos dentro das recomendadas normas técnicas da eletrônica.

    As publicações RA&FC estão registrando um acontecimento pouco comum na televisão brasileira, que foi a existência de um espaço televisionado, onde pôde surgir ao público telespectador uma das muitas modalidades do radioamadorismo.

    Consignamos cumprimentos a toda produção e direção do programa, da nossa querida TV Cultura de São Paulo.


    telefone (011) 6944-03-45 SP. Cap.

    e.mail = mariokeiteris-py2mxk@mailcity.com

    e-mail = py2mxk@arrl.org

    site internet = http://www.RadioLink.net/py2mxk

    Autor do artigo : Mário Keiteris - PY2MXK

    Sobre o autor do artigo: Além de escrever artigos para a Revista e Jornal Radioamadorismo & Faixa do Cidadão é ex-diretor de Cursos da antiga Labre SP., é autor do livro Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência! e outras obras relativas ao radioamadorismo,bem como das Apostilas de preparo para exames no Ministério das Comunicações, doadas na época para a Labre S.P., comercializa-las. É Co-Autor da Apostila para Exame de Técnica e Ética operacional de 1.996 da Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em São Paulo, também é SUPPORT MEMBER da L. R. M. D. Associação dos Radioamadores da Lithuania, é um dos membros fundadores do Gremio de Radioamadores da COSIPA (em Cubatão S.P.).

    ( e.mail = mariokeiteris-py2mxk@mailcity.com )

    Livro de RECADOS para o Autor

    Return to top


    veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


    veja o site do livro

    Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui