MORMONISMO

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

 

A história do Mormonismo começa com Joseph Smith (nascido em 23 de Dezembro de 1805) no condado de Windsor em Vermont, USA.

 

  1. HISTÓRIA

Com aproximadamente 10 anos Joseph Smith Jr. havia se mudado para Palmyra (Nova York, EUA). Passando quatro anos de sua residência lá, mudou-se para Manchester no condado de Ontário.

Smith foi criado em um meio familiar muito supersticioso (procurava tesouros escondidos - tesouro do capitão Kid). Moço ainda, já havia se decepcionado com as igrejas que conhecia. Foi aí que diz Ter recebido sua 1a visão.

1a Visão: Apareceram-lhe o Pai e o Filho denunciando a falsidade de todas as igrejas falando: "Eles se chegam a mim com seus lábios, mas seus corações estão tão longe de mim; ensinam mandamento dos homens como doutrina, tendo aparência de santidade, mas negando o seu poder" (O testemunho do profeta Joseph Smith, p.4)

2a Visão: Segundo Smith, apareceu-lhe o anjo Moroni que segundo ele havia vivido naquela região a uns 1400 anos. Nessa visão, Moroni havia lhe mostrado as placas de ouro que mostrava a história do povo nefita.

Para Smith conseguir ler as placas, Moroni havia lhe dado "óculos mágicos" (lentes) chamados "Urim-Tumim". Traduzidas as placas, foi publicado em 1829 o LIVRO DE MÓRMON.

Fundação da "Igreja"

Smith logo encontrou que o aceitasse como profeta fundando assim a "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Tinha como objetivo fundar uma teocracia, os crentes teriam assessoramento de 12 apóstolos. O intento de Joseph Smith era tão alto que chegou a lançar-se como candidato à presidência.

  • Os mórmons dizem ser eles a única igreja verdadeira.
  • Em Illinois acusado de grosseira imoralidade (conta uma de suas netas que Smith possuía mais de 10 "mulheres") foi preso e morto a tiros por revoltosos (com Smith) que invadiram a cadeia.

 

DIVISÃO DA IGREJA

  • Ocorreu uma divisão no seio da "igreja" mórmons, onde uma das facções seguiu o "profeta" Brigham Young (discípulo de Smith). Como havia tantas perseguições aos mórmons, eles foram peregrinando até chegar ao estado de Utah onde montariam a sede nacional para alcançar a todos (1847).
  • A outra facção (a maioria) decidiu ficar sob o comando de um dos filhos de Joseph Smith (permanecendo em Missouri).
  • Estes reorganizaram a "igreja" chamando-a de "Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" esta tem prosperado embora seja menor do que a de Utah.
  • Uma terceira facção surgiu depois, é a "Igreja de Cristo do Lote do Templo" em Bloomington. Segundo revelações de alguns líderes desta, Sião esta em Bloomington (onde Jesus voltará) e não em Israel.

O LIVRO DE MÓRMON

Advindo da "tradução" das placas de ouro, o livro de mórmon compõe-se de 15 livros divididos em capítulos (como a Bíblia).

 

NOME DO LIVRO

CAPÍTULOS

VERSÍCULOS

1o Livro de Néfi

22

618

2o Livro de Néfi

33

779

Livro de Jacó

7

203

Livro de Enos

1

27

Livro de Omni

1

15

Livro de Jarom

1

30

As palavras de Mórmon

1

18

Livro de Mosiah

29

786

Livro de Alma

63

1943

Livro de Helamã

16

497

3o Livro de Néfi

30

765

4o Livro de Néfi

1

49

Livro de Mórmon

9

227

Livro de Éter

15

433

Livro de Moroni

10

167

TOTAL

239

6.553

No livro de Mórmons são encontrados capítulos inteiros da Bíblia.

BÍBLIA

LIVRO DE MÓRMONS

Isaías 48

1o Néfi 20

Isaías 2 e 14

2o Néfi 12 e 24

Mateus 5 e 7

3o Néfi 12 e 14

I Coríntios 12

Moroni 10. 7-20

 

Apesar do Livro de Mórmons conter trechos bíblicos ele (livro de mórmons)condena a Bíblia dizendo que ela escraviza o homem, dizendo também que é um livro mutilado usado por Satanás (1o Néfi 13.28, 29 e 2o Néfi 29.3,6).

TESTEMUNHOS CONTRA O LIVRO DE MÓRMONS

  • Vale a pena lembrar que Smith entra em sérias contradições quanto a tempo, pessoas, etc. Em suas revelações (Pearl of Great Value) diz ele ter recebido as placas de ouro de Moroni (filho de Mórmon) mais tarde ele mesmo diz ter recebido as placas de Néfi.
  • Existem três versões que diferenciam entre si em local, circunstância, pessoas ( 3 versões para a mesma "história"), algo que foi corrigido ao longo do tempo pelos revisores do livro dos mórmons.
  • Evidências arqueológicas mostram que o que conta o livro de mórmon não é verdade (povo, língua, local, nomes, moeda, etc.)
  • Interessante: as placas enterradas de 420 d.C. até 1823 d.C trazem capítulos inteiros da Bíblia publicada em 1611 (King James Version)
  • O livro de mórmon põe na boca de Jesus coisas que ele não disse.
  • Smith não mostrou as placas a mais ninguém com exceção de: Oliver Cowdery, David Whitner e Martin Harris (History of the church, vol. IV, p. 461)
  • Existem muitos erros gramaticais e de conteúdo (história, arqueologia, etc.)

COMO JULGAR OS PROFETAS

  • Por Smith se dizer um "profeta" ele deve ser analisado conforme a palavra de Deus. Deus nos dá duas formas para analisar o profeta:

wpe1.jpg (4895 bytes)

DOUTRINAS DE SMITH

  1. Smith disse que a Nova Jerusalém e seu templo seria erguido em Missouri (NY) (Doutrinas e pactos, seção 84, 1-5). Foi ratificada por Orson Prate dizendo que os mórmons esperam este cumprimento de profecia assim como todos esperam o nascimento do Sol no dia seguinte. (Revista de Discursos, vl. IX, p. 71)
  2. Smith profetizou que sua casa em Nawoo iria pertencer a sua família para sempre. (Doutrinas e Pactos, seção 124. 56-60)
  3. Após sua morte, os mórmos deixaram a cidade e sua casa não pertence mais a nenhum dos seus familiares.

  4. Com respeito à seus inimigos:
  • Aplicou a si mesmo o texto de 2 Néfi 3.14. Foi morto a tiros em Illinois (na cadeia) em 27/Junho/1844

     4.   Relativo à 2a Vinda:

    Em 1835 "profetizou" que a vinda do Senhor está próxima... até mesmo em 56 anos deviam terminar a cena. (History of the Church, Vol. II, p. 182)

     5.   Habitantes da Lua:

Smith disse que os habitante da Lua tem 1,83m de altura, se vestiam como os Quakers e viviam aproximadamente 1.000 anos (Revista de Olivers B. Huntinton, vol. II, p. 166).

PRINCIPAIS DOUTRINAS DO MORMONISMO

Regras de Fé e Prática

Tudo o que Smith escreveu é tomado como regra de fé da "igreja dos santos". São vários os tópicos, estou destacando somente alguns:

  • " Cremos que os primeiros princípios de ordenação são: 1o Fé no Senhor Jesus; 2o Arrependimento; 3o Batismo por imersão; 4o Imposição de mãos para o Dom do Espírito";
  • " Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, quando for correta a sua tradução; cremos também ser o livro de mórmon a Palavra de Deus".
  • " Cremos na coligação literal de Sião na restauraçào das 10 tribos; que Sião será construída neste continente (Norte Americano); que Cristo reinará pessoalmentesobre a Terra , a qual será renovada e receberá a sua glória paradisiaca".
  • Pretendemos ter o privilégio de adorar a Deus, o Todo-Poderoso, de acordo com os ditames da nossa consciência, e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os sdorar como, ou o que quiserem.

Alguns pontos do credo mórmon podem parecer semelhante ao Cristianismo, mas isso não determina sua veracidade (II Co. 11.14 ). Nunca a sinceridade em seguir algo (ou alguém) substituirá a Verdadeira Fé, no lugar certo!

 

 

 

HERESIAS

  1. O "Deus" e o "Cristo" dos mórmons não são os mesmos revelados na Bíblia (ver resumo da explicação mórmon);
  2. A pena do pecado é diferente do que a Bíblia diz;
  3. Diferente significado da obra expiatória de Jesus;
  4. Dizem crer nos "Princípios do Evangelho" mas o fazem monopólio próprio;
  5. A vocação ministerial só é válida quando evidenciada por eles;
  6. A Igreja Cristã fracassou! O mormonismo é o único representante da Igreja Verdadeira (dizem eles);
  7. Diferente operação do Espírito Santo (Não é Deus e sim a ação de Deus, não tem vontade própria);
  8. A Bíblia é um livro imperfeito, precisando ser complementado pelo Livro de Mórmon, Doutrinas e Pactos e Pérola de Grande Valor;
  9. Creêm que na manifestação de Cristo, a América do Norte, e não Israel será a "sede" de seu governo milenar.
  10. A Bíblia
  11. "A Bíblia é a Palavra de Deus escrita pelos homens. É básica no ensino mórmon. Mas os Santos dos Últimos Dias reconhecem que se introduziram erros nesta obra sagrada, devido forma que este livro chegou a nós. Além do mais ela é incompleta como guia..." (Quem são os mórmons ? p.11)

  12. Sobre Deus
  13. "Agora ouvi, ó habitantes da Terra, santos e pecadores! Quando nosso pai chegou ao Jardim do Éden, entrou nele com um corpo celestial, e trouxe consigo Eva, uma de suas esposas. Ele ajudou a organizar o mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de dias ! Acerca de quem santos homens tem escrito e falado - ele é o nosso pai e nosso Deus, e o único Deus com quem devemos lidar" (Brigham Young, revista de discursos,

    pp. 50,51).

  14. Sobre Jesus
  15.  

    Ele não foi gerado pelo Espírito Santo..." (Revista de Discursos, 1-50)

    "Jesus Cristo foi polígamo: Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram esposas pluralista, e Maria Madalena era outra. Também a festa nupcial de Canaã (Galileia), onde Jesus transformou água em vinho, realizou-se por ocasião de um dos seus casamentos" (Brigham Young, Wife no 19, 384).

  16. Sobre a Igreja
  17. "É evidente que a Igreja literalmente expulsa da Terra; nos primeiros dez séculos que seguiram logo após o ministério de Cristo, a autoridade do sacerdote foi perdida entre os homens, e nenhum poder humano poderia restaurá-lo. Mas o Senhor em sua misericórdia providenciou o restabelecimento de sua igreja nos últimos dias, e pela última vez... Foi já demonstrado que essa restauração foi efetuadapelo Senhor através do profeta Joseph Smith" (Mediação e Expiação, pp. 170, 171, 178)

  18. Batismo dos Mortos
  19. "Temos aqui [Heb. 6. 1,2] a explicação de como as portas de sua prisão poderão ser abertas e eles postos em liberdade; pela crença do Evangelho, através do batismo pelos mortos. Os que ainda estão na carne fazem o trabalho vicário para os seus mortos, e, assim tornam-se salvadores do monte Sião" ( O Plano de Salvação, p. 32)

  20. Casamento
  21. "O matrimônio, na teologia mórmon, é um contrato sagrado, um homem e uma mulher são casados não somente para esta vida como maridos e esposas legais, mas também para a eternidade" (Quem são os mórmons ?, p. 13)

  22. Castigo Eterno

"Não devemos dar uma interpretaçãoparticular a este termo; procuraremos entender corretamente o seu significado".

"Castigo eterno é o castigo de Deus, em fim, é a punição de Deus; ou, em outras palavras, é o nome da punição que Deus inflige, sendo ele eterno em sua natureza".

"Por isso, todos aqueles que recebem castigo de Deus, recebem castigo eterno, dure este uma hora, um dia, uma semana, um ano ou uma era" (O Plano da Salvação, p.35).

O QUE A BÍBLIA DIZ:

SOBRE SI MESMA

  • Sl. 119.89; I Pe 1. 25
  • Jr. 36. 2; II Tm. 3.16; II Pe. 1.21
  • Jr. 5.14; Rm. 1.16; Ef. 6.17; Hb. 4.12
  • I Rs. 8.56; Mt.5.18; Lc. 21.33
  • Sl. 19.8
  • Rm. 7.12
  • Sl. 19.7; Rm.12.2
  • Sl. 119.142

SOBRE DEUS

  • Gn. 1.26
  • Gn. 1.27
  • Nm. 23.19
  • Jo. 4.24
  • Ml. 3.6
  • Sl. 102.26,27

SOBRE JESUS CRISTO

  • Lc. 1.35
  • Jo. 2.2

SOBRE A IGREJA

  • Mt. 16.18
  • Mt. 16.16,18
  • Ap. 3.10
  • Ef. 5.25-27

SOBRE O BATISMO PELOS MORTOS

  • I Co. 15.29,30

CASAMENTO

  • Mt. 22.30

CASTIGO ETERNO

OBS.: Se o que os mórmons falam sobre castigo esterno fosse verdade, o gozo do cristão não seria esterno. Como explicar: Jo. 6.51; I Jo. 2.17; Mt. 25.46 ?

 

RESUMO SOBRE O MORMONISMO

 

Existia um homem que ao morrer e reencarnar evoluiu espiritualmente e foi ser deus em outro planeta (Kolog) esse deus teve um filho (Elohin), o qual teve muitas esposas espirituais. Esse "deus" desceu à Terra com uma de suas esposas (Eva) e deu início à humanidade.

"Elohin" teve vários filhos (anjos), mas dentre eles haviam dois irmãos (Jesus e Lúcifer). Quereno redimir a humanidade Elohin pediu um plano de salvação para cada um desses filhos. Lúcifer apresentou um plano baseado na obrigação da salvação e Jesus baseado no livre arbítrio, o de Jesus foi aceito. O que levou com que Lúcifer se revoltasse contra seu pai, levando 1/3 dos anjos consigo.

Os anjos que ficaram do lado de Lúcifer foram expulsos e mandados à Terra sem corpo (demônios). Os anjos "covardes" encarnam na Terra com pele escura (negros e outros) e os anjos que foram valentes e foram contra Lúcifer encarnam na Terra com corpos de pele clara e olhos azuis, pessoas de aparência agradável.

Para continuar seu plano Elohin deixou o planeta Kolog veio à Terra ao encontro de Maria, tendo relações sexuais com ela deu origem à Jesus (ao seu corpo físico). Jesus crescendo teve antes de ser crucificado 3 esposas (Maria Madalena, Marta e Maria) e com elas teve vários filhos. Quando foi crucificado, ressuscitou depois de 3 dias. Foi aí que foi pregar aos povos da América.

 

Bibliografia

  • Bíblia Sagrada;
  • Seitas e Heresias (Raimundo F. de Oliveira), ed. CPAD;
  • O Império das Seitas (Walter Martin).

| Voltar |