Make your own free website on Tripod.com

O  F A L S O  V I L Ã O

O texto abaixo foi retirado da revista "VOCÊ s.a"

  É sempre a mesma história: você passa 12 horas em frente ao computador e seus olhos ficam irritados, como se houvesse grãos de areia dentro deles. Nessa hora, surge a dúvida: será que esse cansaço tem conseqüências graves e irreversíveis para os olhos? O computador pode causar algum mal definitivo?
  Os médicos dizem que sim, o computador pode danificar a vista. Mas só porque as pessoas tendem a manter os olhos fixados na tela por muito mais tempo do que seria o razoável. Se você ler um livro de 1000 páginas numa tacada só, vai causar o mesmo estrago aos olhos. Ou seja: não é a luz emitida pela tela do computador que faz mal, mas sim o esforço concentrado exigido dos olhos durante longos intervalos sem descanso. Isso foi comprovado recentemente por pesquisas feitas pela Academia Americana de Oftamologia.

  "O computador acaba levando a culpa por tudo o que acontece com nossos olhos", diz o oftamologista Péricles de Deus, membro internacional da academia. "Mas ele apenas acentua a fadiga visual."

  Na verdade, o único mal causado de fato pelo computador é ressecar os olhos. Um ser humano pisca, em média, 12 vezes por minuto. Quando sentado em frente a um computador, essa média cai pela metade. Mesmo assim, é bom tomar alguns cuidados para não cansar demais os olhos. Eis o que sugere o doutor Péricles de Deus:

 

Voltar