Make your own free website on Tripod.com

Seu NOVO EMPREGO pode estar na INTERNET

Esse texto foi retirado da revista "Você s.a"

A Internet tem se mostrado uma alternativa cada vez mais eficaz para quem está procurando ou quer mudar de emprego. Pode ser que o velho currículo de papel ainda circule por mais alguns anos, mas, mais cedo ou mais tarde, ele deve desaparecer. A cada dia surgem novos sites de recrutamento. Empresas tradicionais exibem as vagas disponiveis pela WEB. Nos Estados Unidos, mais da metade das contratações de executivos de nível médio já são feitas via rede. Não demora para que o Brasil alcance esse patamar. A questão, então, é como fazer para seu currículo eletrônico chamar a atenção na rede. "As empresas de recrutamento pela Internet ainda não desenvolveram programas que ajudam a qualificar o profissional de maneira mais subjetiva", afirma o americano Joseph Griessedieck, presidente da Spencer Stuart, uma das maiores empresas de contratação de executivos do mundo.[...] O executivo nº1 da Spencer Stuart esteve no Brasil e deu a seguinte entrevista à VOCÊ s.a. Nela, fala sobre oportunidades de emprego na Internet:

Quais são os profissionais mais contratados pela Internet atualmente?
São os executivos de nível médio e também os que estão começando sua carreira. Os executivos de primeiro escalão ainda estão em minoria no recrutamento pela rede.

Como o currículo de um executivo brasileiro de nível médio pode se diferenciar no processo de seleção pela Internet?
É muito dificil responder a isso, porque os sites trabalham com um sistema de correspondência de palavras. As páginas são preparadas num formato em que as palavras-chave, selecionadas pelos recrutadores, aparecem conforme a pessoa preenche o currículo. Ainda não há sistemas que façam uma avaliação psicológica mais apurada. Mas acredito que a intervenção humana no processo de contratação dos cargos de altíssimo nível não vai deixar de existir.

Há como saber quais são as palavras-chave que um executivo deve colocar para ter seu currículo aprovado?
Não há como saber antecipadamente quais são as palavras-chave que devem entrar no currículo on-line. Para cada posição há uma série de pré-requisitos, bem específicos.

O senhor acredita que a Internet está aumentando as oportunidades de trabalho para os latinos-americanos fora de seus países ?
Se você está na Internet, pode procurar trabalho em qualquer lugar do mundo. As empresas estão abertas para esses currículos e não fazem distinção entre os candidatos americanos e estrangeiros.

Voltar