Home Page da Igreja Metodista Livre
ESTUDO - 03
Uma mensagem simples

Deus nos deu uma mensagem simples porém profunda para compartilharmos: o Evangelho. Nós não precisamos mascará-lo, lustrá-lo, adicionar ou subtrair nada. Nós temos que apresentar o Evangelho assim como Deus apresentou-nos nas Suas palavras.

Uma definição técnica para Evangelho é Boa Notícia. Porém, para apreciar as boas notícias do amor e perdão de Deus em Jesus Cristo, primeiro devemos entender as “más notícias” como pecado e julgamento.

As más notícias é que todos nós somos como pecadores diante de um Deus Santo. Não interessa quem somos, todos nós pecamos – algumas vezes na ignorância, mas freqüentemente de propósito. Por essa razão, nós somos condenados: “Porque quem quebra um só mandamento da Lei é culpado de quebrar todos” (Tiago 2:10).

Tendo visto nossa completa fraqueza e inabilidade de qualquer coisa que alivie nossa condição miserável, Deus nos deu um ultimato: “... quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8).

Paulo dá um adicional à mensagem do Evangelho em 1 Coríntios 15:1-5: “Agora, irmãos, quero que se lembrem da Boa-Notícia que anunciei a vocês. Esta é a mensagem que vocês aceitaram e continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho. E é por meio do Evangelho que vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada a vocês crerem nele. Eu entreguei a vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados como está escrito nas Escrituras Sagradas ...”

A pedra fundamental da mensagem do Evangelho é a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo era um rilhante orador e comunicador. Ele era profundamente estudado das leis bíblicas, assim como da sabedoria grega. Porém, ele nunca se apoiou no seu intelecto para suas pregações. Pelo contrário, ele se aderiu às bases da mensagem do Evangelho. Ele fala aos Coríntios, “Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria. Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e especialmente a sua morte na cruz” (1 Coríntios 2:1-2).

Paulo também escreveu, “Cristo não me enviou para batizar. Ele me enviou para anunciar a Boa-Notícia do Evangelho e anunciá-la sem a linguagem da sabedoria, para não tirar o poder da mensagem da morte de Cristo na cruz” (1 Coríntios 1:17).


<ANTERIOR INÍCIO  |  PRÓXIMA>