Home Page da Igreja Metodista Livre
ESTUDO - 03
Direcionando questões difíceis

Muitos cristãos sabem o que é compartilhar o Evangelho com alguém que nos atropela com uma enorme quantidade de argumentos e questões que são difíceis de responder. Quando isso acontece, nós temos uma ou duas escolhas:

? Nós podemos nos determinar a nunca mais confrontar alguém com o Evangelho novamente (o que seria desobediência);
? Nós podemos procurar as respostas e fazer o que aconselha as escrituras, “... Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que explique a fé que vocês têm. Porém faça isso com delicadeza e respeito. Tenham sempre consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo, ficarão envergonhados” (1 Pedro 3:15-16).

A palavra “resposta” no verso lido acima vêm do grego, “apologia”, que significa “apresentar uma defesa verbal a qualquer um que lhe pedir uma explicação lógica.”

Algumas pessoas têm perguntas honestas, e quando damos uma resposta, é como se você tivesse “rolado uma rocha” e possibilitasse a abertura de sua sepultura de descrença. Outros, porém, usam perguntas para te desviar. Quando isso acontece, devemos seguir a liderança de Jesus, o Mestre da Comunicação, e permanecer “na linha”.

Quando Jesus encontrou a mulher samaritana no poço de Jacó, ela tentou desviá-lo com perguntas, quando Sua mensagem se tornou pessoal. Na verdade, sua pergunta tornou-se uma “desculpa” para não responder a mensagem direta de Jesus. Porém a persistência e compromisso de Jesus com a mensagem principal – que Ele pode lhe oferecer a “água viva” da salvação – eventualmente quebrou a resistência dessa mulher.


<ANTERIOR  |  INÍCIO