A VIDA DE ELVIS PRESLEY

(1935 - 1977)


INTRODUÇÃO

No dia 8 de Janeiro de 1935 nascia Elvis Aaron Presley. Seus pais Vernon Elvis Presley (25 de Abril de 1912) e Gladys Love Smith (10 de Abril de 1916) eram muito humildes, e tivevam seus filhos em uma pequena casa de dois cômodos em Tupelo, Mississippi. Seu irmão gêmeo, Jessie Garon, nasceu morto e Elvis acabou crescendo como filho único. Em 1948, ele e seus pais se mudaram para Memphis, Tennessee. Foi nessa cidade que Elvis se formou na escola Humes High, em 1953.

A principal influência músical veio da música Gospel, que Elvis ouvia maravilhado na igreja da "Assembléia de Deus". Ele também foi influenciado pela música Country, que seus pais ouviam pelo rádio e pelo "Rhytmn & Blues" a música negra americana, ouvida principalmente nos arredores de Memphis.

Em 1954, começou sua carreira musical no lendário selo Sun Records, de Memphis. No final de 1955, seu contrato foi vendido para a gravadora RCA Victor. Em 1956, Elvis já era uma sensação de nível internacional.
Com uma música e um estilo único, e desafiando todas as barreiras sociais de sua época, Elvis talhou sua marca definitivamente na música e na história do mundo.

Elvis Presley estrelou 33 filmes, fez história em suas poucas aparições na televisão, e foi aclamado em seus famosos shows da década de setenta, principalmente em Las Vegas.

A nível mundial, foi vendido mais de um bilhão de discos, mais que qualquer outro artista. Seus discos de Ouro, Platina e Multi-Platina por 131 álbuns e compactos, não se compara a nenhum outro astro da música.

 

Sua música, seu talento, seu carisma e seu bom humor cativou milhões de pessoas no mundo inteiro. Elvis se consagrou como uma das figuras mais importantes da cultura popular do século XX.
Porém, no dia 16 de Agosto de 1977 o astro morre em sua mansão, mas o mito ainda permanece vivo entre todos nós.

 

Biografia


8 de Janeiro de 1935

Tupelo, Mississippi, pouco antes do amanhecer, numa casa de dois cômodos construída por seu marido e seu cunhado, Gladys Presley dá a luz a gemêos. O primeiro, Jessie Garon, nasce morto. O segundo, Elvis Aaron, nasce vivo e saudável. Elvis seria seu único filho.

1935 / 1948

Elvis cresce rodeado de uma família de trabalhadores. Seus pais, avós, tios, tias e primos, moravam todos perto uns dos outros, em Tupelo. Havia pouco dinheiro, mas Vernon e Gladys faziam o possível para dar o melhor a seu filho, que era o centro de suas vidas. Se mudaram de uma casa para outra, em Tupelo. Elvis frequenta a igreja, "First Assembly of God", com sua família. A música e os sermões o tocam profundamente. Outras influências são a música negra "Rhytmn & Blues" que escuta em seu bairro, e a música country que escuta no rádio, com a família.

1945

Elvis, aos 10 anos, sobe em uma cadeira e canta no microfone "Old Shep", num concurso de jovens talentos numa feira "Mississippi-Alabama & Dairy Show", de Tupelo. Este show é transmitido pela rádio WELO. Elvis fica com o segundo lugar, cujo prêmio é de cinco dolares e entrada livre nas atrações da feira.

1946

Os pais de Elvis não podem comprar a bicicleta que Elvis quer, então Gladys fala com ele, para que aceite em seu lugar um violão, que custa $12,95, na loja "Tupelo Hardware Company". A bicicleta ele teve que esperar até o Natal de 1947.

Final de 1948

Elvis toca o violão e canta "Leaf On A Tree", para sua turma na escola "Milam Junhor" na despedida de Tupelo. Elvis e seus pais colocam seus pertences em uma caminhonete e se mudam para Memphis, Tennessee, em busca de uma vida melhor a nível econômico. Outros membros da família Presley e da família Smith também o acompanham.

1948 / 1953

Elvis e seus pais vivem em uma casa de baixa renda nos bairros pobres ao norte de Memphis. A vida continua sendo dura. Vernon e Gladys pulam de emprego em emprego e Elvis frequenta a escola "The Christine School", logo chegaria a "Humes High School".
Elvis trabalha em vários empregos para ajudar nos gastos da família, e seus próprios. A família Presley-Smith permanece unida, e todos continuam a frequentar a igreja da Assembléia de Deus.
A adolescência de Elvis continua sendo conhecida por seu gosto de cantar acompanhado de seu violão, comprar roupas em "Beale Street" e absorver a música dos negros. Ele também assiste apresentações gospel, e cantores brancos e negros.
Elvis usa cabelos compridos (se comparado aqueles dias) e engomados, e deixa crescer as costeletas. É realmente diferente dos outros jovens.
Em pouco tempo, na escola "Humes High School", Elvis canta nervosamente com seu violão, em um show para talentos entre os estudantes. Para sua surpresa, ele é ovacionado, mais que qualquer outro, e ganha. Logo tem que cantar um bis. A aceitação é muito boa.
Em 3 de Junho de 1953, Elvis se forma na escola "Humes High School".

1953

Elvis trabalha na loja "Parker Machinists", logo após sua formatura. Nesse verão, ele passa pelo "Memphis Recording Service", pertencente ao selo Sun, e gravauma demo em acetato das canções: "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin".
Gravar o disco lhe custou $4. O estúdio que ficou conhecido como "Sun Studio", só obteve esse nome oficialmente muitos anos depois.
Certo dia, o proprietário do estúdio não estava, mas sim sua ajudante, Marion Keisker. Elvis queria ver como ficaria sua voz em uma gravação. Ao contrário da fábula criada com o passar dos anos de que Elvis queria dar um disco de presente de aniversário para sua mãe, na verdade, ele realmente tinha intenção de se tornar um cantor profissional.

No outono, estava trabalhando na companhia "Crown Electric", realizando vários tipos de trabalhos, como dirigir um pequeno caminhão de entregas. Paralelamente freguentava uma escola noturna para continuar seus estudos e tornar-se um eletricista.

Janeiro de 1954

Elvis volta ao "Sun Studio" para gravar outro disco. Nesse dia o proprietário, Sam Philips se encontrava no estúdio, e assim como sua assistente, ficaram intrigados pela sua aparência fora do comum e pela sua musicalidade.

Verão de 1954

Por sugestão de Marion Keisker, Sam Philips, chama Elvis ao estúdio, para cantar uma canção que Sam queria gravar. A canção se chama, "Without You", mas Elvis não a canta de forma satisfatória. Sam lhe pergunta o que sabe cantar, e Elvis começa a cantar um grande número de músicas populares. Sam fica suficientemente impressionado para juntar Elvis aos músicos locais Scotty Moore(guitarra) e Bill Black(baixo), para ver se juntos conseguem fazer alguma coisa "que valha a pena".

O tempo passa, e nada acontece até 5 de Julho, quando depois de uma tediosa sessão de gravação, Elvis e os rapazes dão uma pausa, e começam a tocar uma versão acelerada do "blues" de Arthur "Big Boy" Crudup, "That's All Right". Esta canção, juntamente com "Blue Moon Of Kentucky", se tornam os primeiros de seus cinco singles para o selo "Sun".

Elvis, Scotty e Bill, começam a se apresentar juntos, sendo Scotty o empresário do grupo. Sem descanso, Elvis continua trabalhando na "Crown Electrics", enquanto tocam em pequenos "night-clubs" e outros pequenos lugares, a princípio sem sair de sua zona. Acabam obtendo um êxito moderado com os discos e as aparições ao vivo.
Numa apresentação no "Grand Ole Opry", onde ele não se saiu bem, conta-se que alguém lhe disse que deveria voltar a dirigir caminhão. O "Grand Ole Opry" era um lugar muito importante naquele tempo. Esse foi um dos pontos de maior decepção no início de sua carreira.

Elvis, Scotty, and Bill continuaram a gravar e viajar.

16 de Outubro de 1954

Elvis, Scotty e Bill, aparecem pela primeira vez no "Louisiana Hayride", um programa de música country transmitido direto através do rádio nas noites de sábados, originário de Shreveport, Louisiana, pela emisora KWKH. Este show é de competência principal do "Grand Ole Opry", transmitido através de 190 estações de rádio em treze estados. Isso lhe leva a aparecer regularmente em "Hayride", em Novembro, Elvis firma um contrato por um ano, para 52 aparições. Isso é bom para Elvis, mas a medida que cresce sua popularidade, seu compromisso com "Hayride" lhe impede de viajar muito para fora do sul, e ampliar sua carreira.
Durante o tempo que dura a sociedade Elvis-Hayride, é quando conhece o "Coronel" Tom Parker, um promotor e empresário conectado com o mundo dos espectáculos e com o "Louisiana Hayride". Parker é o empresário do astro da música country, Hank Snow, e anteriormente de Eddy Arnold.

Janeiro de 1955

Elvis assina um contrato com Bob Neal, que pasa a ser seu empresário.

1955

Mais adiante, Elvis, Scotty e Bill, continuaram na turnê em shows com outros artistas, incluíndo os artistas do "Hayride". O Coronel Parker está envolvido, e isso significa fazer shows com Hank Snow. As aparições no "Hayride" continuam. O baterista D.J.Fontana se une a banda de Elvis. Na primavera, Elvis fracassa no objetivo de ser aceito num programa de televisão chamado "Arthur Godfrey's Talent Scouts". Como de costume, as apresentações ao vivo tem um atrativo especial para os adolescentes, especialmente para as meninas. Seu estilo fora do comum, seus movimentos sexy, e sua boa aparência começa a causar mais e mais excitação nos lugares que se apresenta. A vezes o público quebram algumas barreiras de comportamento. Elvis ganha mais e mais popularidade, e começa a receber atenção a nível nacional.
O Coronel Parker se envolve mais na carreira de Elvis.

15 de Agosto de 1955

Elvis firma contrato como uma das atrações de Hank Snow, o qual é propiedade de Hank e do Coronel Tom Parker. Bob Neal permanece como conselheiro. O Coronel Parker passa a ser o empresário exclusivo de Elvis daqui pra frente, e logo Snow não estará mais ligado a Elvis.

20 de Novembro de 1955

Elvis firma seu primeiro contrato com a RCA Records. O Coronel Parker negocia a venda do contrato de Elvis da Sun para RCA, o que inclui seus cinco compactos, e todo o material previamente gravado pela Sun. O preço é sem precedentes: 40 mil dólares, com um extra de 5 mil dólares para Elvis. A RCA imediatamente lança os 5 compactos da Sun com o selo da RCA Victor. Ao mesmo tempo, Elvis faz mais um contrato com "Hill and Range", uma editora da qual surge uma firma separada, chamada Elvis Presley Music, Inc. Elvis compartilhará com "Hill & Range" os direitos autorais das canções compradas por Hill & Range para que Elvis as grave. Elvis é a mais novo estro da indústria músical.

10 de Janeiro de 1956

Dois dias depois de completar os 21 anos, Elvis tem sua primeira sessão de gravação para RCA, em um estúdio em Nashville. Entre as canções gravadas nesse dia, está "Heartbreak Hotel".

The Jordanaires, um quarteto gospel, e grupo vocal de apoio de bandas country, començam a trabalhar com Elvis no estúdio durante as primeiras sessões com a RCA, e logo començam a acompanhá-lo nas turnês. Também aparecem juntos a Elvis em vários filmes e permanecem como seu grupo vocal principal até final dos anos 60.

27 de Janeiro de 1956

"Heartbreak Hotel" / "I Was The One" é lançado pela RCA e vende mais de 300.000 cópias em suas primeiras três semanas. Rapidamente chega ao número 1 na lista da Billboard de compacto pop, ficando 8 semanas. Alcança também o número 1 na lista de música country, e 5º lugar na lista de R&B. É o primeiro single de Elvis a vender mais de um milhão de cópias, ganhando seu primeiro disco de ouro.

28 de Janeiro de 1956

Elvis, junto a Scotty, Bill e D.J., aparecem no "Stage Show", produzido por Jackie Gleason e apresentado por Tommy & Jimmy Dorsey na rede CBS. Esta é a primeira aparição televisiva a nível nacional de Elvis Presley. Depois dessa, ele apareceria outras cinco noites nesse programa, nas semanas seguintes.

Fevereiro de 1956

Ao mesmo tempo que "Heartbreak Hotel" sobe na lista como número 1, "I Forgot to Remenber to Forget"/"Mystery Train", o quinto e último single editado pela Sun, alcança o primeiro lugar na lista nacional da billboard de compacto country. Seu primeiro número 1 a nível nacional.

13 de Março de 1956

RCA lança o primeiro álbum de Elvis Presley. O álbum logo chega ao topo da Billboard de álbuns pop, onde fica por dez semanas. O primeiro álbum de Elvis a alcançar mais de um milhão em vendas, dando a Elvis seu primeiro disco de ouro.

1º de Abril de 1956

Elvis realiza um teste para os estúdios da Paramount em Hollywood. Ao som de um playback ele dubla "Blue Suede Shoes", e interpreta a cena de um filme que acaba não fazendo, "The rainmaker".
(Essas imagens permaneciam inéditas durante 34 anos até 1990, quando foi lançado o video chamado: "The Great Performances")

3 de Abril de 1956

Elvis aparece no programa de Milton Berle, na rede de televisão ABC, transmitida de bordo do porta-aviões USS HANCOCK.

6 de Abril de 1956

Elvis fecha contrato como ator, com Hall Wallis e Paramount Pictures, por sete anos.

23 de Abril / 6 de Maio de 1956

Comparado a histeria habitual, Elvis tem uma moderada aceitação em sua presentação de duas semanas no hotel New Frontier de Las Vegas. Elvis não é exatamente o que o público adulto de Las Vegas esperam. Durante essas duas semanas, o compacto "Heartbreak Hotel" e o disco "Elvis Presley" alcançam o topo na lista da Billboard.

Mesmo entre tantas viagens e apresentações pelo país, os lançamentos fonográficos continuam. O público cresce a cada dia, e a fama de Elvis aumenta consideravelmente. Alguns shows acabam tendo que terminar antes de tempo, devido aos fãs que tentam a todo custo subir no palco. Elvis causa um verdadeiro tumulto onde quer que vá.

5 de Junho de 1956

Elvis aparece de novo no show de Milton Berle, desta vez no estúdio onde normalmente o show se realiza, porém na acompanhia de "The Jordanaires", Scotty, Billy e DJ.
Entre suas atuações destaca-se uma interpretação muito peculiar de "Hound Dog" que deixa o público joven totalmente eufórico, fazendo com que a imprensa e certos adultos mais conservadores critiquem severamente as performances de Elvis.

Essa é uma de suas atuações mais controvertida, entretanto sua popularidade é ímpar neste momento. Os shows continuam e os lançamentos dos discos também. Nesse momento, seus movimentos sexy e seu som influenciado pela música negra é condenada por certos segmentos da sociedade e pelas comunidades religiosas, contudo os jovens adoram.

1º de Junho de 1956

Elvis aparece no programa de Steve Allen para a NBC. Entre suas atuações dessa noite, está uma versão muito menos atrevida de "Hound Dog". Allen veste Elvis com um fraque preto e faz com que ele cante para um cachorro Basset. Uma espécie de resposta a toda controversia criada no programa de Milton Berle, um mês antes. Elvis naturalmente aceita a proposta, mas não se sente contente. Também participa de um "quadro" cômico de cowboy junto a Steve Allen e outros.

Mais discos, mais shows e mais gravações. A condenação e a controversia também continuam, ao mesmo tempo que cresce sua popularidade. Ed Sullivan que havia dito que nunca teria Elvis Presley em seu programa, muda de idéia quando vê as grandes audiências apontadas nos programas de Berle e Allen. Um acerto para três apresentações é feito por 50 mil dólares, o maior "cachê" pagado para um artista aparecer num programa de variedades, até então.

Agosto de 1956

Elvis começa a rodar de seu primeiro filme, "LOVE ME TENDER" ("Ama-me com ternura"), num empréstimo da Paramount à Twenty Century Fox. Chamada originalmente "The Reno Brothers", mas acabou sendo mudado antes de sua estréia para assegurar o sucesso da música tema.

9 de Setembro de 1956

Elvis realiza a primeira das três aparições no programa de Ed Sullivan, o de maior audiência da época. Elvis consegue os maiores índices para um show de variedades. O ator Charles Laughton presenta o programa substituindo Sullivan que se recupera de um acidente.

26 de Setembro de 1956

É proclamado o día de Elvis Presley em Tupelo, Mississippi. Seus pais o acompanham no regreso a sua cidade natal como um grande astro da música. Realiza duas apresentações no "Mississippi Alabama fair" e "Dairy Show", a mesma feira que cantou aos dez anos. Nessa ocasião havia centenas de policias impediendo o aceso dos fãns mais exaltados ao palco.
Objetos de "merchandising" usando o nome e a imagem de Elvis se torna parte do fenomeno Elvis. Logo havia disponível mais de 30 produtos diferentes, incluindo chapéus, camisetas, calças, lenços, tênis, camisas, cintos, bolças, revistas, colares, casacos, perfumes e muito mais. Isso seria parte da estratégia de marketing de Elvis Presley para sempre.

28 de Outubro de 1956

Elvis realiza sua segunda aparição no programa de Ed Sullivan.

16 de Novembro de 1956

O primeiro filme de Elvis, "LOVE ME TENDER" ("Ama-me com ternura") é exibido no cinema da Paramount de Nova York, estreando em todo o país no dia seguinte.
O filme que é ambientado durante a guerra civil americana, logo se torna um grande sucesso, e as criticas não são ruins para sua primeira interpretação no cinema. Elvis canta algumas canções.

31 de Dezembro de 1956

A primeira página do "Wall Street Journal", informa de que nos últimos meses o merchandising envolvendo o nome de Elvis havia gerado $22 milhões em vendas.

Elvis fecha o ano chave de sua carreira, com uma popularidade em todo o país e uma fama internacional sem precedentes.
O ano de 1956 havia sido o começo da venda de merchandising, começo de uma longa carreira em Hollywood, de grandes vendas de discos (5 compactos número 1, dois discos número 1, e outros éxitos), fazendo história graças a suas aparições na televisão, batendo "records" em suas aparições ao vivo, e muito mais.

Elvis se torna o principal símbolo da nova cultura juvenil da América. Também se torna uma das mais controvertidas figuras sociais. Sua mistura única de música Country, Gospel, Rhytmn & Blues e Pop, mesclado a seu carisma e talento, são o resultado de seu grande sucesso e controversia, que sem premeditação, lhe ajudou enormemente no início de sua carrira. Nada seria igual para Elvis Presley, e nem para o mundo.

6 de Janeiro de 1957

Elvis realiza sua terceira e última aparição no programa de Ed Sullivan. Nessa ocasião ele foi filmado somente da cintura para cima. É engraçado que depois de todas as aparições na televisão no ano anterior, a censura chegaria justo dessa vez. E é particularmente curioso Elvis interpretar um tema gospel, "Peace in the Valley", uma das cinco canções que canta neste programa. O próprio Ed Sullivan ajuda a desmentir algumas controversias sobre Elvis. Ele aparece pessoalmente para agradecer a Elvis e dizer a milhões de telespectadores americanos que "Este é um ótimo e decente rapaz". Ed Sullivan é a personalidade da televisão com maior influência sobre o público e uma das pessoas mais importantes da industria da televisão da época.

Janeiro de 1957

Elvis começa a rodar de seu segundo filme, "LOVING YOU" ("A Mulher que Eu Amo" no cinema e "Estranhos na Cidade" na tv).

3 de Fevereiro de 1957

O jornal "New York Times" publica um artigo sobre Elvis Presley na União Soviética. O artigo fala sobre a venda de discos piratas de Elvis em Leningrado e no mercado negro por 50 rublos (cerca de 12 dólares e meio). Muito dinheiro para a época.

Março de 1957

Elvis compra a mansão Graceland para viver com seus pais e sua avó. A mudança, porém, só acontece no início de Abril.

Abril de 1957

As turnês continuam, Elvis canta fora dos Estados Unidos pela primeira vez. Isso acontece no Canadá: dois shows em Toronto em 2 de abril e outros dois shows em Ottawa em 3 de abril.

Maio de 1957

Elvis começa a trabalhar em seu terceiro filme, "JAILHOUSE ROCK" ("Prisioneiro do Rock"), para a MGM.

9 de Julho de 1957

O segundo filme de Elvis, "LOVING YOU" ("A Mulher que Eu Amo" no cinema e "Estranhos na Cidade" na tv), alcança rapidamente o sucesso. Entre as canções do filme está o clássico "Teddy Bear".

Viagens, turnês, gravações e aparições ao vivo continuam.

31 de Agosto de 1957

Elvis canta em Vancouver, essa é a terceira cidade canadense que visita. É a última vez que se apresentaria fora dos Estados Unidos.

22 de Setembro de1957

Elvis volta mais uma vez a sua cidade natal para cantar. Desta vez em benefício de um centro para jovens em Túpelo, Mississippi. Elvis ajudaria esse centro até o fim de sua vida. ("The Elvis Presley Youth Recreation Center", continua em funcionamento até os dias de hoje).

17 de Outubro de 1957

"JAILHOUSE ROCK" ("Prisioneiro do Rock") o terceiro filme de Elvis tem sua pré-estréia em Memphis. O lançamento nacional acontece em Novembro e rápidamente sobe para o "Top 5" entre as maiores bilheterias. A canção que dá título ao filme é um sucesso arrebatador. Anos mais tarde, este filme será considerado uma de suas melhores interpretações, só superado por "King Creole", de 1958. "Jailhouse Rock" será considerado o grande clássico entre os filmes de "Opera-Rock, e o número músical de rock na prisão será reconhecido como o avô dos "videos-clips", um formato músical que começou a se popularizar nos anos 80.

10 e 11 Novembro de 1957

Elvis faz show no Hawaii pela primeira vez.

Dezembro de 1957

Elvis e sua família desfrutam de seu primeiro natal em Graceland, e recebe oficialmente a notificação de alistamento militar, um dia que ele sabe que logo chegará.

Janeiro / Março de 1958

Elvis filma seu quarto filme, "KING CREOLE" ("Balada Sangrenta").

15 de Março de 1958

Elvis faz dois shows em Memphis. Essas são suas últimas apresentações até sua apresentação no exército, no início de Março de 1960.

24 de Março de 1958

Elvis Presley ingressa no exército dos Estados Unidos, e recebe o número de serie: 53310761.

25 de Março de 1958

Elvis recebe seu famoso corte de cabelo "reco" em Fort Chaffee, Arkansas.

29 de Março de 1958

O soldado Presley chega a Fort Hood, Texas, para o treinamento básico e permanece alí por 6 meses. Seus pais se mudam temporariamente para uma casa perto da base.

10 de Junho de 1958

Depois do treinamento básico, e durante a sua primeira licença, Elvis faz sua última sessão de gravação até 1960.

Julho de 1958

"KING CREOLE" ("Balada Sangrenta"), o quarto filme de Elvis, estréia por todo o país e as criticas são as melhores possíveis . A impressionante lista de co-protagonistas, incluindo Carolyn Jones, Walter Matthau, Dean Jagger e Vick Morrow. Torna-se um "Top 5" entre as maiores bilheterias. Esse filme dirigido por Michael Curtiz (Casablanca), se situa em Nova Orleans e se inspira em uma novela de Harold Robbins, "Stones for Danny Fisher". É considerado o grande filme de Elvis, sua interpretação dramática prova seu potencial como ator sério e respetado.

Agosto de 1958

Gladys Presley adoece e volta para Memphis e é hospitalizada com hepatite. Devido ao estado de saúde de sua mãe, Elvis parte para Memphis e chega na tarde de 12 de agosto. Ele a visita naquela noite, no outro dia, e na noite seguinte. Poucas horas depois de Elvis ir a Graceland para descansar, ela morre nas primeiras horas do dia 14 de agosto aos 46 anos. Seu corpo é levado para Graceland na mesma manhã.

O funeral se realizou no "Memphis Funeral Home" em 15 de agosto, com a colaboração do grupo gospel Blackwood Brothers que interpretou as canções "Precious Memories" e "Rock of Ages", os dois hinos gospel favoritos de Gladys Presley. Ela foi enterrada no cemintério de "Forest Hill" perto de Graceland. Elvis estava arrazado.

25 de Agosto de 1958

Elvis volta a Fort Hood.

Setembro / Outubro de 1958

Em19 de Setembro, Elvis sobe num trem com destino a Nova York, para embarcar no navio USS RANDALL e viajar para a Alemanha, chegando em 1º de Outubro. Ele se instalaria em Friedberg por 18 meses, mantendo residência fora da base militar em Bad Nauheim, onde morava com seu pai, sua avó e alguns amigos de Memphis. Ele se encontrava com fãs europeus que eram tão entusiasmados quanto os americanos.

8 de Janeiro de 1959

Elvis é entrevistado por telefone via transatlântica por Dick Clark para seu programa de televisão "American Bandstand" para a ABC-TV. O programa celebrava os 24 anos de Elvis. (Elvis nunca atuou no "American Bandstand").

Junho de 1959

Com uma licença de duas semanas Elvis visita Munich, vários clubes de Paris, incluindo uma visita ao "Lido".

O Coronel Parker continua cuidando da carreira de Elvis com promoções e lançamentos de vários discos de coletâneas.

Novembro de 1959

O capitão Joseph Beaulieu é destinado do Texas para a base aérea de Weisbaden perto de Friedberg, acompanhado de sua esposa e filhos, incluindo sua enteada de 14 anos de idade Priscilla Ann. Priscilla é a única filha do matrimônio de Ann Beaulieu com seu primeiro marido james Wagner, piloto de avião que faleceu quando Priscilla era muito pequena. Através de um amigo em comum, Priscilla é convidada a uma festa que Elvis ofereceu em sua casa na Alemanha. Eles se conheceram, e o resto é história.

20 de Janeiro de 1960

Elvis é promovido a Sargento.

Março de 1960

Elvis deixa a Alemanha em 1º de Março, chegando a New Jersey no dia seguinte para dar uma entrevista coletiva `a imprensa, e dá baixa oficialmente em 5 de Março de 1960.

Ele sobe num trem com destino a Memphis, chegando em casa no dia 7 de Março. A imprensa e uma multidão de fãs tornam esse momento histórico. É oferecida uma entrevista à imprensa em Graceland, no escritório de seu pai, dia 8 de Março.

Ele serviu a seu país como qualquer outro soldado, sem nenhum privilégio especial. Nesses dois anos sua carreira ficara mais madura, mas ele estava preocupado que sua longa ausência poderia ter prejudicado o progresso de sua carreira, mas pode comprovar que sua estrela continuava brilhando.

Final de Março de 1960

Elvis faz sua primeira sessão de gravação depois do serviço militar. Uma parte do trabalho de estúdio é para o disco "Elvis is Back", que alcançara o número 2 na lista da Billboard. (as sessões continuaram no princípio de abril.) Em 21 de Março recebeu a faixa preta de karatê, um interesse que adquiriu no exêrcito. Em 26 de Março grava o especial de boas-vindas, "Welcome Home, Elvis", no programa de variedades de Frank Sinatra para a rede de televisão ABC, e cobra $125.000, novamente uma quantia recorde para um programa de televisão na época.

Final de Abril de 1960

Elvis começa rodar e gravar seu primeiro filme depois do serviço militar, o quinto de sua carreira, "G.I BLUES" ("Saudades de um Pracinha"). Este filme será o primeiro de 9 que serão produzidos (não consecutivamente) por Hall Wallis. A co-protagonista será a atriz e bailarina Juliet Prowse.

8 de Maio de 1960

A ABC transmite o programa especial de Frank Sinatra ("Welcome Home, Elvis"), com uma audiência de 41,5% em todo o país.

3 de Julho de 1960

Vernon Presley casa com uma mulher que conheceu na Alemanha (Davada Stanley "Dee"). Divorciada e mãe de 3 filhos. Vivem em Graceland por pouco tempo, logo se mudam para uma casa próxima.

Agosto / Setembro de 1960

Elvis grava e filma seu sexto filme, "FLAMING STAR" ("Estrela de Fogo"), um drama com pouca música. Elvis interpreta o filho de um pai branco e uma mãe índia, dividido entre as duas culturas. A co-protagonista é Bárbara Eden.

Outubro de 1960

O álbum da trilha sonora de "G.I BLUES" ("Saudades de um Pracinha") entra na lista da Billboard, e logo alcança o topo, mantendo-se nesta posição por 10 semanas, e permanecendo na lista, durante 111 semanas. Será o álbum mais bem sucedido da carreira de Elvis na lista da Billboard (em termos de vendas é difícil saber com o passar do tempo, qual o disco mais bem sucedido).

Novembro de 1960

Elvis começa a gravação e filmagem de seu sétimo filme, "WILD IN THE COUNTRY" ("Coração Rebelde" no cinema e "Herança de um Forçado" na tv), que iria estrear em Janeiro. "G.I BLUES" ("Saudades de um Pracinha") estréia com excelentes criticas e éxito de bilheteria, e está entre os 15 filmes de maior bilheteria do ano. É uma comêdia dramática com muitas canções de Elvis, que aparece de uniforme a maior parte do tempo.

Final de Dezembro de 1960

"FLAMING STAR" ("Estrela de Fogo") estréia com excelentes críticas, mas ao contrário de "G.I BLUES" ("Saudades de um Pracinha"), este filme dramático tem poucas canções e não vai bem na bilheteria. Elvis ganha o reconhecimento do "conselho tribal americano", por sua interpretação positiva do índio americano. O filme é censurado na África do Sul devido a seu tema interracial.

25 de Fevereiro de 1960

Elvis aparece em Memphis em um almoço em sua homenagem, e são mostrados para a imprensa e aos convidados os númerosos prêmios que ele havia recebido recentemente. Em seguida acontece uma entrevista coletiva. Logo Elvis se apresentará num show a tarde e outro a noite, em "Ellis Auditorium", em benefício de 38 obras de caridade em Memphis. Com exceção do programa com Frank Sinatra, esses shows são as únicas apresentações desde seu desligamento do exêrcito. O governador do Tennessee proclama o dia "Elvis Presley". Cada ano depois deste, Elvis doaria dinheiro para uma lista de instituições de caridade de Memphis, normalmente no Natal, as doações chegavam a 50 instituições diferentes. Com o passsar dos anos a cidade lhe entregou uma placa em agradecimento, listando os 50 orgãos beneficiados.

25 de Março de 1961

Elvis chega ao Hawaii e concede uma entrevista antes de seu concerto dessa noite no "Bloch Arena" em pearl Harbor. É um show beneficiente para ajudar na construção de um monumento em memória das vítimas do USS ARIZONA. Centenas de fãs se aglomeravam no aeroporto para a sua chegada. O show arrecada 65 mil dólares, e com outras promoções ele alcança os 100 mil dólares. O evento também serve de ajuda para dar publicidade, apoio e reconhecimento público ao projeto, já que os esforços para conseguir verbas, até então, haviam sido difíceis. O resto do dinheiro necessário é conseguido logo após o evento, e o monumento se finaliza um ano depois. Elvis receberia númerosas homenagens oficiais em reconhecimento por este ato beneficiente. Este é o último show de Elvis até o especial de televisão de 1968.

Final de Março / Meio de Abril de 1961

Elvis viaja ao Hawaii para filmar seu oitavo filme, "BLUE HAWAII" ("Feitiço Havaiano"), e gravado lá a trilha sonora. Durante este tempo Elvis se apegou de forma especial ao Hawaii.

Junho de 1961

"WILD IN THE COUNTRY" ("Coração Rebelde" no cinema e "Herança de um Forçado" na tv), co-protagonizada por Hope Lange, Millie Perkins e Tuesday Weld, estréia nacionalmente. Igual a "FLAMING STAR" ("Estrela de Fogo"), é um drama com poucas canções, e também não foi bem na bilheteria.

Julho de 1961

Elvis grava canções e filma para seu nono filme, "FOLLOW THAT DREAM" ("Em Cada Sonho um Amor"), o filme locações na Flórida. Nenhuma trilha sonora chega a emplacar, porém mais gravações são feitas durante este período.

Outubro de 1961

A trilha sonora de "BLUE HAWAII" ("Feitiço Havaiano"), entra para a lista da Billboard, permanecendo um ano e meio, ocupando o número 1 durante 20 semanas, segue sendo "GI BLUES" ("Saudades de um Pracinha"), o álbum mais duradouro na lista da Billboard.
Uma música em especial converter-se num clássico de Elvis, "Can't Help Falling In Love".

Nessa ocasião não se conseguemais nenhum êxito nas trilhas sonoras, e as sessões de gravação continuam durante este período."Good Luck Charm" em primeiro lugar em 1962 é seu último número 1 pop até "Suspicious Minds" em 1969.

Outubro / Novembro de 1961

Elvis começa a gravar seu dêcimo filme "KID GALAHAD" ("Talhado para Campeão"), terminando-o em Janeiro de 1962.

Final de Novembro de 1961

"BLUE HAWAII" ("Feitiço Havaiano"), estréia sendo a segunda maior bilheteria e um dos mais importantes filme na carreira de Elvis, suas características são: cenas divertidas, muitas canções, e muitas garotas bonitas. Sendo esta a fórmula "PRESLEY" dos 6 filmes seguintes de Elvis, contudo não era uma fórmula muito correta.

Março / Abril de 1962

Elvis filma em Hollywood e faz as cenas de exterior no Hawaii, para seu dêcimo-primeiro filme "GIRLS!GIRLS!GIRLS!" ("Garotas, Garotas e mais Garotas").

Maio / Junho de 1962

FOLLOW THAT DREAM ("Em Cada Sonho um Amor") estréia nacionalmente e obtém a posição número 5 na lista, é agradável comprovar que o filme vai razoavelmente bem nas vendas.

Agosto / Setembro de 1962

Elvis filma para seu filme número 12, "IT HAPPENED AT THE WORLD´S FAIR" ("Louras, Morenas e Ruivas"). As cenas externas são feitas em Hollywood e na Feira Mundial de 1962 em Seattle.

KID GALAHAD ("Talhado para Campeão") estréia nacionalmente e passa rápido para as listas das melhores bilheterias.

Outubro de 1962

Um grande tumulto num cinema do México durante a projeção de "G.I. BLUES" ("Saudades de um Pracinha") faz com que o governo mexicano censure todos os filmes de Elvis, desde então. Entre os prejuízos causados estão, cadeiras arrancadas, janelas quebradas, e muitos outros danos.

Novembro de 1962

"GIRLS!GIRLS!GIRLS!" ("Garotas, Garotas e mais Garotas") estréia em todo o país e chega a ser a grande rival de bilheterias para "BLUE HAWAII" ("Feitiço Havaiano").
Este é o segundo filme com a fórmula Presley. O disco com a trilha sonora chega ao número 5 e é um estouro o single "Return To Sender".

Dezembro de 1962

Priscilla Beaulieu sai da Alemanha para visitar Elvis em Los Angeles, nesse verão seria a primeira vez que os dois se viriam desde a sua saída do exêrcito.
Em Dezembro os pais dela permitem que passe os feriados de Natal em Graceland, Memphis. Ela logo volta para sua família, entretanto retornaria a Graceland no início de 1963 para finalizar seus estudos universitários em Memphis com 18 anos em 24 de Maio de 1963.

Janeiro / Fevereiro de 1963

Elvis grava seu filme número 13, outro filme com a fórmula Presley, "FUN IN ACAPULCO" ("O Seresteiro de Acapulco").

Abril de 1963

"IT HAPPENED AT THE WORLD´S FAIR" ("Louras, Morenas e Ruivas") estréia e tem relativo sucesso de bilheteria. A trilha sonora chega ao quinto lugar.

Elvis grava a música, e em locações externas em Las Vegas e em Hollywood, começa a filmar para seu décimo-quarto filme, "VIVA LAS VEGAS" ("Amor a Toda Velocidade"), co-protagonizada por Ann Margret.

Outubro de 1963

Elvis grava para seu filme de número 15 "KISSIN´ COUSINS" ("Com Caipira Não se Brinca").

Final de Novembro de 1963

"FUN IN ACAPULCO" ("O Seresteiro de Acapulco") estréia nacionalmente e em seguida alcança o quinto lugar na bilheteria, o disco referente ao filme também alcança o na listas POP da Billboard.

Janeiro / Fevereiro de 1964

Elvis compra o "Potomac", antigo iate presidential de Franklin Roosevelt, por $55,000.
Os Beatles fazem sua primeira aparição no "The Ed Sullivan Show" e Sullivan lê no ar um telegrama de parabenização de Elvis e do Colonel Parker. A música americana e a cultura pop iria mudar dramaticamente com a "invasão britânica", tanto quanto Elvis a havia mudado com seu sucesso nos anos cinquenta.

Elvis fica cada vez mais aborrecido e frustrado com com sua carreira cinematográfica. Porém ela só iria piorar.

Março de 1964

"KISSIN´COUSINS" ("Com Caipira Não se Brinca") estréia nacionalmente. Um dos filmes mais pobres em termos de qualidade de sua carreira. Tão rápidamente ele chega ao décimo-primeiro lugar, tão rápidamente ele cai. O disco chega ao décimo lugar.

Elvis começa filmar o filme número 16, "ROUSTABOUT" ("Carrosel de Emoções"), junto a uma lenda de Hollywood, Barbara Stanwyck. Ele havia gravado a trilha sonora meses antes.

Junho de 1964

Elvis grava a trilha sonora para seu próximo filme, "GIRL HAPPY" ("Louco por Garotas").

"VIVA LAS VEGAS" ("Amor a Toda Velocidade") estréia nacionalmente e consigue o posto número 8 nas bilheterias. É um dos melhores filmes de Elvis nesse período, e as canções também são ótimas.

Julho / Agosto de 1964

Elvis roda seu décimo-sétimo filme, "GIRL HAPPY" ("Louco por Garotas"), junto a Shelley Fabares e a Miss américa Mary Ann Mobley.

Outubro de 1964

Elvis filma seu filme de número 18, "TICKLE ME" ("O Cavaleiro Romântico"). No se grava su trilha sonora. É decidido incluir músicas que não foram feitas especificamente para o cinema, foi uma das produções mais baratas.

Novembro de 1964

"ROUSTABOUT" ("Carrosel de Emoções") estréia nacionalmente, alcançando o posto de número 8. A trilha sonora é uma das melhores de sua carreira, chegando ao primeiro lugar na lista de álbuns pop da Billboard.

Março / Abril de 1964

Elvis grava a trilha sonora e roda seu filme de número 19, "HARUM SCARUM" ("Feriado no Harém" no cinema e "Ritmos e Confusões" na TV), junto a Mary Ann Mobley.

Abril de 1964

"GIRL HAPPY" ("Louco por Garotas") estréia nacionalmente e é relativamente bem nas bilheterias, a trilha sonora fica entre as dez mais.

Durante este período não se consegue nenhum éxito em trilhas sonoras, mas as sessões de gravação continuam.

Maio de 1965

Elvis grava a música e filma seu filme de número 20, "FRANKIE AND JOHNNY" ("Entre a Loura e a Ruiva") junto a Donna Douglas, mas acabaria estreando depois do filme número 21.

Julho de 1965

"TICKLE ME" ("O Cavaleiro Romântico") estréia nacionalmente.

Agosto de 1965

Elvis grava a trilha sonora para seu vigésimo-primeiro filme, "PARADISE, HAWAIIAN STYLE" ("No Paraíso do Havaí"), depois ele vai para o Hawaii para iniciar as filmagens. Durante uma folga nas filmagens, ele visita "The USS Arizona Memorial". Elvis retorna à Hollywood para terminar as filmagens.

27 de Agosto de 1965

Os "BEATLES" visitam Elvis em sua casa na Califórnia por umas horas e organizam uma informal "jam session".

24 de Novembro de 1965

"HARUM SCARUM" ("Feriado no Harém" no cinema e "Ritmos e Confusões" na tv) estréia e alcança o décimo-primeiro lugar, mas logo desparece, a tônica de muitos filmes de Elvis durante uns poucos anos. A trilha sonora chega ao oitavo lugar.

Fevereiro de 1966

Elvis grava e filma para seu filme de número 22 "SPINOUT" ("Minhas Três Noivas"), junto a Shelley Fabares.

Março de 1966

"FRANKIE AND JOHNNY" ("Entre a Loura e a Ruiva"), estréia nacionalmente. A trilha sonora alcança o número 20.

Junho de 1966

"PARADISE, HAWAIIAN STYLE" ("No Paraíso do Havaí"), estréia nacionalmente. A trilha sonora alcança o número 15.

Junho / Setembro de 1966

Elvis grava e filma para seu filme número 23 "DOUBLE TROUBLE" ("Canções e Confusões"), porém seria lançado depois do filme de número 24.

Setembro de 1966

Elvis grava e filma para seu filme número 24, "EASY COME EASY GO" ("Meu Tesouro é Você").

Novembro de 1966

"SPINOUT" ("Minhas Três Noivas") estréia nacionalmente e não vai muito bem. A trilha sonora chega ao posto número 18.

Dezembro de 1966

Elvis propoem casamento formalmente a Priscilla.

Fevereiro de 1967

Elvis compra um "rancho" (fazenda) de 163 acres no Mississippi, perto da fronteira com Tennessee e Graceland.

Março de 1967

"EASY COME, EASY GO" ("Meu Tesouro é Você"), estréia nacionalmente, mas não vai muito bem.

RCA lança o segundo LP gospel da carreira de Elvis, "HOW GREAT THOU ART", o qual foi gravado em meados de 1966. É considerado tão bom que consegue prêmio Grammy para Elvis como melhor da música sacra da "Academia Nacional de artes e ciências". O primeiro dos três que conseguiria.

Fevereiro / Abril de 1967

Grava e filma para seu filme número 25, "CLAMBAKE" ("O Barco do Amor"). É a terceira das 3, filmadas junto a Shelley Fabares.

Abril de 1967

"DOUBLE TROUBLE" ("Canções e Confusões") estréia nacionalmente. É um dos melhores daquele momento, mas não consegue uma boa bilheteria .

Maio de 1967

Em primeiro de Maio, Elvis e Priscilla se casam em uma cerimônia privada, somente para familiares e amigos mais intimos, em Las Vegas no hotel Aladdin às 9:30 AM. Logo após, há uma entrevista coletiva e uma recepção de "café da manhã". O casal parte em lua-de-mel por uns dias em Palm springs.
Depois eles voltariam para Memphis.

29 de Maio de 1967

Elvis e Priscilla voltam a botar os trajes de casamento e realizam uma segunda recepção em Graceland, para familiares e amigos que não puderam ir a Las Vegas.

Junho / Julho de 1967

Grava e filma seu filme número 26, "SPEEDWAY" ("O Bacana do Volante"), junto a Nancy Sinatra, durante a gravação Priscilla anuncia sua gravidez.

Setembro / Novembro de 1967

Grava e filma para seu filme número 27, "STAY WAY JOE" ("Joe é Muito Vivo"), que acaba estreando antes que "Speddway". Uma comédia sobre o "velho-oeste", onde Elvis volta a atuar de nativo americano.

Dezembro de 1967

"CLAMBAKE" ("O Barco do Amor") estréia nacionalmente e alcança lugar de número 15, a trilha sonora chega ao número 40.

1 de Fevereiro de 1968

Priscilla dá a luz a Lisa Marie exatamente nove meses depois de seu casamento com Elvis. É uma época de grande felicidade.

Março de 1968

"STAY WAY JOE" ("Joe é Muito Vivo") estréia nacionalmente.
Elvis grava e filma para seu filme número 28 "LIVE A LITTLE, LOVE A LITTLE" ("Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho"). É uma comédia-drama sexy, um típico filme Presley.

Junho de 1968

"SPEEDWAY" ("O Bacana do Volante") estréia nacionalmente e a trilha sonora chega ao posto de número 82.

Elvis ensaia para a gravação de seu primeiro especial de televisão. Uma entrevista a imprensa é realizada no dia 25 de junho. E as gravações acontecem nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho. Esse especial acabou ficando conhecido como "68´special" ou "68´comeback".
O nome real deste programa é "ELVIS".

Os anos 60 contrubuiu com uma grande mudança na música e na cultura pop. Mudança na qual Elvis contribuiu abrindo caminho uma década antes, quando sacudiu o mundo com seu talento único e sua mistura de Pop, Rock, Country, Rhytmn & Blues e influências Gospels. Focado na sua carreira em Hollywood, os anos sessenta acabaram dando um papel menor a Elvis na cena cultural. Fazendo um filme atrás do outro, muito dos discos que lançou durante esse período foram trilhas sonoras. A princípio os filmes e os discos tiveram muito êxito mas na segunda metade da década eles começaram a decair. Isso contribuiu para a frustração do próprio Elvis em relação a sua carreira, que limitava sua criatividade e sua expressão artística. Seu desejo era se transformar em um ator dramático, mas Hollywood tinha outras idéias. Suas oportunidades de mostrar seu verdadeiro talento como ator haviam sido muito pouca. Neste momentos faziam mais de 7 anos que Elvis não aparecia em frente a uma platéia de verdade. Elvis havia perdido a proximidade com seu público, a energia e a excitação de uma atuação ao vivo.

O especial de 68 começa com Elvis cantando "Trouble", de seu filme de 1958 "King Creole". Ele continua com "Guitar man", que com sua letra quase autobiográfica se converte num tema destacado do show. Na continuação Elvis se reune com dois de seus músicos originais dos anos 50, o guitarrista Scotty Moore e o baterista DJ Fontana (o baixista Bill Black havia falecido anos atrás). Se sentam juntos em um circulo, num cenário pequeno junto a outros amigos e companheiros de Elvis para uma sessão informal, cantando e contando histórias.

Há também sequências de Elvis falando e interpretando sozinho em um palco onde canta grandes rock'n'rolls e baladas de sucesso, e apresenta uma nova canção: "Memories".

Apesar dos últimos anos de frustração, Elvis não havia perdido sua energia e creatividade nas interpretações. Seu talento natural, carisma, sensualidade e presença de palco, não diminuiram com os anos em Hollywood. Na verdade, sua aparência, sua música e seus movimentos estão melhor que antes. Aos 33 anos ele está melhor que nunca. Supera a todos no negócio da música. Para as sequências com o grupo e sozinho no palco, ele veste um traje de duas peças em couro negro especialmente desenhado para este show por Bill Belew, que também desenha todo o vestuário de Elvis e seu grupo para o especial. A idéia era evocar a época e o estilo de James Dean e Marlon Brando em seus filmes de motocicletas dos anos 50, a época em que Elvis foi proclamado "Rei do Rock'n'Roll".

Julho / Agosto de 1968

Elvis grava o tema de seu filme número 29, "CHARRO" ( "Charro" ), um western dramático, novamente um papel muito diferente. Elvis deixa crescer a barba para este filme. A música-tema é ouvida logo durante os créditos iniciais, mas não há nenhuma outra canção. Este é o primeiro e único filme em que Elvis não canta.

Outubro / Novembro de 1968

Elvis grava a trilha sonora para seu filme número 30, "THE TROUBLE WITH GIRLS" ("Linda Encrenca, as Garotas"). Elvis canta neste filme, mas em situações bem naturais. De novo é um filme diferente comparado com outros mais típicos.

"LIVE A LITTLE, LOVE A LITTLE" ("Viva um Pouquinho, Ame um Pouquinho") estréia nos Estados Unidos, em outubro e funciona muito bem.

A versão de "If I Cam Dream" do especial de televisão, que ainda iria ser transmitido em 3 de dezembro, chega ao número 12 na lista pop de "single" durante o mês de Novembro, convertendo-se no "single" mais importante de Elvis desde 1965.

3 de Dezembro de 1968

O especial de televisão de Elvis é transmitido pela primera vez na cadeia NBC e se torna um dos maiores éxitos televisivos do ano, recebendo entusiasmadas críticas por parte do público e da crítica em geral. O álbum da trilha sonora fica em oitavo lugar da lista pop. Na crítica do programa, o escritor de música John Landau disse: " Há algo mágico em ver um homem que havia perdido a si mesmo, encontrar seu camino de volta para casa Cantou com a classe e a força que a muito tempo uma platéia não via num cantor de rock ".

Anos mais tarde outro escritor chamado Greil Marcus recordaria desta maneira: " Foi a melhor música de sua vida".

O especial de television de 1968 é considerado como um dos grandes momentos da televisão na história da música pop-rock.

Depois desse programa tudo mudou para Elvis. Surge uma renovada energia criativa ao seu trabalho, logo rompe suas obrigações contratuais com o cinema e se dedica em tempo integral aos shows, començando uma nova e excitante etapa em sua carreira. Seu super-estrelato ainda não havia alcançado o ápice.

Dezembro de 1968

Elvis finaliza o filme "THE TROUBLE WITH GIRLS".

Janeiro / Fevereiro de 1969

Elvis gravava em Nashville ou Hollywood desde que começou a trabalhar para a RCA e desde 1955 não gravava em Memphis, agora volta fazendo várias sessões noturnas, numa espécie de maratona, no estúdio de gravação "American Sound Studios".

Seu trabalho da fruto, gravando as melhores músicas desde os tempos da "SUN". São as primeiras gravações depois do serviço militar. Elvis põe todo seu coração e toda sua alma em cada canção, trabalhando com os melhores músicos da área.
Dois discos foram o resultado final e quatro músicas se destacaram como seus melhores "singles" do início dos anos 70: "In the Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy" e "Kentucky Rain".

Março / Abril de 1969

Elvis volta para Hollywood, para gravar a música e rodar seu filme número 31, "CHANGE OF HABIT", co-protagonizado por Mary Tyler Moore. O papel de Elvis é de um médico num "gheto", na parte norte da cidade.
Mary Tyler Moore interpreta uma freira que quer cuidar da comunidade.
As poucas canções são boas e elas são interpretada de uma forma muito natural dentro das distintas situações vividas pelos protagonistas.

Em Março, "Charro!" estréia e passa despercebido pelo público.

31 Julho - 28 Agosto de 1969

Elvis é contratado por um período de quatro semanas, 57 concertos no Hotel International de Las Vegas, o qual acabara de ser construido e que tem a maior sala de concertos da cidade. Elvis se apresenta com músicos de alto nível, uma orquesta, um grupo gospel masculino, e um grupo vocal feminino. Ensaian durante várias semanas e estréiam em 31 de Julho de 1969. O concerto é uma mescla de clássicos de Elvis, e novo material que acabara de gravar e umas poucas versões de sucessos atuais e passados de outros artistas, tudo isso amarrado com comentários e lembranças pessois de sua carreira. Depois do primeiro concerto aconteceu uma conferência com a imprensa.

Esta temporada rompeu todos os registros de audiências em Las Vegas e obteve ótimas criticas de público e da imprensa especializada. Era o triunfo. O primeiro álbum ao vivo de Elvis, "Elvis In Person International Hotel Las Vegas, Nevada", foi gravado durante esta temporada e logo lançado.

Durante esses concertos Elvis se encontra em sua melhor forma, vestindo pela única vez um simples traje de duas peças em branco e preto inspirado no karate. Elaborado por Bill Bellew, que também fez o vestuário para o especial "68´comeback". Estes foram os predecesores de seus famosos trajes de uma peça, mais simples a princípio, e mais elaborados com o passsar dos anos.

Setembro de 1969

"THE TROUBLE WITH GIRLS" o filme número 30 estréia sem sucesso de bilheteria. Das sessões da "American Sound Studios" o lançamento de "Suspicious Minds" iria direto para o número 1 nas listas pop de "singles", o que não acontecia desde " Good Luck Charm" em 1962.

Novembro de 1969

"CHANGE OF HABIT" estréia sem sucesso de bilheteria.

Janeiro / Fevereiro de 1970

Era uma surpresa que voltasse à Las Vegas tão rápido, mas Elvis volta por mais um mês, e nesta ocasião gravaría o álbum ao vivo "On Stage", February 1970.

Fevereiro / Março de 1970

No dia 27, Elvis dá uma entrevista em Houston. Canta pela manhã e a tarde no Houston Astrodome, dois shows mais no dia 28 e outros dois no dia primeiro de Março. Encerrando com uma grande entrevista a toda a imprenssa e um banquete, no qual apresenta um disco de ouro ganhado recentemente. Os seis shows atrairam 207.494 pessoas.

Elvis numa turnê pela primera vez desde os anos 50.

Junho de 1970

Elvis grava umas sessões em Nashville.

Julho / Setembro de 1970

Volta a Las Vegas, no International Hotel por um mês. Começou em 10 de agosto e terminou em 7 de Setembro.
A MGM começou a rodar o documentário ", "Elvis: That's The Way It Is", Elvis nos ensaios, nos bastidores, nos estúdios de gravação e no palco. RCA grava um disco baseado no documentário com o mesmo nome.

Desde o dia 9 ao dia 14 visita nove cidades, sendo um sucesso avassalador desde sua primeira turnê em 1957, a diferença é que nesses shows estava mais preparado. A MGM utiliza o primeiro show para gravar o documentário.

Elvis segue com suas sessões de gravação em Nashville.

Novembro de 1970

O filme número 32 de Elvis, "Elvis: That's The Way It Is", estréia e é um grande sucesso de crítica, público e bilheteria, algo insólito para um documentário. O álbum de mesmo título é editado mas só uma música coincide com o filme "I Just Can't Help Believin´". As outras músicas eram gravações de estúdios ou de ensaios.

Elvis se apresenta em mais 8 cidades.

Dezembro de 1970

Elvis visita o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, na Casa Branca.

16 de Janeiro de 1971

Elvis, e outros nove aceitam ser nomeado um dos 10 melhores jovens do país pela Camara de Comércio. Ele estava nervoso por sua aceitação, porém cheio de orgulho e excitação. Este prêmio vem sendo concedido desde 1930 e reconhece jovens homens que se destacam humanitariamente em distintos campos: ciêntistas, inventores, atores, diretores de filmes, políticos.

Para Elvis, um homem que cresceu pobre, e que sua carreira inicialmente fora ridicularizada, este é um dos momentos mais importantes, sendo reconhecido e respeitado por seu trabalho como artista e pelo tipo de pessoas que é.

Janeiro / Fevereiro de 1971

Elvis volta a se apresentar outro mês no International Hotel em Las Vegas.

Março de 1971

Elvis continua com as sessões de gravações de Nashville, mas tem que cancelar por dor e inflamação nos olhos. Ele é atendido em um hospital de Nashville e o diagnóstico foi um glaucoma secundário. O estado de seus olhos lhe condicionaria para o resto da vida.

Maio de 1971

Elvis aparece na capa da revista "Look Magazine", no qual anuncia uma biografia de Elvis escrita por Jerry Hopkins, escreveu muitos livros e artigos mas esta foi a primera biografia a sério que realiza, esta biografia foi lançada em Outubro.

Elvis continua com as gravações de Nashville, muitas das gravações seriam para o álbum "Elvis Sings The Wonderful World Of Christmas".

Junho de 1971

A casa onde nasceu Elvis é aberta à visitação pública, a restauração ocorreu a cargo da "East Heightd Garden Club" de Túpelo.

Elvis seguia com as sessões de gravações em Nashville, nesta ocasião preparava o álbum gospel "He Touched Me".

A rodovia "Highway 51 South" que está situada em frente de Graceland é oficialmente renomeada para "Elvis Presley Boulevard.

Varios álbuns e singles de sucesso são editados durante este período.

Julho / Agosto de 1971

Elvis actúa durante duas semanas em Lake Tahoe, Nevada no Sahara Hotel.

9 de Agosto / 6 de Setembro de 1971

Elvis volta a Las Vegas, o International Hotel muda de nome para, "Las Vegas Hilton International Hotel". Elvis volta a bater recorde de audiências em Las Vegas e se supera outra vez.

28 de agosto 1971

Durante sua estadia em Las Vegas, Elvis recebeu o Prêmio "Bing Crosby Award", outorgado pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação (The National Academy of Recording Arts and Sciences). Este prêmio, que leva o nome de seu primeiro ganhador, é um reconhecimento especial da academia. Posteriormente, seu nome foi trocado para Lifetime Achievement Award (Prêmio por Feitos na Vida).

Elvis tinha 36 anos.

5-16 de Novembro de 1971

Elvis visita 12 cidades em uma nova turnê de concertos.

Final de 1971 / Início de 1972

Elvis e Priscilla se separam, ela fica com a pequena Lisa Marie.

26 de Janeiro / 23 de Fevereiro de 1972

Elvis volta a Las Vegas por mais um mês de sucesso no Hilton.

Março / Abril de 1972

A MGM filma Elvis em Hollywood, nos estúdios de gravação, nos bastidores, durante sua visita a
15 cidades e concertos para seu segundo documentário, o qual seria outro grande éxito, "Elvis On Tour".

Em abril o álbum gospel "He Touched Me" é lançado, as perspectivas são muito boa, o disco poderia conseguir o segundo grammy para Elvis dentro da categoria - Melhor Interpretação Gospel.

Junho de 1972

Elvis continua com os concertos, começando com uma entrevista coletiva a imprensa, em New York, dia 9 , a MGM filma a entrevista para "Elvis On Tour".

Elvis entra para a história com suas 4 fabulosas atuações no Madison Square Garden. John Lennon, George Harrison, Bob Dylan, David Bowie e Art Garfunkel estavam entre o público que asistiram aos shows.

Nove dias depois a RCA lança o álbum de um dos concertos: "Elvis As Recorded At Madison Square Garden".

Elvis visita mais 7 cidades.

Os concertos de Elvis em Las Vegas nos anos 70 eram os mais excitante do momento. Elvis batia todos os recordes de audiência dos Estados Unidos. A medida que também eram lançados discos.

Julho de 1972

A separação de Elvis e Priscilla é formalizada, sai o divórcio. Elvis começa um relacionamento com Linda
Thompson, quem seria sua companheira até 1976.

4 de Agosto / 4 de Setembro de 1972

Elvis volta com mais um éxito à Las Vegas, no Hilton..

5 de Setembro de 1972

Elvis concede uma entrevista em Las Vegas anunciando o show que daria vía satélite para todo o mundo, no Hawaii. Era previsível que o concerto alcançaria a maior audiência de toda a história da televisão e o álbum seria um de seus maiores sucessos.

Outubro de 1972

O "single" "Burning Love" alcança o número 2 na lista pop, um de seus grandes sucessos deste ano.

Novembro de 1972

"Elvis On Tour" estréia com um grade éxito de bilheteria. Os produtores receberiam um globo de ouro de melhor documentário de 1972.
Outro filme que passaria a ter um futuro na televisão e em video.

Elvis visita 7 cidades . Viaja para Honolulu no Hawaii onde oferece 3 shows no Honolulu International Center Arena, o mesmo lugar onde se realizaria o especial vía satélite do mês de Janeiro.

Elvis concede uma entrevista no Hawaii para falar do show "via satélite" e anuncia que a renda do concerto será destinada a fundação "KUI LEE CANCER".

Janeiro de 1973

Elvis entra para a história da televisão e do entretenimento com "Elvis ­ Aloha From Hawaii", o especial via satélite.

Em 14 de Janeiro de 1973 às 12:30hs am, hora do Hawaii, no Honolulu International Center Arena. Vía "Globecam Satelite" para a Austrália, Coréa do Sul, Japão, Tailândia, Filipinas, Vietnã do sul e outros países asiáticos, cerca de 30 países europeus.

A gravação do show foi vista na América em 4 de abril pela NBC.
O show de Janeiro atraiu uma audiência no Japão de 37,8%, nas Filipinas 91,8%, em Hong Kong 70%, em
abril na América 51%, foi o programa mais visto, superando a chegada do homem a lua.
Num total de 40 países, 1 bilhão ou bilhão e meio de telespectadores.

Elvis vestia um traje branco com uma águia americana, era sua mensagem patriótica a todas as nações. Nunca um artista teve tanta atenção quanto ele.

Sua voz e seu físico estavam em seu máximo, um dos maiores momento de sua carreira.

As entradas para o show do dia 14 e do ensaio geral em 12 de Janeiro, no qual foi produzido o video "Alternate Aloha Concert", não tinham preço estabelecido. Cada um pagou o que pode.
A venda dos ingressos e do merchandise envolvendo o evento, arrecadaram um total de $75.000 à ser destinado ao centro de luta contra o cáncer Kui Lee (Kui Lee foi um joven compositor havaiano que morreu de cáncer nos anos 30.)

Em cena com Elvis estavam a orquesta conduzida por Joe Guercio, os grupos vocais: J.D. Sumner & The Stamps, The Sweet Inspirations e Kathy Westmoreland (vocal soprano), Charlie Hodge (coros, guitarra e assistente de palco), James Burton (guitarra principal), John Wilkinson (guitarra rítmica), Jerry Scheff (baixo), Glen D. Hardin (piano) e Ronnie Tutt (bateria).

A trilha sonora foi lançada de imediato e chegou logo ao topo, permanecendo na lista com distintas posições durante 52 semanas.

A música tema nos nos créditos iniciais do show pertence ao filme de 1965, "Paradise Hawaiian Style", onde vemos Elvis chegando de helicóptero e saudando seus fãs.

As músicas interpretadas foram: iniciando com o tema de 2001 (o qual abria todos os concertos de Elvis), "See See Rider", "Burning Love", "Something", "You Gave Me a Mountain", "Steamroller Blues", My Way, "Love Me", "Johnny B. Goode", "It's Over", "Blue Suede Shoes", "I'm So Lonesome I Could Cry", "I Can't Stop Loving You", "Hound Dog", "What Now", "My Love", "Fever", "Welcome to My World", "Suspicious Minds", "I'll Remember You" (composição de Kui Lee), "Long Tall Sally"/"Whole Lotta Shakin' Goin' On", "An American Trilogy" (Elvis lança seu cinto ao público), "A Big Hunk O' Love" e "Can't Help Falling in Love" (Elvis lança sua capa ao público). O concerto durou 1 hora, incluíndo a publicidade. Depois do show Elvis voltou ao palco, sem público, para gravar cinco canções para a edição final: "Blue Hawaii", "Ku-u-i-po", "Hawaiian Wedding Song", "Early Morning Rain" e "No More". Foi acrescentado na montagem final dessas canções, paisagens havaianas..

Um pouco de história sobre os trajes de Elvis: Elvis disse a Bill Belew que gostaria que o seu traje, para este especial, falasse ao mundo - "América". Bill então dissa a Elvis que exceto a bandeira americana não lhe ocorria nada além da águia americana. Elvis respondeu que gostava da idéia. É assim que um das "jumpsuit" mais famosas tdo rei foi idealizada. Ela então se chamou "American Eagle", para o qual Bill desenhou uma grande capa, mas durante os ensaios, Elvis achou difícil de se movimentar, assim outra capa com as medidas habituais foi feita.

26 de Janeiro / 23 de Fevereiro de 1973

Elvis volta ao Hilton em Las Vegas.

Março de 1973

Elvis e o Coronel vendem para a RCA os direitos de todas as gravações até o momento.

4 de Abril de 1973

O especial "Aloha" é visto na televisão americana pela primeira vez.

Final de Abril de 1973

Elvis visita com seu show, mais oito cidades.

4-16 de Maio de 1973

Elvis volta a tocar no Sahara Hotel em Lake Tahoe, Nevada.

Maio de 1973

O diosco do concerto "Aloha From Hawaii" é o número 1 na listas pop da Billboard, o primeiro número 1 desde a trilha sonora do filme "Roustabout"( "Carrossel de Emoções" ) em 1965.
O "Aloha" também seria seu último album pop a chegar ao número 1 das listas.

20 de Junho/ 3 de Julho de 1973

Elvis segue em concertos.

Julho de 1973

Elvis volta a gravar algumas canções num estúdio de Memphis em Stax Recording Studio, sua primera
gravação em Memphis desde 1969.

6 de Agosto / 3 de Setembro de 1973

Volta ao Hilton em Las Vegas.

Outubro de 1973

Elvis e Priscilla vão ao juizado e seu divórcio é outorgado, eles continuariam sendo amigos. Priscilla ficaria com a guarda de Lisa Marie, mas não foi feita nenhum tipo de visitação estabelecida de forma legal, Elvis poderia ver sua filha sempre que quisesse.

15 de Outubro / 1 de Novembro de 1973

Elvis é hospitalizado em Memphis com pneumonia, pleuresía, inflamação do colon e hepatite. Elvis começa uma batalha com sua saúde e seu peso, tendo que depender dos medicamentos prescritos para esssas doenças.

Dezembro de 1973

Por uma semana Elvis volta a gravar em Stax Recording Studios, em Memphis.

26 de Janeiro / 9 de Fevereiro de 1974

Elvis volta ao Hilton em Las Vegas.

Março / Julho de 1974

Em Março volta a atuar no "Houston Astrodomo" e volta a bater recordes de público com seus dois shows.
Também em Março volta a cantar ao vivo em Memphis, onde não se apresenta desde 1961, foram quatro shows em dois dias, por causa da demanda de ingressos. Outro disco de sucesso, foi gravado em um dos shows de Memphis: "Elvis, Recorded Live On Stage in Memphis". O qual incluiria o terceiro Grammy ganhado por Elvis, a versão ao vivo de "How Great Thou Art".

Em Maio voltou a tocar no Sahara Hotel em Lake Tahoe, do dia 16 ao dia 26.

Ele volta a turnê em meados de Junho e descansaria em Julho.

19 de Agosto / 2 de Setembro de 1974

Elvis volta a Las Vegas. Ele se encontra com Barbra Streisand, ela lhe oferece o papel de protagonista em seu novo filme "A Star Is Born". Elvis fica muito contente em poder realizar um trabalho sério em Hollywood. Um de seus sonhos era se tornar um ator sério.
Mas de tanto estar de lá pra cá, saúde debilitada, suas atuações prejudicadas, ele por várias razões não realizou o trabalho.

27 de Setembro / 14 de Outubro de 1974

Elvis volta aos concertos e canta outra vez no Sahara Hotel em Lake Tahoe, do dia 11 ao dia 14.

Continuam os lançamentos de discos com sucessos moderado.

29 de Janeiro / 14 de Fevereiro de 1975

Elvis é hospitalizado outra vez por problemas de saúde.

Março de 1975

A canção, ao vivo, "How Great Thou Art" lançada no disco do concerto de Memphis, de 1974, ganha um grammy de melhor interpretação gospel. Este é o terceiro e último dos Grammys que ganhou, tendo sido indicado 14 vezes, uma delas depois de falecer.

Os três prêmios Grammy são por sua música gospel.

18 de Março / 1 de Abril de 1975

Volta ao Hilton em Las Vegas.

Abril / Julho de 1975

Elvis volta aos concertos de cidade en cidade.

18 de Agosto / 5 de Setembro de 1975

Elvis volta a Las Vegas, mas no dia 20 de agosto tem que cancelar todos os shows e ser hospitalizado em Memphis até 5 de Setembro.

Novembro de 1975

Elvis compra o "jato Convair 880" e faz seu primeiro vôo no jato "Lisa Marie".

2-15 de Dezembro de 1975

Elvis volta a Las Vegas, para fazer os shows cancelados em agosto.

31 de Dezembro de 1975

Elvis se apresenta em Pontiac em um concerto especial de fim de ano, para 62.500 pessoas.

Fevereiro de 1976

Elvis tem uma semana de gravações em Graceland.
A RCA manda uma equipe de gravações para a casa, as gravações seriam para el álbum "From Elvis Presley Boulevard, Memphis Tennessee", (o qual chega ao número 1 em Maio na lista country) e também o álbum "Moody Blue".

17-22 de Março de 1976

Elvis segue com os shows.

21 de Abril - 27 de Abril de 1976

Elvis segue com os concertos.

30 de Abril - 9 de Maio de 1976

Elvis volta ao Sahara Hotel em Lake Tahoe.

27 de Maio - 5 de Junho de 1976

Elvis faz mais shows.

25 de Junho - 5 de Julho de 1976

Elvis continua os concertos.

23 de Julho - Agosto de 1976

Turnê.

27 de Agosto - 8 de Setembro de 1976

Turnê.

14-27 de Outubro de 1976

E mais turnê.

29-30 de Outubro de 1976

Continua gravando em Graceland.

Início de Novembro de 1976

Elvis termina sua relação sentimental com Linda Thompson, começada em 1972.

Final de Novembro de 1976

Elvis conhece Ginger Alden, que seria sua companheira sentimental até sua morte.

24-30 de Novembro de 1976

Elvis segue com shows.

2-12 de Dezembro de 1976

Elvis volta ao Hilton em Las Vegas, pela última vez.

27-31 de Dezembro de 1976

Elvis finaliza seus concertos com outro especial de fim de ano em Pittsburgh, Pennsylvania.

12-21 de Fevereiro de 1977

Mais turnês.

23-30 de Março de 1977

Elvis segue com os concertos.

1-5 de Abril de 1977

Elvis é hospitalizado de novo em Memphis e os shows de 31 de Março à 3 de abril são cancelados.

21 de Abril - 31 de Maio / 1-2 de Junho de 1977

Elvis continua a turnê.

17-26 de Junho de1977

Elvis segue com os concertos. Os shows de 19, 20 e 21 de Junho são gravados pela RCA, para um disco ao vivo e uma gravação em video para um especial de televisão da CBS-TV, o especial foi chamado "Elvis in Concert". O qual foi transmitido pela televisão em 3 de Outubro, depois de sua morte. As cameras mostram a triste imagem de Elvis com seu estado de saúde debilitada, em seus dias finais, mas com sua poderosa voz.

26 de Junho de 1977

Um concerto em Indianápolis, no estado de Indiana, no "Market Square Arena" seria sua última atuação.

27 de Junho / 15 de Agosto de 1977

Elvis descança em casa e se prepara para as próximas apresentações em 1977.

16 de Agosto de 1977

Pouco depois da meia-noite regresa a Graceland, depois de ter feito uma visita ao dentista, naquela noite.

Durante a madrugadado dia 16, Elvis discute os últimos detalhes da turnê que començaria na noite do dia 17, estava com sua família e seus amigos. Ele voltaria voltaria para Portland, Maine, na noite do dia 16.

Elvis retirou-se para sua suite, em torno das 7 da manhã, e descançaria para o seu vôo dessa tarde.

Porém, naquela manhã Elvis Presley morreria de parada cardíaca. A notícia é anunciada por volta do meio-dia.

Em questão de horas o mundo se comoveu com a perda de um grande ídolo.

 

Essa biografia é uma livre tradução e adaptação
da home page oficial de Elvis Presley por Chuca da Paz.



Feliz é o rei que mantém soberano o seu reino, mesmo após a sua morte.
 
 

Topo da Página

 


Oficial Home Page

Elvis, Elvis Presley, Graceland, e todos seus produtos são marca registrada da Elvis Presley Enterprises,Inc.
Todos os direitos reservados.
Essa hp não tem fins lucrativos, nosso compromisso é exclusivamente em divulgar a obra e da vida de um artista que no nosso ponto de vista é impar sobre todos os aspectos.
Visite a home page oficial.

Chuca da Paz

 

Topo da Página