Corinthians: a história de um time vencedor

 

A história do Sport Club Corinthians Paulista começou na Europa, em 1887, quando surgiu no cenário inglês o Corinthian Football Club. O nome era uma homenagem à cidade grega de Corinto.

Vinte e três anos depois de ter sido fundado, esse time veio para o Brasil participar de alguns amistosos no eixo Rio-São Paulo e se saiu muito bem. As suas brilhantes vitórias sobre times paulistas e cariocas inspiraram o surgimento do time brasileiro.

Assistindo a uma dessas vitórias dos ingleses sobre o Palmeiras (não o mesmo Palmeiras dos nossos dias) por 2 a 0, Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Carlos Silva, Rafael Perrone e Anselmo Corrêa, operários do bairro do Bom Retiro, tiveram a idéia de criar um clube que fosse um fenômeno como o time inglês.

Reunidos em volta da luz de um lampião, no dia 1º de setembro de 1910, no velho bairro do Bom Retiro, os rapazes pensaram em chamar o clube de Santos Dumont ou Carlos Gomes. Mas, impressionados com os ingleses que excursionavam pelo Brasil, o grupo acabou optando por unanimidade pelo nome Sport Club Corinthians Paulista.

A primeira diretoria foi indicada e confirmada em outra reunião, na residência de Miguel Bataglia, o alfaiate que se tornou primeiro presidente do clube.

Como o grupo crescia rapidamente, os encontros do recém-criado Corinthians passaram a ser realizados em uma confeitaria, na rua dos Imigrantes, esquina da Cônego Martins: a primeira sede do Timão.

Consta que a primeira partida foi realizada no dia 10 de setembro, um sábado, contra o União da Lapa. O Corinthians perdeu de 1 a 0. No segundo jogo, contra o Estrela Polar, 2 a 0 para o Timão, com gols de Luiz Fabi (autor do primeiro gol da história corintiana) e Joaquim Ambrósio (o operário que teve a idéia de batizar a equipe de Sport Club Corinthians Paulista).

Em 1914, o Timão conquistou o seu primeiro título de campeão paulista. Detalhe: invicto. Sebastião, Fúlvio e Casimiro II, Pollice, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar, Aparício e Neco foram os integrantes do Quadro-Herói, um time de grandes.

No ano seguinte, o Corinthians não disputou o campeonato por conta de um desentendimento com a Liga Paulista de futebol. Com o Timão fora do páreo, o Germânia ganhou o título.

Em 1916, o Corinthians venceu o Germânia por 4 a 1, na festa realizada em prol da Beneficiência Espanhola. Com essa vitória, surgiu um movimento para que o time também enfrentasse o campeão da APEA, o Palmeiras. Mais uma vez o Corinthians vence por 3 a 0.

Três anos depois, por interferência de Alcântara Machado, o time arrendou um terreno na chácara da Floresta, na Ponte Grande. Ali, os corintianos tiveram sua primeira praça esportiva. Também foi o ano da primeira vitória do Corinthians no exterior, no Campeonato Sul-americano.

Em 1926, o time investe na compra do Parque São Jorge, que passou por uma série de reformas durante dois anos e foi inaugurado no dia 22 de julho de 1928. Na década de 40, o clube continua a ampliar sua atuação, comprando uma nova área do lado oposto da rua São Jorge. O conjunto de piscinas foi inaugurado nos anos 50. Em 64, fica pronto o ginásio de esportes. O Parque São Jorge, sede do clube até hoje, fica aproximadamente a dez quilômetros do centro de São Paulo e é considerado o maior clube da América Latina.

 

Voltar