trabalho de economia internacional






"O fenómeno da globalização no âmbito económico tem sido marcado principalmente pela intensificação das trocas comerciais e dos fluxos financeiros, pela multiplicação dos esforços de liberalização comercial e de integração económica, pela mundialização dos mercados e pela segmentação e internacionalização da produção.
A transformação dos métodos de produção, da concepção dos mercados e das relações económicas internacionais, fruto da globalização, criou assim oportunidades únicas para o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos povos, que têm vindo a ser utilizadas para atingir maiores níveis de crescimento.
Neste contexto, os nossos países têm conduzido programas de desregulação económica, privatização e liberalização do comércio internacional, os quais lhes permitiram beneficiar das oportunidades que a globalização oferece.
A integração regional é um instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condições para um maior crescimento económico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos.
A integração regional e a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos."



VIII Cimeira ibero-americana
Porto - 1998