Vídeos

The Smiths - The Complete Picture

The Complete Picture
  1. This Charming Man
2. What Difference Does It Make? (Top of the Pops)
3. Panic
4. Heaven Knows I'm Miserable Now (Top of the Pops)
5. Ask
6. The Boy With The Thorn In His Side (Top of the Pops)
7. How Soon Is Now?
8. Shoplifters Of The World Unite (Top of the Pops)
9. Girlfriend In A Coma
10. Sheila Take A Bow (Top of the Pops)
11. Stop Me If You Think You've Heard This One Before
12. The Queen Is Dead (curta-metragem incluindo The Queen Is Dead, There Is A Light That Never Goes Out e Panic)
   

Disponível também em DVD, esta compilação inclui clipes promocionais, aparições dos Smiths na TV inglesa, e até um curta-metragem dirigido pelo cineasta Derek Jarman para as músicas The Queen Is Dead, There Is A Light That Never Goes Out e Panic. The Complete Picture é a única fita de vídeo oficial da banda, mas não é tão completa assim, pois não inclui os clipes originais de The Boy With The Thorn In His Side (o primeiro vídeo clipe propriamente dito gravado pelos Smiths) e Shoplifters Of The World Unite. No lugar disto, a fita traz registros das músicas apresentadas em playback no programa de televisão Top of the Pops, da rede inglesa BBC. Infelizmente, também ficou de fora o clipe de I Started Something I Couldn't Finish (gravado no dia 18 de outubro de 1987); bastante parecido com o de Stop Me If You Think You've Heard This One Before, ele mostra Morrissey e sua legião de fãs pedalando pelas ruas de Manchester. Em Girlfriend In A Coma, imagens de Morrissey cantando são mescladas a trechos de The Leather Boys, um de seus filmes prediletos. O grande atrativo, porém, é How Soon Is Now?, o vídeo não-autorizado que acabou servindo como cartão de entrada dos Smiths nos Estados Unidos. Em 1984, eles ainda eram pouco conhecidos no país e, com o intuito de divulgá-los, a Sire Records (representante da banda na América do Norte) encomendou um vídeo para a música. A estratégia parece ter dado certo. O clipe de How Soon Is Now? foi o responsável pela tardia, embora bastante merecida, popularização dos Smiths nos Estados Unidos e, muito embora a banda tenha-se mostrado contrária a ele, estabeleceu-se como um clássico. Os primeiros segundos do vídeo, nos quais imagens de fumaça saindo de chaminés são embaladas pela arrepiante guitarra de Johnny Marr, já valem por si só a fita inteira.
 

Sheila Take A Bow
Sheila Take A Bow
Shoplifters Of The World Unite
This Charming Man
Girlfriend In A Coma
Girlfriend In A Coma
Acima: trechos dos clipes de Sheila Take A Bow (duas primeiras fotos), Shoplifters Of The World Unite,
This Charming Man e Girlfriend In A Coma
(duas últimas fotos).

Abaixo: no clipe original de The Boy With The Thorn In His Side (não incluso em The Complete Picture),
os Smiths aparecem tocando num estúdio fonográfico.
The Boy With The Thorn In His Side
The Boy With The Thorn In His Side
The Boy With The Thorn In His Side
The Boy With The Thorn In His Side
The Boy With The Thorn In His Side
The Boy With The Thorn In His Side


The Old Grey Whistle Test

1. Handsome Devil 2. Still Ill 3. This Charming Man
4. Pretty Girls Make Graves 5. Reel Around the Fountain
6. What Difference Does It Make? 7. Miserable Lie
8. This Night Has Opened My Eyes 9. Hand In Glove
10. These Things Take Time 11. You've Got Everything Now

Show apresentado em 7 de dezembro de 1983 no Assembly Rooms, localizado na cidade inglesa de Derby, e filmado pela BBC - uma das primeiras aparições dos Smiths na televisão. Morrissey brinca com sua pouca auto-confiança ao alterar os versos de What Difference Does It Make?, cantando "acho que posso confiar em mim", e pede silêncio à ruidosa platéia segundos antes de Pretty Girls Make Graves. Como costumava acontecer em vários outros shows dos Smiths, flores eram atiradas ao palco durante todo o concerto, mas desta vez a chuva de pétalas causou um ligeiro incidente. Morrissey é atingido no olho e forçado a abandonar o palco após os dois primeiros versos de Miserable Lie que, coincidentemente ou não, dizem "permaneça com a sua turma e eu permanecerei com a minha"; ele volta somente no final da canção, ao pedir "preciso de conselhos". Morrissey de fato não parece muito à vontade em sua primeira empreitada televisiva - até porque o final do concerto foi marcado por uma multidão de fãs invadindo o palco, obrigando a banda a encerrar o show prematuramente. O programa The Old Grey Whistle Test faz parte do acervo de alguns canais de TV a cabo brasileiros, tendo sido transmitido recentemente por aqui.


The South Bank Show

As filmagens de The South Bank Show, um documentário de 60 minutos produzido pela TV inglesa, iniciaram-se algumas semanas antes do fim dos Smiths, mas o programa só foi ao ar no dia 17 de outubro de 1987. A intenção original do diretor Tony Knox era narrar a ascensão dos Smiths ao status de banda cult e apresentar os futuros desafios e perspectivas que eles teriam pela frente. O inesperado fim da banda, no entanto, exigiu várias alterações de última hora, o que explica a súbita mudança no decorrer do filme. Trata-se porém da única falha em um documentário que traz entrevistas exclusivas com os Smiths, cenas inéditas e depoimentos de personalidades ligadas ao grupo, como radialistas, jornalistas, e até Viv Nicholson, a capa dos singles Heaven Knows I'm Miserable Now e Barbarism Begins At Home. O programa termina com uma intrigante, e quase apocalíptica, declaração de Morrissey: "Eu acho que este é mais ou menos o fim da estória. No final, a música pop vai morrer. As cinzas já estão ao nosso redor, se ao menos pudéssemos vê-las". The South Bank Show foi ao ar pela primeira vez em 1987, mas é até hoje reprisado por canais de TV brasileiros.


The Smiths - Rock Palast 1984

1. Hand In Glove 2. Heaven Knows I'm Miserable Now 3. Girl Afraid
4. This Charming Man 5. Pretty Girls Make Graves 6. Still Ill
7. Barbarism Begins At Home 8. This Night Has Opened My Eyes
9. Miserable Lie 10. You've Got Everything Now 11. Handsome Devil
12. What Difference Does It Make? 13. These Things Take Time
14. This Charming Man 15. Hand In Glove 16. Barbarism Begins At Home

  The Complete Picture pode ser o único vídeo oficial dos Smiths, mas existe também uma série de registros piratas da banda. The Smiths - Rock Palast 1984 é, por enquanto, o único que conheço. Gravado ao vivo na Alemanha, ele captura os Smiths em sua fase inicial e traz performances fenomenais de músicas de seus dois primeiros discos, principalmente. Barbarism Begins At Home, por ser uma música nova na época, aparece com o errôneo nome de The Crack On The Head na legenda. Juntamente com Handsome Devil, Still Ill e This Charming Man, ela está entre os momentos altos do show. Mas o melhor da fita são as exclusivas cenas dos bastidores, que acompaham a banda durante as pausas do show, dentro dos camarins e até na volta triunfal para o bis. Sem dúvida nenhuma, um concerto memorável.