Make your own free website on Tripod.com


1-O que é Colesterol?

O colesterol pode ser popularmente chamado de "gordura do sangue", e é uma substância vital para o metabolismo humano e perigosa para a saúde, pois está diretamente relacionado com os males do coração, o assassino número 1 nos países industrializados..

2-Porque o Colesterol é tão importante para a vida humana?

Porque ele entra para formar a membrana das células, entra na fabricação da bílis, na fabricação de hormônios sexuais, na fabricação da cortisona, da vitamina D. É ele também que estoca a nossa energia, etc...etc... Enfim, sem o colesterol o ser humano não sobreviveria.

 3- De onde provém o Colesterol que circula em nosso sangue?

Sabe-se que 70% a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado; o restante provém de maus hábitos de vida como o tabagismo, sedentarismo e a alimentação, sobretudo a de origem animal. 

4-Quais são os tipos de Colesterol? O que significa "Colesterol Total", "Bom Colesterol" e "Mau Colesterol"?

O colesterol que é uma cera que se transforma em gordura. Popularmente falando, existem vários tipos de colesterol circulando no sangue "empacotados" em envelopes de proteína, e como não se misturam com líquidos são insolúveis no sangue, precisando de pegar uma "carona" para cumprir as suas funções. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total".  A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. Um determinado tipo dessas embalagens é potencialmente perigoso -a LDL, a sigla em inglês para "Lipoproteína de Baixa Densidade" ou "Mau Colesterol"  que em excesso está relacionada a uma maior incidência de ataques cardíacos pelo acúmulo de placas de gordura (ateromas) nas artérias e conseqüente entupimento das mesmas.

O outro tipo de embalagem de colesterol é chamado de HDL (HDL- high density, ou alta densidade), ou ainda "Bom colesterol". Trata-se de uma substância benéfica produzida pelo fígado e que cumpre o papel salutar, a exemplo de um caminhão de limpeza urbana, de coletar porções de LDL encontradas em excesso no sangue, levando-as ao fígado, onde são novamente processadas e eliminadas do organismo. Porém nem sempre essa limpeza é possível, já que as porções de LDL na corrente sanguínea se tornam avassaladoras, pela ingestão desmesurada de alimentos com colesterol ou então por "Hipercolesterolemia Familiar" uma doença hereditária.

Um dos maiores problemas para o controle das doenças do colesterol é que a pessoa não sente qualquer alteração por muito tempo. Quando o problema cardíaco se manifesta, a pessoa já esteve exposta durante décadas a níveis elevados de colesterol. Não se pode afirmar que todos os infartados tenham colesterol elevado. No entanto, quem tem níveis muito altos corre mais riscos de ter um infarto e quem já tem algum comprometimento nas coronárias piora ainda mais, quando o colesterol está elevado.

 

SAIBA COMO O COLESTEROL AGE NAS ARTÉRIAS DO CORAÇÃO

 

 

 

5-Quais os níveis corretos de Colesterol Total, de Bom Colesterol e de Mau Colesterol?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais são-: 

Colesterol Total - Até 200mg/dL de Sangue - Normal          De 201 a 239 mg/dl - Limite           Acima de 240 mg/dl - Elevado

Mau Colesterol(LDL) - Até 130mg/dL Sangue - Normal          De 130 a 159 mg/dl - Limite          Acima de 160 mg/dl - Elevado

Bom Colesterol(HDL)- acima de 35mg/dL de sangue. 

6-O que fazer para que estes níveis se mantenham normais?

O nosso organismo é responsável por 70 a 80 % do equilíbrio correto dos níveis de colesterol, 20 a 30 % depende de alimentação e de exercícios. Quanto a alimentação, o perigo está em duas grandes fontes. Uma delas são os alimentos ricos em colesterol propriamente dito. Ele está presente em produtos de origem animal: carne vermelha, gema de ovo, pele de aves, frutos do mar, laticínios, peixes gordurosos. A outra: as Gorduras Saturadas (os ácidos graxos saturados), que também aumentam o nível de colesterol no sangue. São encontrados principalmente nos alimentos de origem animal, como manteiga, gordura de carnes e do leite. Mas algumas gorduras vegetais também são saturadas, como óleo de coco, de babaçu, azeite dendê. Também têm gordura saturada o coco e o chocolate. Portanto, para reduzir os níveis de -: Colesterol Total e Mau Colesterol, reduza o consumo dos alimentos com colesterol (os de origem animal) e com gordura saturada.

Até alimentos "inocentes" como o leite devem ser ingeridos com cautela por pessoas que sofrem de problemas nas coronárias (artérias que irrigam o músculo cardíaco). Os especialistas recomendam que a quantidade de gordura na dieta fique em 30% do total de calorias ingeridas no dia. Se uma pessoa necessita e come 3.000 calorias por dia, as gorduras devem gerar apenas 900 dessas calorias. Cada grama de gordura produz 9 (nove) calorias. Assim, essa pessoa pode comer até 100g de gordura por dia. Cada copo de leite de vaca integral de 250 ml tem cerca de 10g de gordura e pessoas com colesterol elevado só devem tomar leite desnatado.

Além de comer corretamente, procure fazer exercícios aeróbicos (andar, correr, pedalar, nadar, etc) todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana, durante 40 a 50 minutos cada vez.

DIETA SAUDÁVEL PARA SEU CORAÇÃO

Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Aipo

Couve-de-bruxelas

Laranja (parte branca)

Ameixa-preta

Couve-flor

Mamão

Amora

Damasco

Mandioca

Azeite de Oliva

Ervilha

Pão integral

Aveia

Farelo de aveia

Pêra

Cenoura

Farelo de Trigo

Pêssego

Cereais integrais

Feijão

Quiabo

Cevada

Figo

Vegetais Folhosos

 

Alimentos Ricos em colesterol a cada 100 gramas (em mg)

Bacon - 89 

Lingüiça - 123

Banha de Porco - 243  Lombo de Porco - 98,7

Bolo com Manteiga - 156 

Manteiga - 262

Cação - 250 Marisco - 196

Camarão - 124

Molho de Soja - 193

Carne de Boi Magra - 123 Óleo de Amendoim - 103

Carne de Boi Gorda - 289

Óleo de Fígado de Bacalhau - 172

Carne de Frango - 113 Óleo de Oliva - 97
Carne de Porco - 198 Ovo Inteiro - 463
Carne Seca - 86,9 Pizza c/ Queijo - 83
Coração de Frango - 127 Presunto Gordo - 105
Dobradinha - 96 Queijos amarelos em Geral (média) - 140

Gema de ovo - 1.500

Sardinha em Lata - 356