ARTIGOS DE RADIOAMADORISMO BRASILEIRO

INTERFERÊNCIA EM TV

T.V.I. AO CONTRÁRIO

Autor do artigo: Mário Keiteris - PY2MXK

e.mail =py2mxk@arrl.org

home page = http://www.RadioLink.net/py2mxk


  • Publicado no Jornal
  • Radioamadorismo & Faixa do Cidadão nº 39- ano V - pg. 2


    Jornal

    Radioamadorismo & Faixa do Cidadão


    INTERFERÊNCIAS EM T V - T V I

    TVI - AO CONTRÁRIO

    O feixe eletrônico de um tubo de imagens do receptor de televisão varre a tela a razão de 15.750 vezes por segundo, utilizando nesta função (varredura Horizontal), uma forma de onda muito rica em componentes armonicos.

    Os armonicos tem uma amplitude apreciável na ordem de 30 Mhz., e são irradiadas pelo receptor de televisão, sendo que estas irradiações ocasionam interferências indesejáveis nos receptores de rádio dos rádio-operadores amadores e nos receptores de uso domestico.

    Nos receptores de televisão contemporaneamente foram tomadas medidas para suprimir este tipo de irradiação. Esta interferência toma a forma de sinais bastante instáveis modulados com C.A., de 60 Hz. e espaçados a cada 15.750 Hz..

    Os estudos nos tem demonstrado de que a irradiação proveniente de um televisor interferente se produziria principalmente segundo 3 modalidades diferentes, em ordem de sua importância :

    1º- A partir da linha de C.A., através de acoplamentos parasitas para os circuitos de varredura.

    2º- A partir do circuito de antena, para acoplamento parasitas similares.

    3º- Diretamente do tubo de raios catódicos e das conecções de verredura.

    A irradiação pela linha elétrica pode a miúdo ser reduzida derivando capacitivamente ao chassis a linha de entrada, sendo que este remédio não garante a totalidade da supressão, porém os televisores atuais já adotam esta providencia.

    A irradiação pela antena se suprime intercalando um filtro passa-altas na entrada do receptor de televisão. Já a irradiação direta requer blindagens das conecções de alta tensão.

    Em alguns receptores de televisão atualmente já estão adicionadas derivações capacitivas, no circuito de varredura. É possível reduzir consideravelmente interferências em receptores de rádio dos rádio-operadores melhorando as instalações da estação e os princípios gerais são :

    Usar uma boa antena, instala-la tão longe quanto seja possível das redes elétricas domiciliares, usar uma linha de transmissão blindada bem eficaz como o cabo coaxial e balanceado através de um balum, com o seu condutor externo aterrado através do transmissor, para garantir que não haja recepção espúria pelo cabo. Estas medidas melhoram consideravelmente a relação sinal/ruído, o que já justifica plenamente.


    telefone (011) 6944-03-45 SP. Cap.

    e.mail = mariokeiteris-py2mxk@mailcity.com

    e-mail = py2mxk@arrl.org

    site internet = http://www.RadioLink.net/py2mxk

    Autor do artigo : Mário Keiteris - PY2MXK

    Sobre o autor do artigo: Além de escrever artigos para a Revista e Jornal Radioamadorismo & Faixa do Cidadão é ex-diretor de Cursos da antiga Labre SP., é autor do livro Radioamadorismo : Hobby? ou Ciência! e outras obras relativas ao radioamadorismo,bem como das Apostilas de preparo para exames no Ministério das Comunicações, doadas na época para a Labre S.P., comercializa-las. É Co-Autor da Apostila para Exame de Técnica e Ética operacional de 1.996 da Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em São Paulo também é SUPPORT MEMBER da L. R. M. D. Associação dos Radioamadores da Lithuania.

    ( e.mail = mariokeiteris-py2mxk@mailcity.com )

    Livro de RECADOS para o Autor

    Return to top


    veja a página de manutenção de transceptores Click aqui


    veja o site do livro

    Radioamadorismo Hobby? ou Ciência! Click aqui