Make your own free website on Tripod.com
Linhas de Financiamento

O sistema financeiro brasileiro é bastante desenvolvido, havendo diversas modalidades de financiamento à disposição dos interessados. O Rio Grande do Sul dispõe do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL, uma das maiores instituições financeiras do país. Opera também no Estado, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE. Ambas instituições são bastante ativas no que diz respeito ao financiamento de novos investimentos. BANRISUL e BRDE são agentes repassadores de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

As principais linhas de financiamento existentes são:

  • BNDES Automático - até R$ 7 milhões
  • FINEM - acima de R$ 7 milhões
  • BNDES - exim - sem limite

 

As duas primeiras linhas de financiamento são destinadas a novos investimentos, inclusive na compra de novas máquinas ou equipamentos de fabricação nacional, importação de equipamentos, leasing de equipamentos nacionais e capital de giro.

Para o BNDES Automático, deve-se encaminhar solicitação para as instituições financeiras credenciadas, no caso do Rio Grande do Sul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE.

Já para a obtenção do FINEM, o pedido pode ser feito às duas instituições ou ao próprio BNDES. No caso da linha de financiamento BNDES- exim, a solicitação deve ser feita somente às instituições credenciadas.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais - SEDAI, coloca-se à disposição dos investidores, podendo atuar como articulador de negociações entre empresas e sistema financeiro, de modo a imprimir, desta forma, maior agilidade ao processo de instalação da empresa no Estado.