ARCANOS MAIOR

O Tarô é uma Arte Milenar que exige um alto grau de dedicação,
disciplina e intuição para o seu aprendizado. É bem verdade que
pessoas com intuição muito apurada são as mais capazes de executar
a Arte desse baralho instintivamente e com muito sucesso.
Mas teoricamente, isso pode ser praticado por qualquer pessoa,
através do estudo sobre a descrição das cartas e seus significados.
Isso a tornará capaz de compreender e ler o baralho.
Apesar de muito popular em nosso povo, a Sabedoria dos Arcanos é
o mais desconhecido segredo dos Conhecimentos Herméticos, pois através
deles todas as combinações são realizadas e as perguntas encontram
respostas claras.
Há quem atribua uma origem egípcia ao Tarô, mas eu digo que seus
verdadeiros autores, ou melhor, primeiros recebedores dos Grandes
Mistérios dos Arcanos Maiores foram, na realidade, os hindus.
Mais especificamente, a tribo da qual meu povo é descendente direto.
Que fique bem claro que tal afirmação não pretende em nenhum momento
menosprezar ou diminuir a grande contribuição dos egípcios e outros
povos para com esta Arte.
Neste capítulo, não apresento um curso prático de Tarô, mesmo porque
o espaço seria insuficiente. Apresento, sim, algumas Simpatias
realizadas através dos Arcanos Maiores.

PARA DESENVOLVER UM ATRIBUTO DO LOUCO

Mais conhecido como o Bobo, este Arcano é a figura de um jovem que usa roupas coloridas, que lembram um bobo da corte. Carrega em seu ombro direito uma trouxa de roupas pendurada em uma vara, a qual significa a força de sua vontade. A bagagem são suas experiências anteriores e caminha livremente para um futuro incerto. A carta simboliza liberdade e juventude. Todos temos um pouco do louco em nós, mas muitas vezes a bagagem que carregamos de experiências passadas, por terem sido frustrantes, impedem-nos de viver com alegria o momento presente. Neste caso, escreva em um papel branco e virgem as seguintes palavras: "a bobeira do bobo". Acenda uma vela azul-celeste e, enquanto queima esse papel nas suas chamas, peça a Deus que lhe dê o discernimento e a força necessários para apagar as marcas do passado infeliz em seu coração. Faça isto uma semana seguida, sempre no mesmo horário.

PARA DESENVOLVER O MAGO

Este Arcano representa a busca superior, a procura da verdade de cada um, através de sua própria capacidade e da força do seu Eu Interior. O Mago está em pé, diante de uma mesa sobre a qual se encontram a taça, o punhal e a moeda. O bordão está em sua mão esquerda. O seu chapéu tem a forma de um oito, o infinito. Capaz de manipular criativamente os objetos a sua disposição, ele tem tudo para chegar ao sucesso em pensamentos, palavras e ações. Para desenvolver este atributo, você deve escrever a palavra que nomeia o Arcano em um pedaço de tecido branco, colocá-lo dentro de uma taça e queimar sobre ele uma vela da mesma cor. Disponha a taça juntamente com um punhal e uma moeda sobre uma mesa como no desenho da carta, mas segure a varinha com a mão direita, abrindo assim um canal para receber em seu ser a Energia Criadora Divina através do Mago.

PARA ENTRAR EM CONTATO COM A GRANDE SACERDOTISA

Sentada no interior de seu templo encontra-se a Grande Sacerdotisa. Segura em suas mãos o Livro da Sabedoria, que contém todos os Grandes Ensinamentos Esotéricos. Ela é a personificação da energia feminina no Universo. O templo é cada ser, o seu corpo é o Lugar Sagrado em que habita a Sacerdotisa. O que significa dizer que todos trazemos no íntimo a Grande Sabedoria, mas como a própria carta indica, é possível e muito provável que não saibamos como ter acesso a esse conhecimento e muito menos como transmití-lo aos nossos semelhantes. Queimar um incenso de sândalo e manter-se sentado com os olhos cerrados, procurando não pensar em nada por alguns minutos, desperta a consciência latente. Faça isso diariamente.

PARA AS MÃES

A Imperatriz é uma mulher de aparência resoluta e determinada, capacitada para pôr em prática seu conhecimento. De espiritualidade muito elevada, representa também a maternidade. As mães ciganas usam queimar um incenso de rosas sobre a foto ou o nome de seus filhos. Quando fazem isso, pedem e recebem todo o amor, a força e a sabedoria necessárias para criá-los da maneira mais acertada.

PARA CONTATAR O IMPERADOR

Este Arcano é um homem maduro, seguro de si e de sua posição elevada. Despretensioso e sábio, não ostenta suas riquezas, mas permanece sentado confortavelmente sobre o trono de seus domínios. Ciente de seu talento e responsabilidades, sente-se muito à vontade e poderoso com relação a sua própria vida. Para desenvolver os atributos do Imperador, sentindo-se capaz e determinado na realização de seus projetos, realize esta Simpatia. Acenda uma vela de cor amarelo-ouro e pule sobre ela da seguinte maneira: de Norte para Sul, Sul para Norte, Leste para Oeste, Oeste para Leste.

PARA OUVIR O HIEROFONTE

O Grande Sacerdote é um homem maduro, que segura em sua mão direita a Cruz Tríplice, símbolo de quem atingiu os mais altos degraus do Poder. Atrás de seu trono podemos observar duas colunas que simbolizam o Livre Arbítrio, do qual Deus dotou todos os homens. Trata-se da dualidade do ser ou não ser. Muitas vezes em nossa vida nós nos sentimos inseguros e incertos quanto ao passo seguinte. Não sabemos muito bem o que escolher e nem mesmo como agir. Através de uma conversa silenciosa com este Arcano, podemos descobrir qual decisão é mais acertada para a questão duvidosa e complicada que se apresenta e como fazer para estar em acordo com a Grande Lei. Acenda uma vela azul-marinho em um local que considere Sagrado. Sente-se sobre os calcanhares e observe a chama por alguns momentos. Permaneça com a atitude mental de humildade para escutar em seu coração os conselhos do Grande Sacerdote.

PARA O AMOR

Um jovem casal troca juras de amor na presença de um sacerdote, enquanto o Sol irradia sua luz e um Cupido aponta a flecha encantada na direção deles. O Arcano simboliza tudo o que é essencial na realização de um amor verdadeiro. Para viver eternamente feliz ao lado da pessoa que ama, em um pedaço de madeira escreva o nome do Arcano: "Os Amantes". Ao lado direito, escreva a inicial de seu nome; ao lado esquerdo, a inicial da pessoa que ama. Sobre essa madeira acenda uma vela cor-de-rosa e outra azul-celeste e coloque também uma taça contendo pétalas de rosas secas. Depois que as velas terminarem de queimar, faça um chá com as pétalas e tome na companhia do ser amado. Esse momento contribui para selar a união entre vocês.

PARA CONQUISTAR O TRIUNFO

O Carro configura as correntes materiais que levam o homem ao seu destino. Um conquistador o dirige e seu futuro deverá ser triunfal, mas a carta também indica percalços e dificuldades durante a jornada. Ele supera todos os obstáculos e caminha para a vitória. O Arcano mostra que os dois cavalos que puxam o Carro insistem em tomar direções contrárias, dificultando o andamento. Como na vida de qualquer homem, o condutor necessita de energia e firmeza para seguir adiante e conquistar seu objetivo. A pessoa que quer obter a determinação que este Arcano abriga, deve apanhar um fio da crina de um cavalo, com ele envolver uma vela vermelha e acendê-la num lugar descampado, exatamente à meia noite da primeira sexta-feira do mês.

PARA QUESTÕES COM JUSTIÇA

Este Arcano é uma figura feminina forte e resoluta, convicta da sua imparcialidade. A Deusa da Justiça segura uma balança em sua mão esquerda e uma espada de dois gumes na direita. Todo o simbolismo indica a capacidade de agir conforme o direito, o justo. A carta denominada A Justiça representa dignidade, integridade e equilíbrio. Para desenvolver tais qualidades em seu ser, exatamente ao meio-dia escrever o nome da carta em um tecido negro e sobre ele acender uma vela da mesma cor. Caso esteja com algum problema judicial em andamento, além da vela negra deve acender também uma vermelha, no momento do pôr do Sol. E se está sendo injustiçado por alguém, deve acender igualmente a vela negra ao meio-dia e uma vela branca à meia-noite.

PARA INICIAR-SE NOS MISTÉRIOS MAIORES

Apoiado em seu bordão, um cajado, O Eremita caminha solitário, trazendo em sua mão direita uma lâmpada acesa, que significa o conhecimento profundo das Ciências Ocultas. Segue pelo caminho da Iniciação nos Mistérios Cósmicos, Superiores e Sagrados. O Arcano sugere:

"Recolhe-te ao teu interior e retira de lá o que tu tens de melhor. As respostas para as tuas perguntas estão no fundo do teu coração". Guardião do Tempo, ele transmite a Sabedoria Antiga, proporciona ao homem o fecundo encontro com sua Verdade Interior, iniciando-o nos Mistérios Maiores. Para obter tal benefício, corte uma batata em quatro partes, esfregue uma na sola do pé direito, uma na do esquerdo, uma na palma da mão direita, outra na da esquerda. Acenda uma fogueira e asse as partes da batata. Comê-las depois, observando atentamente as chamas.

PARA SE BENEFICIAR DA RODA DA FORTUNA

O Arcano revela o eterno movimento do universo em constante mutação e o fluxo dinâmico da vida humana. A Roda é o constante girar de um círculo infinito, sem começo e sem fim. Estende-se em voltas contínuas que oferecem vida e morte, alegrias e tristeza, azar e sorte, desgraça e felicidade. A ascensão e queda simultâneas sugerem evolução e involução no rumo do destino e da fortuna. Mas a Esfinge que repousa no topo da Roda, provida de asas, Espada e Coroa indica o princípio da estabilidade, através da qual podemos romper com o eterno retorno cíclico e encontrar definitivamente o equilíbrio Esta carta relaciona-se também com o aspecto material do homem e quem quiser alcançar a estabilidade financeira na vida deve realizar esta Simpatia. Procure uma roda d'água. Acenda na margem do rio uma vela preta e uma vela branca. Permaneça sentado ao lado das velas, observando ora a água ora o fogo. Quando as velas tiverem queimado até a metade, jogue a branca dentro do rio e a outra deixe que se queime até o fim.

PARA TER A FORÇA

Uma jovem de fisionomia serena e leveza de gestos, domina um leão sem usar de força física, o faz através da força interior. O leão representa forças e influências exteriores perigosas, o que sugere cautela com as palavras dos outros. Ela também usa um chapéu em forma de oito, simbolizando a força eterna e constante, o equilíbrio entre a força física e mental. Embora retratada por uma figura feminina, a carta da força representa todos os homens e as vitórias que podem obter por meio do poder de seus ideais e convicções, por meio da força de vontade, aliada à tenacidade e perseverança. Quem deseja desenvolver o atributo da força, deve se dirigir a um local que seja rio ou mar, ainda de madrugada para que quando o sol surja no horizonte você já esteja sentada à margem da água e desta forma acenda uma vela alaranjada.

PARA MOMENTOS DE APURO

A carta do Enforcado é a décima segunda lâmina do Tarot e traz um homem pendurado pelas pernas à uma viga de madeira, sustentada por dois pilares que sugerem a forma de uma forca. Os olhos abertos indicam que o rapaz está consciente de sua situação, os pés amarrados por cordas e não por correntes indicam que os aspectos negativos podem ser transmudados em positivos. Quando estiver atravessando um momento difícil em sua vida deve voltar sua mentalidade para o Arcano O pendurado e embora sejam necessários esforços para que se possa alcançar a solução, o arcano irá te ajudar e resolver seu problema através desta simpatia. Acenda uma vela branca, uma lilás, uma amarela e uma azul, mantenha s três em um mesmo prato raso e enquanto olha fixamente para as chamas que produzem, procure não pensar em nada, pois a solução do seu problema está sendo gravada em seu inconsciente.

PARA ENCARAR A MORTE

Muitas pessoas, inconscientes da ignorância de seu ato, passam a vida temendo a morte e acabam na verdade aproveitando muito pouco da estadia aqui na Terra, pois evitam quase tudo por medo de morte prematura, de pouco adianta, nada pode impedir que a Dama de Negro venha buscar a todos. Na verdade a carta número treze do Tarot é mais positiva do que se possa imaginar, não significa como muitos pensam o falecimento próximo, mas sim momentos em que se pode romper definitivamente com o passado e projeta um futuro de renascimento. Quem deseja tomar um novo rumo na vida precisa primeiro morrer com seu passado, este arcano te ajuda nesta difícil tarefa. Inicie a simpatia exatamente à meia-noite de qualquer dia, acenda uma vela preta e outra branca, juntamente com um incenso de âmbar. Sente-se e faça uma lista das coisas que desejaria deixar enterradas para sempre no passado, é sua grande oportunidade de mudança na vida, coloque tudo o que não quer mais. Terminando de escrever a lista deve queimar o papel na chama da vela preta e na chama da vela branca, deve queimar um papel branco que não tenha nada escrito.

PARA ADQUIRIR TEMPERANÇA

Este Arcano é extremamente positivo e indica boa ventura e bom senso. A temperança é representada por um Anjo alado que segura dois vasos em suas mãos, dos quais flui a essência da vida. a passagem do liquido de um vaso par outro, sem nunca derrubar nenhuma gota, simboliza grande disciplina e leveza da alma. Inspirando coragem e benevolência, o Anjo da Temperança é figurado em um ambiente aberto que nos permite atrás do anjo os arbustos que representam as oportunidades ilimitadas que se pode vir a vivenciar quando se obtém uma combinação bem sucedida entre passado, presente e futuro. Para vibrar na sintonia desta carta do Tarot deve realizar a seguinte simpatia: acenda uma vela verde e amarre uma linha da mesma cor no pulso direito, quando a linha arrebentar sozinha, a magia começará fazer efeito.

PARA ENFRENTAR O DIABO

Embora fujamos do diabo igual o próprio foge da cruz, a verdade é mais hora menos hora todos somos colocados frente à frente com nossos demônios pessoais e neste momentos não devemos nos deixar sucumbir pelas forças do mal. É licito lutar com todas as armas neste combate e se for esperto irá lançar mão desta simpatia. A carta do Diabo significa todo tipo de maléficas influencias, mostra a figura de um demônio com chifres e asas de morcego. Sobre um pedestal ele segura em uma das mãos uma tocha apagada, o que simboliza destruição e trevas, sofrimento e dor, na outra mão mantém uma espada levantada para mostrar o poder de sua magia negra. Duas figuras com aspecto demoníaco estão amarradas ao pedestal, o uso de cordas e não de correntes, demonstra que embora estejamos acuados pelo mal, a situação pode ser transmudada e os nós removidos por meio da determinação e força de vontade. Jamais podemos nos esquecer que somos filhos de Deus Pai Todo Poderoso e Ele não nos abandonará em maus lençóis se pedirmos sua ajuda com fé. Para exorcizar seus próprios demônios, deve acender treze velas brancas formando um círculo no chão, deve deitar-se de bruços dentro deste círculo, segurando na mão direita um crucifixo e pedia a proteção dos Céus por meio de uma oração conhecida no mundo todo, o Pai-nosso.

PARA AFASTAR A MÁ SORTE

Uma Torre alta com telhado em forma de coroa é violentamente atingida por um raio de sol, o raio destrói a torre completamente e entre os destroços um homem e uma mulher vão à ruína completa. Construída de tijolos, a torre tem três janelas, uma sobre outras duas, o que simboliza a percepção limitada de seus ocupantes. O arcano número dezesseis do Tarot é uma carta que simboliza catástrofes e perdas em seus desenhos figurativos, mas através desta simpatia poderá utilizar sua energia para transmudar o azar em boa sorte. Escreve o nome do arcano em um papel preto e numa noite de lua cheia, acenda uma vela branca e queime o papel em suas chamas, desta forma está queimando a má sorte e transformando-a em boa ventura.

PARA BRILHAR A ESTRELA

Este arcano traz a estampa de uma Estrela, a luz que guia o caminho dos mortais. Uma donzela de expressão satisfeita e esperançosa, apoiada sobre um dos joelhos, derrama em um lago os fluídos da vida contidos em dois lindos vasos, a imagem sugere o despertar de novas idéias. Acima da virgem nua, paira a Estrela, ladeada por sete estrelas menores que espalham luz sobre a Terra. Pássaros, flores e borboletas, estão ao alcance das mãos, simbolizando o despertar de uma nova vida e promessas de realizações. O homem que realizar esta simpatia terá a oportunidade de fazer brilhar sua própria estrela e desta forma iluminará seu caminho e alcançará tudo que almeja. para isso deve acender uma vela branca sobre o desenho de uma estrela e quando terminar de queimar deve enterrar o desenho próximo à margem de um rio ou lago.

PARA TRABALHAR A FORÇA DA LUA

Na figura do arcano, a Lua despeja em gotas sua influência, dois cães uivam para ela que emite alternadamente raios dourados e prateados, revelando o conflito entre boas e más influências. Sob a influencia do céu, reside o homem, em duas torres que avistamos na paisagem. Uma lagosta escondida num lago, espera o momento certo para atacar sua presa, o que revela que podem existir uma grande quantidade de influências exteriores com intenções prejudiciais. Carta de significado dualístico, a Lua representa fertilidade, transparência e imaginação criadora, mas por outro lado, adverte o perigo de inveja e falsidade. A simpatia serve para harmonizar as energias de uma pessoa, realça os aspectos positivos da carta e protege contra inimigos ocultos. Em uma sexta-feira de lua cheia deve acender uma vela branca para a lua e pedir que ela afaste os inimigos do teu caminho e te cubra com as suas bênçãos benditas.

PARA ENERGIZAR-SE COM O PODER SOLAR

O sol sempre foi um símbolo benéfico, o arcano trás um sol resplandecente em forma de rosto a emitir seus raios dourados sobre duas crianças que se abraçam em frente a uma parede, a quase nudez das pequenas criaturas, significa pureza de alma. A parede, representa os acontecimentos passados e esforços físicos e espirituais que foram empreendidos para chegar-se aonde está. Energias poderosas e positivas fluem do astro rei e banham a Terra com graça, penetrando em todos os seres vivos que estejam aptos a captá-las. O arcano é símbolo do prazer e da alegria de viver, a claridade da luz extingue o poder das trevas e livra de todo o mal. Para obter tais favorecimentos para sua vida pessoal, deve acender uma vela branca exatamente ao meio-dia e ficar recebendo diretamente as energias solares até que a mesma termine de queimar.

PARA SER SALVO NO DIA DO JUÍZO FINAL

O arcano de número vinte chama-se O Juízo e simboliza o caminho espiritual de um ser, quem deseja obter a graça da salvação, deve realizar esta simpatia. Acenda uma vela dourada e peça a Deus a graça da salvação no dia do juízo final.

PARA TRABALHAR O ARCANO DO MUNDO

Acenda vinte e duas velas brancas num dia de sol forte e ofereça ao Arcano que te fará bem aventurado neste mundo.

Envie por e-mail

Seu e-mail:

Seu nome:

E-mail do destinatário:







Simpatias Cigana