SIMPATIAS FEMININA II.

PARA A SERENIDADE

A beleza de uma madona, num quadro pintado por um artista da Renascença, nos conduz imediatamente a perceber o estado de serenidade captado pelo pintor. A beleza nesse contexto resplandece, a pele parece ter luz própria e ganhar a maciez do cetim. Os olhos brilham intensamente e não há rugas ou marcas na face para quebrar essa harmonia. Se mudarmos rapidamente de contexto, passando desse rosto sereno para um rosto cheio de ódio, colérico, embrutecido pela raiva, percebemos o quanto a serenidade significa para a beleza. Para obtê-la, durante o período da Lua Cheia molhamos um pano branco com leite morno de cabra, aplicamos no rosto e ficamos olhando para a lua. Repetir a compressa até o leite esfriar, depois lavar a pele com água fria abundante e sabonete neutro.

PARA UMA BELEZA RESPLANDECENTE

Certas ciganas tem no rosto um tipo diferente de magia, que une o brilho do olhar com um resplendor que passa pela sua pele e parece avançar pelas raízes de seus cabelos. Além de todos os cuidados normais com sua beleza, há uma simpatia antiga, para ser feita durante uma tempestade. Se um raio cair nas proximidades e você perceber, antes que aconteça o estrondo do trovão, abaixe-se, molhe as duas mãos na água da chuva e passe-as pelo rosto.

PARA CULTIVAR A BELEZA

O sol não apenas proporciona luz e calor ao nosso planeta como também é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da vida sobre a face da Terra. Todo esse conjunto de benefícios pode e deve ser aproveitado por qualquer pessoa em benefício próprio. Para as mulheres, o sol pode oferecer aquele brilho que seus cabelos precisam, a saúde que a pele necessita e a disposição que o corpo carece para se manter em forma. E tudo isso é obtido de graça. Basta que toda manhã, tão logo o sol surja, você lave o rosto e, com ele ainda molhado, fique de frente para o sol até que a água seque. Observação: Esta simpatia deve ser feita logo após o nascer do sol e no máximo até às 9:30 horas. Ao fazê-la, manter os olhos fechados todo o tempo para evitar danos. Jamais olhar o sol diretamente sem a devida proteção.

PARA FORMAS PERFEITAS

Traços harmoniosos de rosto, graciosidade de movimentos, simpatia e personalidade cativante são elementos importantes na beleza de uma mulher, mas estará incompleto se ela não tiver formas perfeitas. Hoje em dia, com tanta comida industrializada disponível, é fácil se deixar encantar pela atração da geladeira e perder facilmente a linha. Para impedir isso e ao mesmo tempo se empenhar para manter as formas dentro das medidas, as ciganas cortam uma forquilha de um galho de tronco branco, tiram a casca e colocam-na na cabeceira da cama, presa à parede. As duas pontas devem ficar voltadas para baixo e a haste única voltada para cima. Sempre que for se deitar, colocar a forquilha sob o colchão.

PARA EVITAR EXCESSOS

Um dos maiores inimigos da beleza feminina são os excessos de qualquer natureza. Fumo, álcool, comida, estresse e uma porção de outras coisas podem prejudicar tanto quanto sexo e coisas prazerosas em excesso. O corpo humano tem um limite de resistência, a partir do qual se ressente profundamente e um dos primeiros sintomas disso se reflete na pele. Controlar esses excessos pode ser uma coisa difícil, se você não puder contar com a ajuda de talismã adequado. Nós, ciganas, ainda na adolescência, no período da Lua Cheia que se segue à chegada da nossa primeira menstruação, pegamos um anel de ouro e o deixamos enterrado num local úmido, onde haja luar toda noite. No dia seguinte ao último dia da Lua Cheia desenterramos, limpamos com um pano molhado e começamos a usar esse anel imediatamente.

PARA CONVIVER COM A VELHICE

Velhice, para nós, não significa fim da vida, mas apenas mais uma etapa dela. O que importa é termos energia e disposição para enfrentá-la, sempre com alegria e prazer. Conviver com a velhice é um segredo que se aprende com o tempo e que tem numa simpatia seu mais poderoso aliado. Uma cigana jamais deixa uma abelha se debater contra uma vidraça. A qualquer preço irá cuidar para que o inseto ganhe imediatamente a liberdade. Por outro lado, se for uma mosca, ela será apanhada e jogada em água corrente.

PARA NÃO SER CONVENCIDA

Nada ofusca tanto a beleza de uma mulher quanto pequenos defeitos e falhas de caráter. Algumas, como o convencimento, pode transformar uma mulher numa pessoa solitária, pois é o tipo de coisa que ofende os ciganos. Desde a mais tenra idade as mães procuram orientar suas filhas nesse sentido e, para ajudá-las nessa tarefa, recorrem a uma simpatia muito simples. Obtenha um espelho que esteja manchado e pendure-o ao lado daquele que você usa normalmente. Habitue-se a olhar as duas imagens.

PARA FUGIR À VULGARIDADE

A beleza mal cuidada é tão trágica quando a beleza vulgarizada, tanto nos gestos, quando em outros detalhes, como o tom de voz, a postura, a maneira de se comportar e tudo o mais que compõe uma figura feminina e realçam sua classe. Ciganos abominam a vulgaridade e, acreditamos, todos os homens do mundo também o fazem. Assim, para fugir às armadilhas desse tipo de comportamento, use no pulso esquerdo uma pulseira de ouro ou folheada a ouro, na forma de um aro, só que partido e não inteiriço. Esse aro, no entanto, tem que lhe ser presenteado por sua madrinha, quando você completar dezesseis anos.

PARA OS CABELOS

Certas simpatias baseiam-se nas propriedades mágicas de determinados elementos, utilizados dentro de um contexto que favorece sua potencialização. Ciganas adoram lenços coloridos prendendo seus cabelos durante o dia, mas adoram-nos soltos, esvoaçantes e fascinantes, quando dançam ao redor de uma fogueira. O segredo de tudo isso está na cor do lenço que ela utiliza durante o dia. A escolha dessa cor se baseia no tipo de cabelo que ela possui. O sol, filtrando-se pela cor do lenço, banha os cabelos com a energia adequada para cada tipo. Para escolher a cor do lenço adequado para seus cabelos, é só obedecer a seguinte relação:

Cabelo louro claro - lenço vermelho ou rosa vivo

Cabelo castanho ou dourado - lenço azul-claro

Cabelo castanho-claro - lenço amarelo-claro

Cabelo louro platinado - lenço branco

Cabelo louro escuro - lenço alaranjado

Cabelo preto - lenço verde-claro

Cabelo branco - lenço azul-celeste

Cabelo cinza - lenço roxo

Cabelo castanho-escuro - lenço púrpura

Cabelo preto com mechas claras - lenço marrom

PARA ESCOLHER A ESSÊNCIA ADEQUADA

Perfume é uma coisa muito pessoal e sua escolha deve se basear no gosto pessoal e em um testo definitivo, já que há peles que reagem de forma inesperada a determinadas essências. Pode ser que você adore um perfume, mas quando ele entra em contato com o seu corpo, o resultado não é uma fragrância agradável. Não se aborreça com isso, pois é perfeitamente normal. Ao procurar definir qual perfume será o mais adequado para você, selecione algumas marcas e não experimente mais do que dois por vez. Para fazer isso, no entanto, deixe um lenço de molho em salmoura por um dia inteiro. Ao anoitecer, deixe-o secar ao relento. No dia seguinte pela manhã, passe-o com ferro bem quente. Quando for experimentar o perfume, coloque metade do lenço cobrindo o dorso de sua mão esquerda, aplique o perfume no tecido, espere um pouco, depois sinta o perfume retirando o lenço e aproximando a palma da mão do nariz. Repita com o outro perfume, usando o outro lado do lenço e a mão direita. Se já poder fazer sua escolha, ótimo. Caso contrário, vá para casa, lave o lenço conforme indicado anteriormente, preparando-o para novos testes.

PARA ESCOLHER SEU BATOM

O batom é um importante complemento da beleza feminina e não uma cigana que não o utilize. O que procuramos fazer é usa-lo sempre com moderação, sem correr o risco de cair na vulgaridade. Para escolher a tonalidade mais indicada para sua boca, antes de aplicá-la compare-a traçando riscos horizontais num espelho, usando todas as tonalidades a sua disposição. Olhando-se no espelho, mova-o de forma que os riscos incidam sobre sua boca. Pelo reflexo faça a sua escolha.

PARA PERNAS ÁGEIS E ELEGANTES

Além de bonitas, bem torneadas e sensuais, as pernas de uma cigana são ágeis, pois a dança é um dos melhores exercícios para isso. Na maneira de andar, na postura, na elegância com que sobre uma escada, por exemplo, você pode perceber a diferença entre nós e uma gadjo. Caminhar, mover-se, dançar, agitar-se e outras atividades fazem parte do cotidiano de uma cigana, por isso os exercícios físicos específicos nem entram em nossas preocupações. O que nos preocupa são alguns problemas com inveja que podem afetar nossas pernas, pois se uma dançar melhor do que a outra, isso será fatal acontecer. Para evitar isso, temos uma simpatia específica para as pernas, mantendo-as sempre elegantes e ágeis, que você também poderá usar: jamais, ao lavar suas pernas, faça isso de baixo para cima. Lave e enxágüe sempre de cima para baixo, que é a forma natural e correta, como a queda da chuva ou a corrida do rio.

PARA CORTAR MALEFÍCIO

A inveja nos preocupa particularmente, porque suas manifestações sempre acabam nos atingindo nos aspectos que consideramos mais importantes. Para a cigana, sua beleza é fundamental e isso passa por uma porção de detalhes, como os cuidados com os cabelos, com os olhos, com a pele, com o corpo todo, enfim. Malefícios produzidos pela inveja provocam verrugas, manchas, cravos, espinhas, reumatismo e uma porção de outras imperfeições para a sua beleza. Para evitar isso, temos uma simpatia que é muito praticada entre nós, sempre em caráter preventivo. Para você se sentir tranqüila quanto a isso, faça-a também. Pegue uma tesoura comum, coloque um raminho de alecrim junto dela e enrole com um lenço vermelho, pondo-a debaixo do seu colchão, com as pontas voltadas para os pés. Jamais a retire dali nem deixe que retirem. Ela será sua proteção contra qualquer malefício que tente atingí-la em sua beleza. A tesoura deverá ter as duas pernas iguais, não podendo ser utilizada essa tesoura para serviços gerais. Aquela do tipo usado por barbeiros e cabeleireiras é o mais indicado. Deixe a tesoura da forma acima descrita durante todo o período da Lua Cheia, depois guarde-a deitada sob seu colchão, com as pontas voltadas para os pés da cama.

PARA SER MAIS ALTA

Quando postas lado a lado, numa pose natural, sem forçar, uma cigana e uma gadjo com as mesmas medidas de altura, certamente todos julgarão que a primeira é mais alta. Essa impressão vem da postura, que é adquirida com a dança, principalmente, e com uma simpatia quase que espontânea, feita naturalmente pelas ciganas jovens, que você pode aprender. É simples. Quando se sentar, mantenha as solas e os saltos dos seus sapatos firmes no chão. Não se apoie só nas pontas ou só nos saltos, mas nos dois ao mesmo tempo.

PARA CRESCER UM POUCO MAIS

Entre os ciganos, não se observava desproporcionalidade na altura, principalmente das mulheres. As mais jovens, no entanto, talvez influenciadas pelo sucesso das modelos e artistas famosas, tem manifestado um desejo muito grande de crescerem um pouco mais do que sua estatura normal.

Para isso, muitas delas foram buscar, com suas avós, antigas simpatias sobre o assunto, passando a utilizá-las. Entre tantas, esta acabou ganhando a preferência da maioria, por ser muito simples e fácil de ser feita.

Para você crescer mais um pouco, vá até uma moita de bambus e escolha um para ser o seu guia. Marque a sua altura nele, amarrando no ponto marcado uma fita vermelha estreita. Estabeleça quantos centímetros deseja crescer e amarre uma outra fita, agora azul, nesse ponto.

Tenha paciência e espere, pois a altura virá pouco a pouco. Não se esqueça de praticar exercícios físicos, principalmente natação, para manter a forma.

PARA O ORGULHO

Ter orgulho de si, de sua raça e de seus antepassados é uma tradição que os ciganos transmitem de pai para filho. Ser orgulhoso(a) por sua posição ou por se julgar mais do que os outros é algo que nós não admitimos nem perdoamos. Numa mulher, então, isso é abominável, pois ofusca sua beleza e afasta as pessoas do seu convívio. Por mais bonita que ela possa ser, se não tiver ninguém por perto para admirá-la, não terá valor algum. A educação das garotas ciganas é particularmente rigorosa nesse particular, mas a natureza das pessoas é algo delicado. Assim, para prevenir, as mães costumam fazer a seguinte simpatia para que suas filhas não se tornem orgulhosas e antipáticas. Ao limpar os espelhos da casa, usam sempre um pano preto, especialmente para isso. Quando há tempestade com raios, esses panos são postos num varal ou pendurados do lado de fora.

PARA GANHAR PRESENTES

Mulheres ciganas são tão crianças quanto suas filhas, pois adoram receber presentes. A melhor maneira de se fazer as pazes com uma delas é presenteá-las. Nisso, com certeza, não se diferenciam de todas as outras. O que pode ser diferente, no entanto, é que a cigana gosta tanto de presentes que usa algumas simpatias especialmente para fazer com que uma pessoa se lembre dela e lhe compre alguma coisa. Isso é feito quando alguém viaja, na maior parte das vezes. Se você quiser fazer o mesmo, quando alguém próximo de você viajar, na manhã seguinte à viagem vá até uma árvore alta, com galhos voltados para todas as direções, abrace o tronco e chame-a pelo nome da pessoa que viajou, pedindo-lhe que lhe traga um presente.

Não precisa repetir.

PARA MANTER A BELEZA

As jovens ciganas são elétricas e cheias de vitalidade, na fase de adolescência, quando passam a se preocupar muito mais com a aparência pessoal, questionando as mudanças que começam a ocorrer em seus corpos. Além das informações de que elas necessitam, as mães e pessoas mais velhas também se preocupam em ensinar algumas tradições específicas das mulheres ciganas. Entre elas, um ritual simples para que ela mantenha sua beleza pela vida a fora. Após completar dezoito anos, na primeira Lua Cheia que se seguir, ela deve fazer o seguinte: Tome uma ducha demorada, depois estenda uma toalha no assoalho, diante de uma janela, por onde entra o luar. Forre essa toalha com pétalas de rosas brancas e vermelhas. Deite-se nua e fique assim por sete minutos. Observação: a simpatia original recomendava que se tomasse um banho de cachoeira antes, coisa que hoje em dia não é muito prático nem acessível à maioria das pessoas. A ducha ou o banho de chuveiro não tem o mesmo efeito natural e poderoso, mas tem surtido os efeitos desejados.

PARA O PRIMEIRO NAMORADO

Muita coisa já mudou nas tradições dos ciganos. O casamento escolhido pelos pais foi abrandado e já se permite, em muitas tribos, exceto aquelas tradicionalistas radicais, que a namore antes e que até escolha quem será s eu futuro marido. Para isso, foram encontrar com suas avós mais uma porção de simpatias para ajudá-las nessa primeira experiência. Uma das mais simples e mais utilizadas é a seguinte: Quando completam quatorze anos, as garotas insistem para receber, como presente, uma argola de ouro, para ser usada solitária, no pulso esquerdo. Antes de começar a usá-la, no entanto, discretamente elas têm que esfregá-la nas costas de sete rapazes, escolhidos entre aqueles que ela gostaria de namorar.

PARA OS CABELOS

Um dos cuidados sempre presentes na vida de uma cigana estão os cabelos, sempre muito bem escovados e invariavelmente presos por lenços coloridos. Muitas aprendem logo cedo a trancá-los, a fazer coques artísticos e a cuidar deles com simpatias naturais, conforme seu tipo específico de cabelo. Existem inúmeras, das quais selecionamos algumas:

Para ondular: lavar a crina de uma cavalo corredor, recolher um pouco de água e usá-la para enxaguar seus cabelos. Repita uma vez por semana, na Lua Cheia.

Para se manter brilhante: aplique semanalmente uma mensagem com polpa de abacate, depois lave com seu xampu normal.

Para escurecer: lavar três vezes por semana com borra de café ou com banana madura amassada. Não tomar sol a seguir.

Para não embaraçar: aquecer um pouco de água com uma moeda de prata dentro e misturar nela o xampu que vai usar para lavar os cabelos.

Para louras: aplique polpa de manga madura nos cabelos, antes de lavá-los.

Para enxaguar os cabelos: para os ruivos e castanhos, cerveja preta; para cabelos pretos, um pouco de uísque na água; para cabelos louros, álcool medicinal.

Para cabelos oleosos: massagear com vinagre de maçã, antes de lavar com o seu xampu preferido.

Para cabelos secos: massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos molhadas em óleo de cozinha morno, meia hora antes de lavá-los.

PARA TER CABELOS BONITOS

Se você tem notado que seus cabelos andam sem brilho e o xampu que está usando não resolve isso, mesmo após você mudar diversas vezes de marca, seu problema é outro e deverá ser solucionado com o uso de uma simpatia natural. Pegue a gema de um ovo e uma colher de vinho branco ou uísque. Bata bem batido, até ficar cremoso. Lave os cabelos usando um xampu adequado, depois massageie os cabelos com a mistura, enrole uma toalha branca e deixe por sete minutos. Enxágüe normalmente, depois seque apenas com uma toalha, sem usar secador. Repetir a simpatia mensalmente, na Lua Cheia.

PARA CALVÍCIE

Se você pensar que apenas os homens são afetados pela calvície, está muito enganada. Com a mudança em seus hábitos de vida, o uso da pílula, cigarro, álcool e estresse, a mulher está seguindo o mesmo caminho de s eus companheiros. Se você trabalha fora, num serviço tenso, fuma e usa pílulas anticoncepcionais, deve se cuidar. Sempre que possível, fazer uma simpatia para se proteger contra esse mal. Está é fácil: Numa noite de sexta-feira, coloque sob o travesseiro de uma criança recém-nascida um chumaço de algodão aberto. A partir do dia seguinte, sempre antes de ir dormir, aqueça um pouco de óleo de cozinha de boa qualidade e, com um pouco do algodão, massageie a parte afetada de seu couro cabeludo. Repita toda noite, até acabar o algodão. Esta simpatia deverá ser repetida sempre que você perceber o reinício da queda de cabelos. Os chumaços usados não devem ser jogados fora ou queimados, mas enterrados.

PARA CABELOS ESCUROS

Mulheres são vaidosas e detestam cabelos brancos, estando constantemente às voltas com produtos para tingi-los, agredindo o couro cabeludo e exigindo manutenção constante, o que acaba se tornando muito oneroso. Para escurecer os cabelos e para evitar que eles branqueiem, serve a simpatia que vem a seguir, pois quando a idade avança, a vaidade acaba falando mais alto. Os primeiros fios brancos incomodam realmente, mas não é coisa de se desesperar. Faça assim: Junte sete folhas de azinheiro com sete pedaços de casca de pepino do mesmo tamanho das folhas e cozinhe tudo. Após levantar fervura, deixe por mais sete minutos. Use uma panela de ferre, de barro ou de vidro, mas jamais use uma de alumínio. Após o cozimento, deixe esfriar e coe num pano branco bem limpo. Guarde em um vidro escuro. A cada três dias lave a cabeça com essa água. Manter sempre um vidro e reserva. Observação: uma variação desta simpatia manda triturar as folhas e as cascas, espremendo-as bem até obter um suco. Este suco deverá ser misturado em um litro de álcool medicinal e deixado descansar por sete dias, a partir de quando deverá ser usado conforme recomendado acima.

PARA OS CABELOS COM BRILHO E MACIEZ

Os cabelos esvoaçantes de uma cigana são sempre invejados e todas as mulheres imaginam que isso exija muito trabalho. Mal sabem que a solução para o seu desejo está ao seu alcance, exigindo um pouco de cuidado e a simpatia certa. Se você quer seus cabelos compridos soltos e bonitos, faça o seguinte: Toda primeira e última sextas-feiras do mês, pegue uma folha de babosa e abra uma fenda em seu meio; esprema a folha que soltará uma resina. Passe esta resina nos cabelos fazendo uma leve massagem. Deixe por alguns minutos e depois lave-os normalmente. Verá como seus cabelos ganharão brilho e maciez.

PARA CABELOS OLEOSOS

Cabelos compridos e ensebados são um desgosto para qualquer mulher que gosta de estar sempre bela e apresentável. Cabelos oleosos exigem cuidados constantes e quem os tem sabe o trabalho que dá mantê-lo limpos, principalmente se são compridos Basta um dia ou dois sem lavar e ele começa a grudar-se, ficando seboso. Se você tem esse problema, faça o seguinte: Após lavar os cabelos, use algumas gotas de limão na última enxaguada.

PARA AUMENTAR OS CABELOS

Quando a pessoa percebe que seus cabelos estão caindo, bate aquele desespero. É uma situação desagradável, porque isso pode ser sintoma de alguma desarmonia física. Muita gente busca soluções desesperadamente, apelando para tudo que existe de medicamentos para este fim e a maioria não surte resultado. Se é esse o seu caso, talvez seja hora de usar uma simpatia apropriada. Faça o seguinte: Durante todo o período da Lua Crescente, lave os cabelos com água morna com cinzas de carvão vegetal. Deixe formar uma pasta na cabeça e fique com ela durante vinte e um minutos. Após isso, lave de novo em água morna corrente, massageando bem o couro cabeludo. Repita todo mês na Lua Crescente. Observação: uma variação desta simpatia, possivelmente de origem oriental, recomenda que se use as cinzas de brotos de bambu secados ao sol durante os sete dias que antecedem a Lua Crescente, queimados em uma panela de ferro. Se tiver dificuldade para acender, use um pouco de álcool, mas tome muito cuidado. Deixe queimar até transformar em cinzas, depois use na simpatia.

PARA A CASPA

Este problema é sério. Primeiro porque não pode usar nenhuma roupa escura. Segundo porque os cabelos cheios de caspa sempre dão uma aparência desagradável para quem as tem. Diversas são as maneiras de acabar com elas, desde os produtos químicos que afetam seu couro cabeludo e sua pele ou as simpatias. Se você optar pela segunda hipótese, a solução talvez seja a seguinte: Misture um pouco de água de cachoeira com cinzas vegetais passadas por uma peneira bem fina. Massageie os cabelos com essa pasta, nas sextas-feiras, depois lave normalmente, utilizando o xampu mais adequado para seus cabelos. Observações: às vezes, pagar um pouco a mais num produto de boa qualidade pode livrá-la de dores de cabeça futura. O couro cabeludo é uma região sensível e delicada, como toda a sua pele, merecendo os melhores cuidados e toda a sua atenção. Um xampu que não seja o melhor para o seu tipo de cabelo pode deixá-lo mais seco e quebradiço do que antes, ou mais oleoso também.

PARA OS CABELOS

Cabelos existem de todo tipo, com as mais diferentes consistências, cores e formato. Você jamais encontrará um igual ao outro, pois cada um tem uma particularidades que o torna único.

Simpatias existem aos montes para os cabelos. Com um pouco de paciência você encontrará aquela que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo ou que tenha a solução que você procura. Algumas são genéricas, outras são específicas. Veja, a seguir, algumas delas e faça a que puder lhe ser útil.

Para desembaraçar os cabelos, após lavá-los, fique debaixo da ducha ou do chuveiro e, com as pontas dos dedos, corra as mãos da testa para a nuca, até as pontas dos cabelos.

Ao enxugar-se, apenas pressione a toalha contra os cabelos, sem jamais esfregá-lo. Se você observar com atenção, verá que há toalhas mais absorventes do que as outras. Escolha uma dessas para secar seus cabelos, evitando ao máximo o uso de secador.

Se você tem cabelos louros e quer deixá-los brilhantes e sedosos após o banho, faça o seguinte: após enxaguá-los, dê-lhes um jato de água fria.

Em seguida, esfregue suco fresco de limão e enxágüe rapidamente com água morna. Dê mais um jato de água fria depois. Seque pressionando a toalha e evite secador.

Para ter os cabelos ruivos ou castanho-escuro brilhante, cheios de vida e volume, após usar seu xampu preferido, enxágüe com cerveja preta e depois com água.

Se preferir, pode usar uma outra simpatia ou complementar a anterior com ela: use, na última enxaguada, chá feito com folhas de camomila.

Quem tem cabelos secos tem que tomar alguns cuidados adicionais para não deixá-los sem vida e quebradiços. Antes de mais nada, massageie-os com um pouco de óleo de oliva ligeiramente aquecido. Enrole-os numa toalha vermelha e deixe assim por uma hora. Após isso, lavar normalmente.

Quem está com os cabelos desgastados, precisando de uma boa revitalização, nada melhor que misturar dois ovos com uma colher de óleo de oliva e outra de vinagre, tomando como medida uma colher de chá. Aplique nos cabelos, deixe por meia hora, depois lave com água corrente em abundância, usando seu xampu preferido.

Se você é loura e quer valorizar a cor natural de seus cabelos, misture o suco fresco de um limão com três copos de água, umedecendo os cabelos com isso dez minutos antes de lavá-los. Usar chá bem forte de camomila na última enxaguada.

No caso de você ser morena e desejar valorizar a cor de seus cabelos, molhe-os com café bem forte, sem açúcar e frio, antes de lavá-los. Enxaguar com uma mistura de três colheres de vinagre com três copos de água.

Finalmente, se você for ruiva, há também uma simpatia para que toda a beleza de seus cabelos fique realçada. Após lavá-los, enxágüe com uma mistura de um copo de vinagre de cidra e sete copos de água. Os cabelos deverão ser secados naturalmente, com toalha absorvente e sol.

Envie por e-mail

Seu e-mail:

Seu nome:

E-mail do destinatário:







Simpatias Cigana