SIMPATIAS ORAÇOES CIGANAS TEXTO

Apesar de toda a peregrinação que os ciganos fizeram pela Terra, desde sua saída da Índia até o presente, conhecendo todas as religiões do Oriente e a de todos os povos da Europa, tinham de optar por uma crença comum. A crença final num Deus único acabou se firmando entre os ciganos, que acreditam em Jesus Cristo como o enviado de Deus para nos redimir dos pecados. Acreditam também nas palavras santas da Bíblia e nos seus ensinamentos, muitos dos quais são passados de geração a geração como orações. Nesse aspecto, os ciganos oram como qualquer povo e buscaram, quando necessário, na Bíblia, o conforto para enfrentar as situações de tormento por que passaram nesses séculos de peregrinações, espalhando-se por todo o mundo. Assim como nas outras culturas, essas orações revelam a religiosidade cigana, bem como a confiança no poder divino e na sua proteção para superar as dificuldades. Tiradas literalmente das páginas do Livro Santo, as orações ciganas podem facilmente ser confundidas com as orações de qualquer povo que enfrenta dificuldades e busca força num Ente Superior para superá-las.

O Ritual Cigano de Orações é um livro manuscrito, conservado pelo chefe de cada família, onde são registradas as orações para todos os momentos da vida de um cigano. Muito pouco conhecido justamente por ter sido, por muitos séculos, um segredo muito bem guardado, pela sua semelhança com os grimórios, ou Livros Negros de Feitiçaria. Nos seus primórdios, o Ritual Cigano de Orações continha citações que abrangiam até a deusa Achis, dos fenícios. Ao longo dos séculos, no entanto, todos os deuses antigos foram sendo substituídos pelos santos da atualidade, descaracterizando, de certa forma, um conhecimento e uma prática de milênios. Deuses da Índia, do Egito e da Pérsia, principalmente, além de anteriores a eles, constantes das lendas e livros sagrados de culturas já extintas formavam um grosso volume que, atualmente, está reduzido a pouco mais de uma centena de orações. Pelo seu poder, no entanto, não deixam de ser utilizadas ainda hoje, pois apelam para o Deus maior, aquele que tudo fez e que tudo vê. São orações fortes, para serem rezadas com fé e determinação, conforme as orientações de cada uma das simpatias. Creia nelas e se beneficie das graças que pode alcançar através delas.

Elas são encontradas no mundo todo, muitas delas como traduções umas das outras, tornando-se difícil identificar qual é a original ou em qual país ela surgiu primeiro. Sabemos, porém, que as que são encontradas aqui no Brasil vieram, em sua maioria, de Portugal, além de outras originárias de outros países que mandaram, cada uma seu tempo, imigrantes para cá. Por esse motivo, pode-se afirmar que no Brasil se encontra o maior repertório de orações para todos os fins existente no mundo todo. Para isso contribuiu o sincretismo religioso aqui processado. Nesse sincretismo, misturaram-se as crenças dos europeus com as dos africanos e índios, num estágio inicial, e nesse caldeirão foram sendo acrescentadas as dos demais povos imigrantes. Há orações para os mais diversos fins e utilizadas das formas mais inesperadas. Há aquelas para serem ditas em voz baixa, as que devem ser rezadas em voz alta, as que não devem ser pronunciadas, mas apenas escritas, as que devem permanecer em segredo e as que devem ser divulgadas, só para citar algumas, Como parte das simpatias elas devem ser sempre utilizadas com muita fé e respeito, e antes de pedir qualquer coisa a qualquer santo, procure se informar sobre ele e identificar-se com sua vida. É o passo inicial para realizar uma boa simpatia.

Em todo o mundo e em todos os tempos, jamais uma cultura ou um povo existiu, sem ter se valido da oração. Os mais antigos registros existentes estão repletos de louvações e formas de pedidos, representando esse diálogo entre o homem e as divindades. A maneira respeitosa, o caráter suplicante, o tom de lamento e a submissão são padrões comuns nesse relacionamento, demonstrando que a maneira universal de contato direto entre Deus e o homem sempre foi a mesma: através da prece. Admite-se hoje, conforme as correntes e tendências, que o relacionamento entre o homem e o seu Deus sejam intermediados por santos e Anjos, embora isso não seja unânime. A Bíblia estabelece a comunicação direta no Velho Testamento, mas Cristo é bem claro ao afirmar que só se chega ao Pai através dele. Isso levou muita gente à interpretação de que, como Salvador, Cristo assumia também o papel de intermediador de toda comunicação com o Pai. São assuntos polêmicos, que não se esgotam nem chegam a conclusão alguma. O mais importante é saber que desde a Índia, passando pelo Egito e pela Pérsia, conhecendo o Cristianismo e convivendo com as religiões do mundo todo, os ciganos, mais do que qualquer outro povo, acreditam no poder e na força das orações. E as emanadas da Bíblia são sempre as mais fortes.

Uma oração é uma súplica de caráter religioso, onde o componente mais importante e decisivo é o da fé. Orar pelo simples fato de orar é um ato mecânico que a nada leva. Ao pedir, o crente deve visualizar seu pedido sendo atendido e deve confiar como se o assunto já estivesse resolvido. Antigamente, as orações tinham um caráter mágico e o componente místico mais importante, além da crença no sucesso, era o da harmonia que deveria haver entre as palavras do pedido e os sons que elas representavam. Orar era como um ato musical em que, ao mesmo tempo que se pedia, já se agradecia. As vibrações dos sons das palavras irradiavam uma energia poderosa que harmonizava o corpo do orador com a natureza ao seu redor. Isso trazia para ele os fluídos positivos necessários ao atendimento do seu pedido. Da mesma forma, essas vibrações podiam ser utilizadas para desarmonizar aquele que rezava ou pessoas a quem ele desejava atingir, canalizando para elas forças negativas e perniciosas. Entre os ciganos ainda há todos os tipos de orações, para os mais diversos fins, feitas das mais diversas maneiras. Algumas se utilizam de uma linguagem aparentemente incompreensível, por conter termos do vocabulário mágico. Com essas recomendamos cuidado.

Entre os ciganos há todos os tipos de orações, das mais diversas origens, para os mais diversos fins, feitas das mais diversas maneiras, recolhidas pelo mundo, ao longo de centenas de anos. Algumas delas se encontram hoje totalmente desvirtuadas, pois suas fórmulas foram sendo passadas de geração a geração oralmente, sem registros escritos que mantivessem a forma original intacta. Outras, porém, as que permanecem até hoje fieis à versão original, com pequenas variações, decorrente das diversas traduções e atualizações, são as orações retiradas da Bíblia. Dessas, destacam-se aquelas retiradas do Salmo 119, que são identificadas pelas letras do alfabeto hebraico. São orações de louvor à glória de Deus e, ao mesmo tempo, de caráter pessoal, pois cada um tem uma ou mais aplicação na vida dos fiéis ou daqueles que são tementes a Deus. Ao rezá-las, é importante pedir e visualizar o pedido já atendido, pondo toda a sua fé e a sua confiança nessa possibilidade. De outra forma, a oração não tem sentido. Se há dúvidas no coração quanto ao atendimento, o melhor será procurar um outro tipo de simpatia. A descrença não é um bom canalizador de energias. Conheça, portanto, um pouco mais sobre essas orações e suas aplicações na sua vida diária.

A fé e a confiança na providência divina sempre foram ingredientes poderosos, pois onde tudo podia falhar, elas representavam a última esperança, a última tábua de salvação em que se apegar, pois o misticismo e a crença em poderes sobrenaturais sempre fizeram parte da natureza humana. Isso acabou fazendo das orações as mais usadas e comprovadas das simpatias. Passadas de uma pessoa para outra, eram sempre muito bem recomendadas. Tanto que hoje isso pode ser comprovado facilmente, bastando uma rápida passada de olhos nas páginas de classificados dos jornais, onde intenções e orações são divulgadas, em agradecimento por uma graça alcançada. Ao se recolher consigo mesmo, pôr-se de joelhos e levantar os olhos para o céu, o homem descobriu a fórmula miraculosa de estabelecer e manter contato com a divindade, encontrando alívio para suas angústias, paz, consolo e soluções para os mais diversos problemas. As orações sempre tiveram um caráter mágico e seu componente místico mais importante é a fé, que é a confiança nas palavras usadas e no atendimento do pedido. Das orações utilizadas pelos ciganos, as que permanecem até hoje são, sem dúvidas, aquelas ditadas pelos ensinamentos cristãos, como estas, por exemplo.

Ao longo dos séculos, muitas orações foram sendo adaptadas, sofrendo a inclusão de novos elementos, dando-lhe um novo significado e uma nova destinação. Por muitos séculos restrita às camadas mais humildes da população, muitas delas perderam importantes detalhes do sentido original na transmissão via oral, de pai para filho. Quando passaram a ser escritas, essas variações foram se tornando ainda mais ricas e variadas. Algumas coisas são importantes observar, quando se usa uma oração, como a correta obediência a todos os passos recomendados. As orientações dadas numa simpatia têm sempre um objetivo determinado e são frutos da observação popular ao longo de muitos séculos de práticas. As orações e rezas são, nas Simpatias Ciganas, um de seus mais ricos e variados ramos, apresentando soluções para todos os tipos de situação, desde a cura de uma doença até a proteção contra o mal e as entidades negativas. Nesse aspecto, pode-se afirmar que no Brasil o repertório cigano enriqueceu-se sobremaneira, graças ao sincretismo religioso que nos caracterizas. Isso poderá ser facilmente constatado nas páginas que se seguem.

Envie por e-mail

Seu e-mail:

Seu nome:

E-mail do destinatário:







Simpatias Cigana