Modificando a imagem de uma instituição

Diversos motivos podem levar a imagem de uma instituição ao desgaste ou à antipatia da opinião pública, desde a divulgação de irregularidades ou descontroles nas organizações em questão ou mesmo a total ausência de justificativas à sociedade nas quais está inserida a instituição, até mesmo a divulgação e o uso de material publicitário contrário à instituição.

Surgindo então na organização a necessidade de modificar, de algum modo, a imagem da instituição, a propaganda institucional geralmente surge como uma importante ferramenta neste processo de retomada de uma imagem positiva.

O exemplo acima exposto, uma peça publicitária feita para o BNDES, serviu de tentativa para melhorar a opinião pública sobre o BNDES como lugar de malversação do dinheiro público, de órgão governamental sem importância ou utilidade. Para resgatar a simpatia para com o BNDES e reforçar no Brasil a idéia do BNDES como um banco que investe no Brasil e está estreitamente ligado à área rural. A peça publicitária mostra uma árvore cuja copa tem o formato do mapa do Brasil, e embaixo os dizeres: "O Brasil dá pé".

A peça publicitária acima foi realizada para o Governo de São Paulo no intuito de trabalhar na mudança da opinião pública sobre a atuação do Governo de São Paulo. Para tal, a peça publicitária apresenta uma bandeira de São Paulo, visando a identificação rápida da peça publicitária por seus principais leitores; acima da bandeira, há uma pequena lista com as obras mais vistosas e significativas. Logo abaixo da bandeira, uma lista com outras tantas obras que foram igualmente realizadas pelo Governo Estadual, dizendo: "mas é por essas obras que o Governo de São Paulo quer ser reconhecido". O intuito era fazer com que a população conhecesse e, com isso, apoiasse todas as obras referentes ao Governo de São PAulo.


Página Anterior Próxima página