Como Fazer um nó


Nó para unir linhas da mesma bitola
 

Para unirmos duas linhas do mesmo diâmetro, este nó é um dos mais fáceis e indica- dos face a sua alta resistência. Agora se as linhas  a serem atadas forem dobradas consequentemente sua resistência aumentará chegando a quase 100%.

Como fazer:

Coloque as suas linhas a serem atadas paralelas uma a outra deixando aproximada- mente 20 cm de ponta. Pegue  uma  das  pontas  e  forme um anel, fazendo com ele
cruze as linhas paralelas mais oumenos na metade.

 

Com a ponta da linha que forma o anel dê 5 ou 6 voltas por dentro  do  mesmo pu- xando a ponta apenas para encostar o nó, não aperte ainda.

 

Agora  faça  exatamente  o  que fez nas fases 1  e 2 com a outra ponta da linha, e
nesta fase o nó ainda não deve ser apertado.

 

Feito isso, agora  iremos tratar de apertar os nós, lubrifique bem  entre  e sobre
os nós  e depois puxe as pontas uma para cada lado até que os dois  nós  se  encon-
trem, aperte até ficar bem firme, depois corte as pontas das linhas num ângulo de 45º. Assim, você evitará que as pontas que ficarem enrosquem  nos  passadores da vara.


Nó Palomar

Este  com certeza trata-se de um dos nós para terminais mais  confiáveis  que  se
pode fazer, sólido e resistente. Sua confiabilidade  chega quase a 100% devido a volta dupla da linha no olho do anzol, fazendo uma espécie de almofada de  prote-
ção sem contar que é muito simples de se fazer.

Como fazer:

Dobre  a linha cerca de 20 cm e passe-a dobrada pelo olho do anzol ou do aro de qualquer terminal como mostra o desenho abaixo.

 

Agora faça uma meia volta com  a linha dupla como se fosse dar um nó comum. Lembre-se que a resistência deste nó depende de  não deixar as linhas do círculo enrolarem uma na outra, quando o anzol estiver pendurado.

 

Pegue o anzol  e faça com que ele passe pelo meio da linha dobrada como mostra
o desenho abaixo.

 

Neste estágio, lubrifique bem e aperte o nó, puxe a linha principal e o anzol em sentido contrário um do outro. Tome cuidado para que  a  extremidade  da  alça
que se formou,deslize pela linha dupla um pouco além do olho do anzol, em segui-
da corte a ponta da linha mais ou menos 2 mm distante do nó.


Outro método