Queen

O grupo Queen tem história curiosa. Seus membros vieram de carreiras bastante estranhas ao meio artístico. O vocalista Freddie Mercury era designer e ilustrador, o baterista Roger Taylor era dentista, o guitarrista Brian May era astrônomo - com doutorado em astrofísica - e o baixista John Deacon era engenheiro eletrônico - foi ele que construiu a red special, a guitarra de sonoridade única e inconfundível de Brian.

Encontraram-se em 1970. Durante dois anos ensaiaram e aprimoraram o som da banda. Em 1972 lançaram o primeiro álbum, uma mistura de heavy metal, glam rock e o suporte de um vocal excepcional, semi-operístico. Esta fórmula atingiu o ápice no quarto álbum - A night at the opera - considerado um dos melhores da história do rock. A gravação de "bohemian rhapsody" é considerada por muitos a melhor do rock

A revista bizz comentou assim o disco. "Foi com este trabalho que o queen entrou para o hall dos megastars, apresentando o que sabiam fazer melhor: rock preciosista, com interpretações pseudo-dramáticas (por conta de Freddie) e muita produção. Bohemian Rhapsody, uma das faixas mais longas a frequentar o primeiro posto das paradas até hoje, eternizou o som do grupo.

"Art rock era isso: tudo exagerado, ambicioso, superproduzido, bem escrito e incrivelmente bem tocado (no synthesizers). Os quatro tocavam e compunham. Que banda em atividade tem tanta gente talentosa?" (Bizz 84).

Foi o Queen que inventou a linguagem do videoclip de música. Os do Queen chegavam a ter orçamento hollywoodiano. Alguns antológicos, como os de miracle, i want to break free, radio gaga.

Em 1991 a aids calou e eternizou freddie, mas sua presença está marcada na história da música.

A discografia está completa em CD.

you're my best friend queen

QUEEN bohemian rhapsody
QUEEN the miracle
QUEEN we are the champions
QUEEN you're my best friend
QUEEN a kind of magic
QUEEN i want to break free
QUEEN radio gaga