O maior problema de Saúde Pública do mundo

Considerações Gerais:

A Obesidade é hoje a maior epidemia em curso no mundo e existe uma necessidade premente de que as pessoas se conscientizem do problema, e tomem conhecimento das maneiras que dispomos para minorar suas consequências.

Obesidade é uma doença crônica, incurável. Ela, com raras exceções, tem uma origem genética, como foi mostrado em fevereiro do ano passado, quando descobriram os dois genes causadores da mesma.

Apesar de tudo que se sabe sobre Obesidade, ainda existe um certo "olhar atravessado" em relação aos médicos que se dedicam ao tratamento desta moléstia. Como regra geral, até os convênios médicos, relutam em aceitar quando um de seus "credenciados", inclui o CID (Código Internacional de Doenças) em seus relatórios.

Esse atraso cultural só dura 150 anos, pois foi nos idos de 1850 que se mostrou a Obesidade ser moléstia bem caracterizada e não uma propriedade dos glutões, como se acreditava.

A Obesidade é responsável por mais mortes que o cigarro e a AIDS juntos.

Ela propicia uma maior incidência de diabete, hipertensão arterial, angina, problemas ortopédicos de coluna, joelhos e tornozelos, ácido úrico, parada respiratória noturna, úlceras de pernas, ronco. Aumenta a incidência de câncer de ovários, útero, seios, próstata e vesículas. Aumenta o risco cirúrgico dos portadores. Some-se a isso, a dificuldade na escolha de roupas, as limitações, principalmente das crianças em suas brincadeiras e o isolamento delas pelos companheiros. E o que talvez seja o maior dos males, desaparece o amor próprio e acaba a auto-estima.

Tratar p’ra que? Pergunta o obeso. Vou engordar de novo...

Será que os diabéticos pensam assim? Será que fazem uma "dietazinha" e acham que já estão curados?

RESPOSTA: Não. É sabido que a diabete não tem cura. Seu tratamento se prolonga por toda vida. Quando será que o obeso vai assim encarar sua moléstia? Quando será que os médicos vão assim encarar a Obesidade? E os governos?

 

Tratamento da Obesidade

Com certeza este tratamento não se faz com dietas, medicamentos nem médicos milagrosos. O mais apropriado tratamento para a Obesidade inclui dieta, mudanças de comportamento e exercícios físicos. Por parte do médico, inclui orientação alimentar, instruções sobre modificação do comportamento e exercícios que cada um pode e deve fazer. E com toda certeza, é um tratamento para o resto da vida.

Fica aqui uma esperançosa restrição: a SuperGen Inc., firma baseada em San Ramon, Califórnia, está desenvolvendo uma vacina genética destinada ao tratamento não só da Obesidade como alguns tipos de câncer e anemias.

Como disse um Prof. da Universidade Estadual de Ohio nos EEUU: se algum médico, farmacêutico, milagreiro ou outro prometer curá-lo, não ande, corra dele.

 

E-mailHome Page
Sites BrasileirosSites Internacionais

Dr. Valter A. Eberlin F.º - CRM-SP 33 337