Ufopedia
Make your own free website on Tripod.com

DEFINIÇÕES RELACIONADAS COM O FENÓMENO OVNI

Abducções Alienígenas - rapto forçado de um espécime humano por uma entidade extraterrestre normalmente com o o objectivo de realizar experiências ou outras actividades de estudo na vítima.

Área 51 - instalação do governo americano utilizada para fins secretos situado na zona do lago Groom Dry da Área de Ensaios Nucleares e Cobertura Aérea de Nellis, cerca de 130 quilómetros NNW de Las Vegas.

Aura Z - grupo de investigação russo similar ao seu correspondente americano Majestic-12. (ver "Majestic-12" e "Black Projects")

"Black Projects" - projectos subsidiados pelo governo cujas conclusões são restritos ao público por aparentes razões de segurança.

BUFORA - (British UFO Research Association) foi formada em 1962 como uma federação de oito grupos OVNI regionais da Grã-Bretanha. Estes incluiam a London UFO Research Organization (LUFORO, fundada em 1959) a qual havia sido o mais antigo grupo inglês deste género. É a publicadora do UFO TIMES e os seus membros alcançam um número que ronda os 500.

CNIFO - (Comissão Nacional de Investigação do Fenómeno OVNI) comissão portuguesa sem ligações governamentais dedicada à investigação de ocurrências relacionadas com OVNIs.

"Crop circles" - desenhos invulgares normalmente encontrados em searas. São principalmente formas geométricas perfeitas (círculos na maior parte dos casos) possivelmente causadas pela presença de um OVNI, usualmente atríbuidas a um procedimento de aterragem.

Cydonia - área descoberta em Marte pela sonda Viking I em 1976 onde estranhas formações rochosas foram fotografadas, vagamente formando uma face humana. Surgiu a possibilidade de uma civilização alienígena na superfície de Marte, mas cépticos cedo rejeitaram tal ideia. A confirmação sobre a possível natureza desta descoberta terá lugar com a chegada das sondas Mars Pathfinder e Mars Global Surveyer em 1997.

Disco Voador - designação comum para um OVNI. A sua origem remonta a 1947, usada pela 1ª vez num artigo de jornal que cobria o incidente em Roswell para definir as naves de formato semelhante a um boomerangue que Kenneth Arnold alegadamente viu.

FOIA - (Freedom of Information Act) lei americana que possibilita o acesso do público a informação restrita, se tal acção for autorizada pela ordem de um juiz federal. Porém, está sujeita a ser contrariada, caso o material seja classificado como assunto de segurança nacional.

Hiper-espaço - tecnologia alienígena que permite as suas naves viajarem a velocidades superiores à da luz (330.000 kms/s). Isto, no entanto, constitui uma impossibilidade se considerarmos as nossas actuais leis da Física.

HRMS - (High Resolution Microwave Survey) projecto planeado pelo SETI na sua busca de inteligência extra-terrestre, que tinha como intenção a pesquisa de um largo grupo de estrelas para localizar provas de civilizações alienígenas.

Lei de exposição a entidades alienígenas - lei americana que proibe qualquer cidadão de entrar em contacto com uma forma de vida ou objecto ET (incluindo OVNIs e materiais desconhecidos ou utensílios). Se alguém violar esta lei, poderá ser multado até US$5000 e preso. NASA poderá então reclamar o seu direito de estabelecer uma quarentena e realizar uma série de análises e audiências sobre o sujeito. Poderá ser encontrada no Título 14, Secção 1211 do Código de Regulação Federal. Não houve debate público em torno desta lei.

Majestic - nível de segurança que se classifica como o mais elevado na sua hierarquia, sendo até superior ao da Bomba A.

Majestic-12 - grupo secreto de investigação liderado por 12 oficiais do exército americano altamente patenteados e ainda cientistas de renome. Tinha jurisdição sobre todo os aspectos da actividade OVNI e a sua principal missão era a prevenção de histeria generalizada induzida por acções alienígenas.(ver "Black Projects")

MUFON - (Mutual UFO Network) organização fundada em 1969 devota ao estudo e pesquisa do fenómeno OVNI. Não tem ligações governamentais. É considerado como o maior e mais influente grupo de investigação OVNI.

Mutilações de gado - fenómeno inexplicável cujas únicas manifestações são os os seus aparentes resultados directos: gado morto e esvaído de sangue, cujos restos mortais são encontrados em condições várias. Por norma, não são encontrados quaisquer vestígios de sangue nas proximidades e as intenções alienígenas normalmente associadas ao fenómeno são as de recolha de material genético e estudo das espécies.

NERVA - (Nuclear Engines for Rocket Vehicle Applications) projecto da USAF com a intenção de descobrir uma forma de ultrapassar as limitações de fogutes alimentados por combustível químico, através do uso de energia nuclear.

OVNI - (Objecto Voador Não Identificado) objecto voador cujas características incomuns (manobras, comportamento, velocidade, tamanho, forma, etc.) não são compatíveis com qualquer fenómeno ou veículo conhecido.

Projecto "Blue Book" - uma organização criada pelo governo americano com a intenção de estudar fenómenos OVNIs. Foi fundado em 1952, substituindo o Projecto "Grudge" e foi oficialmente encerrado em 1969.

SETI - (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) grupo de projectos subsidiados pelo governo americano cujo principal objectivo era a detecção de sinais alienígenas ou qualquer tipo de provas que poderiam levar à descoberta de uma civilização extra-terrestre. Em 1988, foi vítima de uma série de cortes no orçamento. Tendo sido considerado dispensável, o subsídio governamental foi retirado. Astrónomos privados continuam o projecto desde então.

Sinal WOW - sinal de 37 segundos de duração massivamente mais potente que qualquer barulho de fundo normalmente captado por um telescópio. Foi apelidado devido à exclamação "WOW!" do astrónomo Jeny Ehman quando a impressão do computador revelou esta invulgar leitura. É ainda hoje considerada como uma possível prova de inteligência extra-terrestre.

Sistema de Classificação Hynek - sistema de classificação que categorisa os vários tipos de avistamentos de OVNIs inventado pelo Dr. J. Allen Hynek.

Sistema de Classificação Valee - sistema de classificação que categorisa: comportamentos anómalos (classificação AN), comportamento OVNI (classificação MA), avistamentos de vôo (classificação FB), casos de contactos que é similar ao Sistema de Classificação Hynek (classificação CE) e o nível de credibilidade (classificação SVP).

Telescópio Hubble - potente telescópio em órbita da Terra com o objectivo de pesquisar o espaço exterior.

URE - (Unidentified Radar Echo) leitura de radar cuja natureza incomum é atribuída à detecção de um OVNI.
 


 
 

 

Part of the 1for1.com network!