PRS Games Home Page
GRAN TURISMO 2 - PlayStation

************************************************
Agradecemos ao site http://www.recordesgranturismo.hpg.ig.com.br/, que gentilmente nos cedeu essas informações sobre os ajustes dos carros em Gran Turismo 2.
************************************************

 

Car Setup
O setup básico dos carros é genericamente excelente para competir. Contudo, se você está atrás de recordes no Time Trial, você vai precisar "mexer" no seu carro usando o menu de setup para garantir máxima performance. Você vai se surpreender com o quanto você pode melhorar o seu tempo por volta fazendo ajustes no seu carro para cada pista em particular. Aqui vai um guia básico:

SUSPENSION

SPRING RATIO

Ajusta a rigidez das molas.

Quanto mais rígidas as molas, mais rápida e coerentemente o carro corre. Porém, rigidez demais nas molas torna o carro muito instável em superfícies irregulares. Algumas pistas tem uma superfície mais lisa do que outras, quanto mais lisa a pista, mais rígidas podem ser as molas.

RIDE HEIGHT

Ajusta a altura do carro.

Diminuindo a altura do carro diminui-se o seu centro de gravidade e o torna mais estável na pista. Mas se o carro estiver muito baixo ele pode "bottom out", ou seja, você pode perder totalmente o controle depois de um salto ou uma lombada particularmente perniciosa. Isso pode ser contrabalançado aumentando a rigidez das molas e a força do amortecedor. Novamente, quanto mais lisa a pista mais baixo pode ser o carro.

DAMPER

Ajusta a força decrescente do amortecedor.

Quanto mais macios os amortecedores, mais o carro rola para dentro das curvas e fica sensível a ondulações na pista. Quanto mais duros, mais instável é a saída do carro nas curvas. Alguns dos carros mais leves tem problemas em diminuir a velocidade harmoniosamente, seus pneus giram e o carro balança. Amaciando os amortecedores, os pneus aderem mais, o efeito colateral é que o rolamento do veículo é super exagerado durante as curvas. Quando isso acontece, ajuste a rigidez das molas para amenizar esse efeito.

CAMBER

Ajusta o ângulo negativo do Camber.

Isso faz pouca diferença na performance geral, e modificando-o erroneamente pode arruinar completamente o manejo do carro, o seu freio e o seu giro. O aumento suave do ângulo negativo melhora a estabilidade do carro durante as curvas, mas isso contrabalançado com perda de força nos freios e eficácia no giro. Na maioria dos casos, é melhor não mexer.

STABILIZERS

Ajusta a rigidez dos estabilizadores.

Faça um bom ajuste nos estabilizadores do carro tornando-o mais estável. Um estabilizador muito rígido faz com que o carro se torne hiper-sensível nas retas. Um estabilizador muito suave faz o carro rolar nas curvas e tornar-se instável. Apenas lembre-se a estabilidade do carro também é diretamente afetada pelos amortecedores e pelas molas então ajuste os estabilizidores em concordância com os outros dois.

BRAKES

Ajusta o equilíbrio entre freio dianteiro e traseiro.

Quanto mais potente o freio, uma maior quantidade do peso do carro será forçada para a frente durante a freiagem. Isso pode causar problemas de manejo se você freia enquanto faz as curvas. Basicamente, quanto mais potentes os freios dianteiros, mais o carro comete understeer (isto é, ele quer continuar em linha reta) e quanto mais potentes os freios traseiros, mais o carro comete oversteer (a traseira quer escorregar e girar). Esta última condição é mais preferível porque auxilia o esforço nas curvas, mas pode causar perda de aderência. Configure os freios de acordo com o seu estilo de dirigir, começando com os freios traseiros.


ENGINE

TURBO BOOST PRESSURE

Ajusta a pressão do impulso turbo.

Quanto maior o seu valor, mais elevado é a potência máxima, mas isso afeta detrimentalmente a baixa aceleração. Geralmente falando, você quer manter a pressão turbo no máximo, a não ser que você esteja correndo numa pista que requeira uma forte baixa aceleração (como Special Stage R11)

GEAR RATIOS

Ajusta o espectro de cada marcha.

Diminuindo o espectro da última marcha reduz-se a aceleração do carro, mas lhe permite atingir velocidades mais altas (ideal para pistas de alta velocidade). Quanto maior a última marcha, melhor a aceleração, mas a velocidade final é diminuída. .


AERODYNAMICS

DOWNFORCE

Ajusta o Downforce

Elevando o downforce em geral (adicionando o mesmo incremento ao dianteiro e ao traseiro) essencialmente torna o carro mais pesado, deixando-o mais estável a altas velocidades. Mas esse incremento de "peso" afeta negativamente a velocidade final. Diminuindo o downforce a velocidade final aumenta mas a estabilidade diminui. Um aumento do downforce somente na dianteira causa understeer. Somente na traseira, oversteer.