HENRY COW

O rock progressivo, tem muitos grupos que sobressairam-se da maioria atingindo sucesso de critica e público, podemos citar Pink Floyd, Yes e Genesis.

Outros, apesar de carreira obscura foram muito prolificos e hoje são lembrados como marcos no genero, aqui se encaixa Henry Cow !

O grupo foi formado em 1968 por Fred Frith e Tim Hodginson.
Nesta época estudavam na Universidade de Cambridge e descobriram um interesse mútuo em música estruturalmente complexa e inovadora.

Poucos meses após sua formação, estavam abrindo shows para o Pink Floyd, então uma banda emergente no cenário progressivo inglês !

Os anos de 70 e 71 caracterizaram uma época de muitos ensaios e algumas oportunidades, como por exemplo a participação no programa radiofônico Rockortunity Knocks de John Peel's na rádio BBC 1 e no festival de Glastonbury.

Com a entrada de Cris Cutler no grupo em 1973, forma-se o núcleo do henry Cow, participam do festival de Edimburgo e iniciam em Londres a tour intitulada Cabaré Voltaire.

O ano de 1974 foi extremamente produtivo, iniciou com a entreada da fagotista Lindsay Cooper na banda participando das gravações do disco Unrest, nesta época iniciam uma tour com o grupo Captain Beefheart e Fred Frith grava seu primeiro disco solo, ainda encontrando tempo para participarem das gravações do disco Desperate Straights and Merge do grupo Slapp Happy.

Em meados de 1975 ainda em conjunto com o grupo Slappy Happy gravam o disco In praise of learning, iniciando após um tour conjunta pela Itália, França e Holanda, além de uma série de shows com Robert Wyatt em Londres.

Em 1976, uma tour pela Finlândia, Noruega e Suécia dá origem ao disco duplo Concerts.

Sua música é de dificil digestão, uma mistura de Oliver Messiaen e Kurt Weill com algumas pitadas de Frank Zappa e Soft Machine temperada com as dissonancias de Bella Bartok, ou resumindo, um som progressivo à sbeira de jazz !

São musicalmente inovadores e notavelmente originais, não existe meio termo, ou você ama ou odeia !

Como grupo sempre funcionou de forma coletiva, dai o fato de cada disco ser diferente do anterior, pois a formação de seus membros sempre variou. Isso é um aspecto positivo de seu trabalho, pois essa mudança constante é uma caracteristica da vitalidade de sua música !

Apesar do som cerebral e experimental, em sua essência, misturavam espontaneidade, estruturas musicais complicadas, filosofia, e humor em suas letras, e isso foi o diferencial do grupo.

Após o término do Henry Cow, seus integrantes continuaram ativos, atuando principalmente na Europa.

Para quem quiser conhecer o trabalho do Henry Cow, sugerimos começar pelo disco Leg End, é seu trabalho o mais acessível !

FORMAÇÃO

Núcleo

Fred Frith - guitarra, violino, baixo, piano
Tim Hogkinson - teclados
Cris Cutler - bateria

John Greaves - baixo, piano
Geoff Leigh - flauta
Dagmar Krause - vocal
Peter Blegvad - guitarra
Anthony Moore - teclados
Lindsay Cooper - fagote
Georgie Born - violoncelo

DISCOGRAFIA

Legend - 1973


Greasy Truckers Live At Dingwalls Dancehall - 1973


Unrest - 1974


In Praise Of Learning - 1975


Concerts - 1976


Western Culture - 1978