Make your own free website on Tripod.com

STEVE HILLAGE

Steve Hillage de todos os músicos que começaram carreira na cena musical de Canterbury - Caravan, Soft Machine, Gong, Henry Cow - foi o que comercialmente obteve maior sucesso individualmente!

Pode parecer estranho que agora bem estabelecido como produtor e líder da banda techno/ambient Sistem 7 em parceria com Miquette Giraudy - ex Gong - ele faça parte do seleto grupo de musicos e bandas que contribuiram significativamente para o crescimento da cena progressiva, incluidos nas páginas da Progressive Egg !

Mas a época inicial de sua carreira nos grupos Uriel, Arzachel, Khan e Gong em sua melhor fase, sem duvida colocam-no como um dos expoentes máximos como compositor e guitarrista do rock progressivo.

Se levarmos em consideração que não incluimos sua carreira solo, cujo disco Fishing Rising é um dos melhores albuns conceituais da cena progressiva de todos os tempos e que foi um dos primeiros guitarristas a desenvolver e utilizar com sucesso guitarras sintetizadas, sua contribuição a causa progressiva foi extraordinária !

Steve Hillage nasceu em Londres no dia 2 de agosto de 1951em Epping Forest . Influenciado pelos velhos mestres do blues, comprou seu primeiro instrumento, um violão com a idade de 9 anos !

Aprendeu as técnicas básicas do violão tentando imitar o estilo de musicos como o saxofonista John Coltrane e principalmente Jimi Hendrix que em 1966 aos 15 anos viu tocar num show em Londres !

Nesta época matriculou-se na City of London School onde conheceu Dave Stewart, também um aspirante a guitarrista, Mont Campbell e graças a um anúncio na Melody Maker Clive Brooks, completando a formação daquele que viria ser Uriel, o primeiro conjunto musical do qual participaria!

O ápice da carreira do grupo foi tocar no Ryde Castle Hotel na Ilha de Wight com um repertório que consistia basicamente de versões cover de musicas de sucesso na época ! Em dúvida quanto a seguir carreira musical com num grupo com poucas perspectivas de sucesso comercial, Hillage achou mais sensato no final do verão de 1968 entrar para a universidade de Canterbury e estudar filosofia e história.

Os outros membros da banda não desistiram e continuaram sob a égide EGG; no futuro Steve Hillage participaria como convidado das gravações do disco Civil Surface !

Uma vez na universidade não abandonou a música completamente, entrou num conjunto chamado Spirogyra cuja vocalista Barbara Gaskin posteriomente participaria do grupo Hatfield and the North e Caravan e casaria com David Stewart, formando um duo pop de sucesso !

Barbara Gaskin e David Stewart

Em abril de 1971, deixou universidade para voltar a Londres e formar sua própria banda, batizada Khan com Dick Henningham (teclados), Nick Greenwood (baixo) e Eric Peachey (bateria), substituindo o baterista original Pip Pyle que futuramente reencontraria no Gong !

O repertório da banda era composto por canções que Hillage havia escrito durante sua temporada na universidade.

No início de 1972, gravam o disco Space Shanty que teve Dave Stewart como convidado nos teclados substituindo Dick Henningham.

Este trabalho é considerado um classico no estilo progressivo, repleto de temas melodicos e ritmicos complexos e variados !

Infelizmente, o Khan não teve seu trabalho reconhecido na época !

Depois da separação do Egg, Dave Stewart passou a fazer parte efetiva da banda e um novo baixista Nigel Smith foi recrutado, mas a despeito de todas estas mudanças as coisas não melhoraram para a banda. Steve Hillage comenta "Eu me sentia muito pressionado, não curtia muito o que estavamos fazendo ! Na época eu tinha só vinte anos, e desejava tocar com outras pessoas... ".

Assim quando a oportunidade surgiu uniu-se a banda de Kevin Ayers para uma excursão pela Europa em 1972, durante a qual, na França, o saxofonista do Gong Didier Malherbe convidou-o para entrar no grupo como guitarrista solo, convite este que Hillage aceitou imediatamente.

Sua entrada marca uma nova fase no som da banda, a qual adiciona peso e um trabalho de guitarra mais elaborado.

Participa do grupo de 1972 a 1975, gravando com eles a trilogia Freak Radio Gnome Invisible composta pelos discos Flying Teapot, Angel's Egg e You.


Gong


Miquette Giraudy
Em 1975 Hillage grava seu primeiro disco solo - Fishing Rising - o primeiro fruto de sua união com a tecladista e namorada na época Miquette Giraudy.

Neste período participou das gravações do disco Utopia de Todd Rundgren e do projeto Clearlight Symphony como convidado.

Em 1981 produziu o disco Sister Feelings Call do Simple Minds !

System 7 é um projeto ao qual Steve Hillage e Miquette Giraudy vem dedicando-se desde o final dos anos 80.

Seu primeiro disco foi lançado em agosto de 1990 e desde então a banda já lançou 4 albuns e um disco remix.

O som da banda pode ser rotulado como techno ambiente espacial se é que isto existe, caracterizado pela guitarra sintetizada de Hillage e o trabalho de sintetizadores realizado por Miquette.


Steve Hillage e Miquette Giraudy

O grupo não tem uma formação estabilizada ao redor de Hillage e Miquette, os discos são gravados com a colaboração de Djs e outros musicos convidados. Ao vivo sua musica adquire um som mais pesado, com batida dance hipnótica num ambiente psicodélico.


Hillage ao vivo com System 7

Afora seu trabalho com System 7 tem atuado como produtor, guitarrista e tecladista de estudio.

PRIMEIRA AUDIÇÃO

ATENÇÃO : Para audição das músicas abaixo, é necessário ter instalado o programa Real Audio 3.0 ou superior ,

caso você não o tenha em seu equipamento, clique no botão para efetuar a instalação em seu computador !

em desenvolvimento

DISCOGRAFIA

Discos Solo

Ano de
Lanšamento

Fish Rising
1975
L
1976
Motivation Radio
1977
Green
1978
Open/Studio Herald
1979
Live Herald
1979
Rainbow Dome Music
1979
Aura
1980
For to Next
1983
BBC Radio 1 Live
1994
Live in Concert Live in Concert
1997
   
 

Discos com System 7

Ano de
Lanšamento

System 7
1991
777
1993
Point 3 Fire/Water
1994
Power of Seven
1996
M Express (remix album)
1996

(C)1998 undersign digital design