Históricos

 

Destinei esta parte, para mostrar algumas dietas que só fizeram aumentar a renda pessoal da pessoa que criou, frustração para os que aderiram a esta.

 

As dietas de moda não têm fundamento científico, seguidas à risca elas quase sempre levam ao emagrecimento rápido, mas também podem causar uma anemia. No fundo todos sabem de cor qual seria o regime ideal: comer um pouco de cada tipo de alimento(verduras, legumes, carnes, frutas e cereais) em horários adequados para as refeições, sem abusar de doces nem de frituras. Sucesso garantido. Mas as pessoas acabam apelando para aquelas dietas que prometem fazê-las perder em uma semana os quilos conquistados em meses. Se alguém faz uma dieta cheia de restrições, há cerca de 90 % de chance de recuperar o peso perdido, tão logo volte a Ter uma vida normal.

 

Dietas através dos tempos :

 

Década de 70

 

Dieta do Dr. Atkins

 

O médico Robert Atkins desenvolveu uma dieta que permitia consumir carnes, ovos e bacon à vontade, alimentos que os americanos veneram, daí o sucesso em seu país. Embora esses alimentos sejam gordurosos, é preciso quebrar suas moléculas, muito grandes, para que sejam armazenadas dentro dos adipócitos. O custo energético dessa quebra é descontado do valor calórico dos alimentos. Daí, os seguidores dessa dieta acabam emagrecendo. Mas estão terminantemente proibidos de comer carboidratos: cereais, doces e massas. Esses alimentos poderiam fornecer toda a energia necessária para partir as moléculas de gordura, e então tudo iria por água abaixo. O grande problema do regime do Dr. Atkins é que as pessoas acabam com taxas elevadíssimas de colesterol. Para hipertensos por exemplo, ela é um perigo.

 

Década de 80

 

Dieta de Beverly Hills

 

Os adeptos da alimentação natural, ficaram fãs da dieta criada pela ex-rechonchuda californiana Judith Manzel. Ela pregava que certos frutos tropicais, como o mamão papaia e o abacaxi, tinham enzimas capazes de destruir as gorduras do corpo, por isso, as pessoas com vontade de emagrecer deviam passar dias se alimentando apenas de frutas. Na verdade, as frutas podem estimular os rins a produzir mais urina. Quando os seguidores da dieta pensavam estar emagrecendo, eles estavam, isso sim, perdendo a água do organismo. Ao afetar o equilíbrio hídrico do corpo, a dieta provocava taquicardias. Além disso, por ser pobre em proteínas, deixava a pessoa enfraquecida, a médio prazo.

 

 

Começo da década de 90

 

Dieta da Lua

 

Diversas estrelas brasileiras de Tv. Começaram a divulgar a seguinte receita: a partir do momento em que ocorre uma mudança de lua e nas 24 horas seguintes, a pessoa só pode ingerir líquidos: chá, sopas, sucos e vitaminas coados. O fundamento científico desse método é o mesmo das simpatias de festas juninas. Quem acredita nele, paga um preço: podem ocorrer sobrecarga nos rins e eventuais prisões de ventre.

 

 

 

 

 

Página Principal | Página de Esporte | Página Saúde Corporal