ÍNDICE 

INTRODUÇÃO

 

A mudança a nível tecnológico no mundo contemporâneo é sensível.

Diante desta realidade, sociólogos do mundo inteiro tomaram por base analisar as conseqüências e as causas sociais que designam o que se chama de ‘paradigma informacional’.

 

“...o novo paradigma informacional interage com a história, instituições, níveis de desenvolvimento e posição no sistema global de interação de acordo com as diferentes redes...” (A Sociedade em Rede, pg.224).

 

A cultura, a comunicação, o marketing, a industria, o comércio e os serviços, são alguns dos aspectos da realidade humana que são atingidos diretamente por uma ‘virtualidade do real’.

Este trabalho visa analisar apenas um destes aspectos, ainda recortado dentro da esfera da cultura. Aqui o que se busca é averiguar como a metamorfose dos meios  de comunicação está criando uma nova cultura, a cultura do virtual, e dentro desta cultura virtual procuramos perceber o surgimento de novas formas de interação social e de novas modalidades de inteligência coletiva. Para isso analisamos especificamente a influência dos Weblogs.

Os pilares teóricos destas analises são, principalmente, Pierre Lévy e Manuel Castells, ambos sociólogos contemporâneos profundos conhecedores da nova realidade propiciada pelos avanços das tecnologias da informação.

Pierre Lévy, Manuel Castells, Marshall McLuhan, Pekka Himanen, são alguns dos estudiosos que teorizaram a ‘rede’. Castells fala sobre a ‘Sociedade em Rede’ e a ‘Virtualização do Real’, Lévy fala sobre a ‘Inteligência Coletiva’ e a ‘Cibercultura’, Himanen fala sobre a ‘Ética Hacker e o Espírito da Era da Informação’, McLuhan fala dos ‘Meios de Comunicação’ e da ‘Aldeia Global’, enfim, todos esses teóricos analisaram a fundo as influências das inovações tecnológicas no âmbito da sociedade do trabalho, do lazer e do pensamento.

Cada um na sua área contribuiu para que pudéssemos ver mais claramente como as mudanças nas tecnologias da informação mudaram as relações humanas e alteraram nossas relações com a natureza e com o espírito.

O paradigma informacional é, portanto:

 

“...um paradigma aberto socialmente e administrado politicamente, cuja característica principal é tecnológica...” (A Sociedade em Rede, pg.253).

 

 

ÍNDICE