Pitbull: Vilão ou Vítima?
Página Principal
Mais Informações
Como lidar com cães violentos?
Casos recentes de pitbulls na mídia
Outras páginas de interesse na internet
Brigas de Cães
DENUNCIE!
Participe!
Deixe uma mensagem em nosso quadro de avisos
Ajude a divulgar esta página
Sobre a página
Copyright
E-mail
|
            
|
Você é a pessoa certa para criar um pitbull?
Antes de adquirir um animal qualquer, é necessário avaliar o tempo, dedicação e recursos que se tem disponíves para oferecer ao mesmo. O pitbull, como muitos outros cães de guarda, exige cuidados especiais, que devem ser levados em conta na hora de escolher a raça de seu cão. Se você procura apenas um cão para companhia, procure uma outra raça. O pitbull exige extrema e constante dedicação, e donos com vasta disponibilidade de tempo. Considere as seguintes perguntas antes de adquirir um cão pitbull:
Você quer um pitbull apenas para adquirir o "status" de possuir um cão perigoso?
Se a resposta for sim, você não está preparado para lidar com a responsabilidade de adquirir um pitbull. Lembre-se que ao criar uma fera, você está colocando em risco não só a vida se outras pessoas, mas também a vida de seu cachorro e a sua própria vida. Cachorros agressivos e não-adestrados não obedecerão aos seus donos, e os atacarão se necessário.
Você já criou cães de outras raças?
É altamente recomendável uma prévia experiência com outras raças de cães, antes de adquirir um pitbull. Criadores experientes têm mais facilidade em prever as reações dos cães e compreender suas atitudes. Isto é imprescidível em se tratando de animal forte como o pitbull.
Você tem disponibilidade de tempo e dinheiro para procurar um bom criador?
Conheça os padreadores de seu filhote, e procure neles as características que você deseja. Filhotes de pais agressivos têm em geral uma tendência maior à agressividade, bem como filhotes de pais dóceis e sociáveis têm uma maior tendência à socialização.
Você tem disponibilidade de tempo e dinheiro para adestrar seu cão?
Embora você mesmo possa adestrar seu cão, é altamente recomendável contratar um adestrador profissional. Sendo um cão extremamente forte, o pitbull precisa ser controlado por outros meios que não a força.
Você tem tempo suficiente e disposição para investir na socialização de seu cão?
É extremamente necessário que o pitbull seja habituado desde cedo ao convívio com várias pessoas diferentes. Deixe que seu cão interaja com pessoas estranhas à casa.
Você possui uma estrutura adequada em sua casa para a criação de cães?
Mesmo com o treinamento adequado, é imprescindível que o cão mantenha-se resguardado do contato não-supervisionado com pessoas estranhas, pois não se pode controlar as reações das mesmas. Desta forma, certifique-se de possuir uma estrutura segura no local onde o cão ficará, como cercas reforçadas. Lembre-se também de que todos cães têm capacidade para saltar e escalar, de maneira que é necessário observar uma altura mínima para tal estrutura.
Embora haja uma certa tendência em donos de cães de guarda a manter seus cães presos de dia e soltá-los à noite, esta prática não é recomendável, uma vez que os pitbulls adoram o convívio com pessoas e certamente se sentirão sozinhos se deixados o dia inteiro presos ou isolados em um canil. Além disso, prender um cão pode aumentar sua agressividade.
Você está preparado para lidar com a opinião pública em relação aos pitbulls? Tem vontade de sustentar campanhas contra a desmitificação da raça?
Lembre-se o pitbull tornou-se um mito através da mídia. Desta forma, cada dono de pitbull tem como obrigação provar, através de um bom adestramento de seu cão e de um relacionamento baseado em amor e carinho, que estes cães não são feras incontroláveis, mas sim, cães sociáveis que amam o convívio com as pessoas.
Você tem tempo de disposição necessários para promover os pesados exercícios que um pitbull precisa?
Como os outros terriers, o pitbull é um cão muito ativo e possui uma constituição física robusta, que necessita de exercícios constantes, como longas caminhadas ou corridas diárias.
|