Série - Elenco - Curiosidades - Prêmios - Millenium - Dicionário

 

 

SÉRIE

 

Foi com o seriado Arquivo X que esta frase ficou célebre. Ela é uma espécie de lema de seus personagens Fox Mulder e Dana Scully. Os dois são agentes especiais do FBI, encarregados de uma seção denominada Arquivo X, na qual encontram-se os casos não resolvidos do Bureau. Mas, a série é mais do que isso, ela envolve não só a solução dos casos, mas  a vida de seus personagens na busca pela Verdade. No caminho tortuoso para alcançá-la, os agentes deparam-se com casos bizarros, que envolvem paranormalidade, vampirismo, vudú, abduções alienígenas, mutantes, conspirações governamentais e toda espécie exótica de casos que nunca foram resolvidos porque nem todos acreditam nestes fenômenos. Mas Mulder acredita, e junto com ele, Scully, que apesar de cética vem mudando seu comportamento em relação aos casos, passando ambos a perseguir a Verdade como se fosse a coisa mais preciosa de suas vidas.

A série estreou em 1993, com o epiódio-piloto, e a cada dia vem conquistando legiões de fãs ao redor do mundo. Criada por Chris Carter, considerado um gênio pelos amantes da série, Arquivo X tem vários pontos fortes, sendo o principal deles o argumento. Chama atenção também o modo como as histórias fantásticas são contadas. Algumas lendas e histórias velhas são recontadas pelo seriado, usando-se o avanço da ciência, inserido em um mundo urbano.Mas, com certeza a espinha dorsal da série é o roteiro. Com cenas bem articuladas, o roteiro geralmente deixa a conclusão em suspenso, o que dá leva os fãs a imaginarem e ainda prepara o "terreno" para os próximos episódios.

Já os episódios, esses não são totalmente interligados. Há os episódios da MITOLOGIA da série, que se interligam, abordando, principalmente a Conspiração Governamental para esconder a existência de alienígenas e o projeto de Colonização estabelecidos por eles. Mas, como nem tudo é obra do governo americano, a série, em seus outros episódios, que aparecem intercalados com os da mitologia, aborda de tudo um pouco : vudú, paranormalidade,vampirismo etc.

Com o sucesso do filme Arquivo X :FIGHT THE FUTURE (Resista ao Futuro), Arquivo X começou sua carreira cinematográfica. Segundo boatos, a série acabaria na sétima temporada, mas continuaria no cinema. Mas não se pode acreditar totalmente nos boatos, principalmente quando se tem Chris Carter por trás deles. Ele é um mestre em espalhar boatos sobre a série para despistar os fãs, chegando ao ponto de publicar na internet um roteiro falso do filme enquanto ocorriam a filmagens ultrasecretas do longa. O jeito é esperar. Como na série, Carter manipula a vida dos fãs, deixando-as em suspenso enquanto aguardam o desfecho final.

 

ELENCO:

Fox Mulder - David Duchovny

Nome: Fox William Mulder
Apelido: Spooky (Estranho)
Número de credencial:
JTT047101111
Altura:1m85
Peso: 77 kg
Cabelos: Castanhos
Olhos: Verdes, mas algumas fotos denunciam olhos castanho claro
Data de Nascimento: 13/out/1961
Lugar de nascimento: Chilmark, MA
Endereço atual: Apto. 42, 2630 Hegal Place, Alexandria, VA 23242
Telefone: (202) 555-9355 (Mensagem da Secretária : "This is Fox Mulder. Please leave a message")
Celular : No jogo, aparece como 202 555 0160
Sinais característicos: Verruga na face direita
Estado civil: Solteiro, mas em Suspeitos Incomuns e Viajantes (Unusual Suspects e Travellers) ele é visto usando uma aliança.
Nome do pai: William "Bill" Mulder
Endereço do pai: West Tisbury, Martha´s Vineyard, Massachusetts
Nome da Mãe: Teena (nome dado em Kitsunegari)
Endereço da mãe: 2790 Vine Street, Chilmark, Massachusetts
Irmã: Samantha Ann Mulder, nascida a 22 de janeiro de 1964, desaparecida a 27 de novembro de 1973.
Educação: Universidade de Oxford(1983-1986), bacharel em Psicologia. Academia de Treinamento do FBI, em Quantico, 1986.
Publicações: Sobre Assassinos Seriais e Ocultismo (On Serial Killers and the Occult), momografia, 1988 (com o pseudônimo M.F. Luder), artigo para a revista Omni, 1993.
Posição Atual: Agente Especial
Arma: Smith e Wesson 1056 (9mm).
Pseudônimos : Para seu artigo na revista Omni, ele usou "M.F.Luder". Quando separado de Scully, ele usa "George Hale" para contatá-la. Jose Chung refere-se a ele como "Reynard Muldrake". Em "3", ele usa "Marty Mulder". Em "A Biotoxina" ele usa "Mr Kaplan" para ficar disfarçado em um motel.

O agente Fox Mulder entrou para o FBI em 1986, começando seu treinamento na Academia de Quântico, imediatamente depois de se formar em Psicologia, na Universidade de Oxford, onde permaneceu de 1983 a 1986. Logo ele ganha o apelido de Estranho (Spooky), devido ao seu comportamento e explicações referentes aos casos. Em princípio, Mulder foi designado para a Unidade de Crimes Violentos. Em seu primeiro caso, ele destaca-se pela sua incrível atuação na perseguição e captura de John Barnett, um assaltante de bancos muito perigoso.

Em 1989, Mulder faz uma regressão hipnótica, na qual fica convencido que sua irmã, Samantha Mulder, foi abduzida por forças desconhecidas, quando eles eram pequenos. É a famosa cena em que os dois estão jogando Combate e de repente surgem luzes fortes na parte de fora da casa. Como seus pais estão fora, Fox pega a arma do pai, mas nada pode fazer, e sua irmã levita no ar e é levada, sumindo as luzes em seguida.

Em 1991, Mulder convence seus superiores a transferí-lo para a seção dos Arquivos X, casos que não possuíam uma explicação lógica e científica. Mulder poderia ter feito carreira no FBI, mas preferiu mudar para o porão do FBI, onde os Arquivos X ficavam escondidos.

Temendo que as investigações de Mulder fugissem ao seu controle, seu superior, chefe Blevins, nomeia a agente Dana Scully, médica e cientista, parceira de Mulder. Scully estava encarregada, em princípio, de desacretitar as teorias de Mulder, que geralmente eram inexplicadas pela ciências, valendo-se de seus conhecimentos científicos. Com o passar do tempo, a crusada de Mulder pela Verdade torna-se a de Scully, que apesar de cética ajuda seu parceiro nas investigações, deixando de lado seu objetivo inicial. Hoje, Scully é um ponto de apoio de Mulder, sendo uma peça importante para que ele continue investigando. É ela quem faz as autópsias dos casos e fornece informações técnicas, especialmente médica. Pode-se notar que, com o tempo, Mulder e Scully estão cada vez mais próximos, mais unidos, surgindo até a possibilidade de um relacionamento amoroso.

A personalidade crédula de Mulder, o leva a formular teorias, que geralmente são consideradas improváveis e ilógicas por seus superiores e colegas. Uma dessas teoria é a que existe vida alienígena e ela visita constantemente a Terra, o governo sabe de sua existência e até participa de experiências conjuntas.

Suas investigações só são possíveis devido aos contatos, inclusive no Congresso. Em oposição às investigações, há inimigos no FBI e além dele, por isso, a única pessoa em que Mulder pode confiar é sua parceira Dana Scully.           

 

Dana Scully - Gillian Anderson

Nome: Dana Katherine Scully 
Data de nascimento: 23/fev/1964
Apelidos: Starbuck e Ahab, dados pelo pai
Número de Identidade:
2317-616
Número da Credencial : JTT0331613
Altura:
1m60
Peso: (ignorado) No jogo, diz que ela tem 100 pounds.
Cabelos: Ruivos
Olhos: Azuis (azuis/verdes no jogo)
Endereço atual:
3170 W. 53 Rd. apto. 35 Annapolis, MD
Telefone: (202) 555-6431 (Mensagem na Secretária : "Hi. This is Dana Scully. Please leave a message and I'll get back to you as soon as I can")
Celular: 555 3564 (Sangue / Blood), 555 0113 (Filme), 202 555 0194 (jogo)
Correio Eletrônico:
D_Scully@FBI.gov
Sinais característico: nenhum
Estado Civil: Solteira
Nome do Pai: William Scully,capitão da Marinha dos Estados Unidos, serviu durante a crise dos mísseis cubanos em 1961. Falecido em dezembro de 1993.
Endereço do pai: falecido
Nome da mãe: Margareth "Maggie" Scully
Endereço da mãe: (ignorado) Baltimore, MD
Irmãos: irmão mais velho, Willian "Bill Jr." Scully Jr.: irmã mais velha, Melissa Scully (falecida); irmão mais jovem, Charles Scully.
Educação: Bacharel em física pela Universidade de Maryland, 1986.
Formação em Medicina: desconhecida, residência em patologia legal.
Publicações: O Paradoxo dos Gêmeos de Einstein: Uma nova Interpretação (Einstein'n Twin Paradox: A New Interpretation), tese de formatura.
Posição atual: Agente Especial
Arma: Smith e Wesson 1056 (9mm).

A agente especial Dana Scully é o oposto de seu parceiro Fox Mulder. Seu ceticismo é fruto de sua formação científica, o que faz com que ela tente arrumar uma explicação científica para cada caso dos Arquivos X.

Ela é formada em Medicina, sendo especialista em Medicina Legal e Patologia. Possui um bacharelado em Física, curso no qual ela defendeu sua mais famosa tese "O Paradoxo de Gêmeos de Einstein : Uma Nova Interpretação". O primeiro ano da faculdade ela estudou na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A universidade ficava próxima da base aeronaval de Alameda, onde seu pai servia. Depois, transferiu-se para a Universidade de Maryland, onde se formou.

Logo após se formar, Scully entra para o FBI em 1990, contra a vontade dos pais, lecionando durante dois anos na academia de treinamento de Quântico. Em 1992, ela é designada pelo chefe Blevins como parceira de Fox Mulder, nos Arquivos X, sendo instruída para desacreditar as teorias de Mulder, usando seu conhecimento científico. Mas, com o passar do tempo ela mostrou acreditar na verdade que Mulder tanto procura, basta reparar como ela achar uma explicação científica todos os casos.    Constantemente, sua fé em um universo científico e ordenado é desafiadas pelos Arquivos X, mas ela acredita na verdade e é isto que a une ao parceiro. Em 1994, ela é sequestrada por Duane Barry, fugitivo, que a  leva para as Montanhas Skyland, onde desaparece. Barry jura que ela foi levada por alíenígenas em seu lugar, pacto firmado para que ele se livrasse das abduções. No entanto, nem mesmo ela sabe para onde foi levada e o que aconteceu, lembrando-se aos poucos das experiências, usando também a técnica da hipnose. Um mês após sua suposta abdução, ela é descoberta em coma profundo na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital   da Universidade de North Georgetown. Após sua saída nenhuma prova ou registro de sua admissão no hospital é encontrada. Quando Mulder pergunta ao Canceroso: "- Porque ela e não eu?", ele responde : "- Eu gosto de você. Dela também. É por isso que  está de volta" - episódio "Por Um Fio (One Breath, 2x08)".

Em "O Caminho da Cura (The Blessing Way, 3X01)", Krycek e o agente hispânico tentam matá-la, mas acabam matando sua irmã, Melissa.

A agente Scully desperta a atenção de todos, dentro e fora das tela. Durante a série pode-se notar que alguns personagens tem uma queda por ela. É o caso do agente Pendrell, que a ajuda a descobrir a função do implante metálico encontrado na sua nuca, provavelmente durante sua abdução, e do pistoleiro solitário Frohike, que ajuda Mulder, junto com seus companheiros, fornecendo informações.

 

Mitch Pileggi - Walter Skinner

Nome : Walter Sergei Skinner
Estado Civil : Divorciado , era casado com Sharon. Às vezes aparece com uma aliança na qual está escrito Love Forever, Sharon.
Sua mulher diz que seu casamento acabou porque ele não deixa ninguém se aproximar. "Uma das coisas em que  Walter sempre foi bom é guardar segredos" dizia Sharon. No jogo, seu arquivo diz que ele não tem filhos.
Endereço : Na quarta temporada ele vivia no 17o. andar do Viva Tower, em Crystal City. Após o seu divórcio, ele se mudou para um lugar não conhecido.
Idade : Nunca foi dada na série, mas como ele foi para o Vietnã aos 18 anos, calcula-se que ele nasceu em 1954. Tendo, portanto, 45 (em 1999). Mas, no jogo diz que ele nasceu em 3 de Junho de 1952 , com 47 anos.
Cabelos : A foto de seu casamento revela um cabelo escuro, quase preto. Mas, no jogo diz que seu cabelo é marrom.
Olhos : Marrons
Formação : No jogo, aparece University of Texas (BA degree)

Skinner é um diretor assistente do FBI, que se preocupa muito com a política da agência. Ele, geralmente, não se envolve diretamente nos casos, a não se os de alto escalão. Seu envolvimento "especial" com os agentes Mulder e Scully e com os Arquivos X é pouco comum no FBI.  Normalmente, não o vemos fazer outra coisa senão supervisionar Fox e Dana. Mas, há exceções como em "O Campo onde eu morri" e "A Biotoxina", onde ele é o encarregado de uma grande equipe. . Skinner tinha desordens de sono, do qual foi tratado. Como hobbie, ele é visto praticando boxe no episódio S.R.819 (sexta temporada).

Nunca se sabe de que lado ele está. Mas, ele deixa bem claro que se preocupa com os agentes, apesar de não concordar com os meios ortodoxos de investigação deles. Quando as investigações de Mulder e Scully estavam adentrando em um território perigoso ele fechou os Arquivos X (atitude paternalista em defesa dos agentes ou atitude para agradar o Sindicato????). Mas, quando Scully foi raptada ele reabriu os Arquivos X e disse para Mulder "Isso é o que eles mais temem".

 

Willian B. Davis - O Canceroso

Homem-câncer (Cancer-man), fumante, chaminé são algumas denominações que o recebeu de Mulder. O homem-câncer é o personagem da série mais odiado por Mulder. Ele representa o poder do governo americano, a necessidade de se esconder indícios ou fatos que "a humanidade não deve saber, para não causar um desespero global". Ele, sem dúvida, sabe de tudo o que diz respeito à Verdade que Mulder tanto busca, mas está completamente inacessível. Mandante até de mortes (em nome da América, é claro), está quase sempre no escritório de Skinner ou reunido com o "Consortium" (conselho de conspiradores que aparece em vários episódios), fumando seu cigarro. Por incrível que pareça, o ator não fuma. Os cigarros da série são feitos de ervas. A crescimento do personagem na série é no mínimo curioso: no início, ele não falava nada. Apenas observava os acontecimentos. Com o tempo, foi dada uma importância cada vez maior a seu personagem, e portanto mais falas foram acrescentadas a ele. O próprio Carter não imaginava que ele viesse a falar tanto quanto fala agora. Ele tem uma história bastante confusa, o pouco que sabemos dele é que, juntamente com o pai de Mulder (que era ligado ao governo) e alguns outros homens de importância, foram os responsáveis pela maior parte das ações do governo americano durante a infância do agente. Os episódios dão a entender que Bill Mulder quis se desvincular do grupo ao saber quais os propósitos do governo em relação ao seu trabalho (ligado à catalogação de DNA, como pode ser visto na trilogia de Anasazi), e para evitar que o mesmo revelasse os projetos a outros, teriam seqüestrado a irmã de Mulder, Samantha. Outros episódios revelam um pouco mais sobre o Canceroso, tais como Piper Maru/Apocrypha e principalmente o Musings of a Cigarrette-Smoking Man, onde Frohike conta a história da vida dele (as teorias são meio duvidosas, mas ao menos são teorias). Sua participação em Redux I e II pode até ter dado uma má impressão dos reais propósitos dele. Considerando-se que ajudou Mulder a salvar Scully, quem o vê queimando a sala de Mulder em The End realmente concordará que de amigável ele não tem nada.

 

Tom Braidwood, Bruce Harwood e Dean Haglund - Os Pistoleiros Solitários

Este trio de especialistas em computadores são uma grande fonte de informação para Mulder. São eles que iniciam Mulder na possibilidade da existência de uma conspiração. Byers, Langley e Frohike publicam a revista "Pistoleiros Solitários", onde denunciam atitudes suspeitas que o governo adota com a relação ao povo americano.

 

O Sindicato das Sombras

Formado por homens misteriosos, todos com grande influência no Governo . Este consórcio surgiu para trabalhar em conjunto  com alienígenas que têm a intenção de conquistar a Terra. Sua elaboração com os alienígenas consiste em criar seres híbridos humano-alienígenas, que serão usados pelo colonizadores como escravos. O Sindicato tenta desenvolver uma vacina contra a forma de dominação que alienígenas  pretendem inflingir aos humanos para salvar seus membros da escravidão inevitável que ocorrerá quando a colonização começar.

 

Nicolas Lea - Alex Krycek

O agente especial Alex Krycek fora designado para trabalhar com Mulder a partir do episódio Sleepless, mas a aparente confiança que ele deveria despertar foi-se logo no final do mesmo. Na trilogia Duane Barry, ele mostra bem o seu lado: tenta matar Mulder, mata Duane a fim de incriminar Mulder e some sem dar satisfação alguma. Na verdade, o agente frio e calculista foi o principal executor dos planos do Canceroso. Matou também o pai de Mulder, roubou a fita digital de Skinner em Anasazi e, depois de escapar de um atentado visando matá-lo, resolveu vender os segredos do governo. Reapareceu em Piper Maru/Apocrypha, servindo como "meio de transporte" para uma gosma preta alienígena poder chegar até a sua nave. Já na quarta temporada, em Tunguska/Terma, surgiu novamente e, com o discurso de que iria ajudar Mulder a se vingar dos que tinham matado o pai dele, quase matou o agente outra vez. Mas aqui ele teve o seu merecido castigo: perdeu o braço, cortado a sangue frio. Volta a aparecer, até aqui, em Patient X, onde parece novamente ajudar os americanos ao trazer para eles a vacina contra o câncer negro feita pelos russos (a única vacina que funciona). Por fim, aparece em The End como um aliado regular do governo, o que é de se estranhar. Mas rato que é rato nunca deixa de cometer das suas.

 

John Neville - O Homem de Mãos Bem Feitas

Ele parece ser o líder do Sindicato. E a única pessoa da qual Cânceroso teme e respeita. Equilibrado, misterioso e implacável em seu modo de agir, ele mente, manipula e até mata com a frieza de ninguem, para impedir que segredos sejam revelados. Sempre aparece para atrapalhar os planos de Mulder, encobrindo as provas. No filme aparentemente ele é morto ao entrar no carro, e este explode.

 

Jerry Hardin e Steven Williams - Garganta Profunda e X

O Garganta Profunda foi o primeiro informante de Mulder. Foi morto no último capítulo do primeiro ano da série na tentativa de salvar Mulder dos inimigos. Já o X é o sucessor de Garganta Profunda na trama, sendo que ele é bem mais direto, frio e misterioso. Sempre que Mulder precisa dele, ele cola um adesivo em forma de X na janela de seu apartamento.

 

Laurie Holden - Marita Covarrubias

Marita Covarrubias, imagino eu, nem deveria ser chamada de informante. Ela é importante em alguns momentos, é claro, mas em comparação aos seus antecessores, é a menos influente (e talvez até a menos confiável). Considerando que ela apareceu no episódio Herrenvolk, no início da quarta temporada, já em Zero Sum foi possível saber que não se pode confiar nela. Sem falar que ela é talvez a maior unanimidade da série. Até mesmo o Canceroso tem mais fãs que ela. Uma busca pela Internet, acreditem, não revela nenhuma página especialmente a ela ou à atriz que a interpreta, Laurie Holden. Nem mesmo no site oficial ela mereceu figurar entre os personagens secundários da série. Apesar de achar isso uma injustiça, lá no fundo eu engordo a lista de eXcers que querem vê-la engolida por algum serial killer mutante qualquer dia desses. :) Parte do ódio (na vertente do público feminino, claro) é estimulado por uma cena suspeitíssima no episódio Tunguska, onde ela, enquanto ajuda Mulder a viajar para a Sibéria, parece muito mais interessada no próprio agente Mulder. Ela volta a aparecer no episódio Patient X, onde proporciona ao "mãozinha" Alex Krycek momento bem agradáveis.

 

Mimi Rogers - Diana Fowley

Ex-namorada do agente Mulder, ela abriu os Arquivos X junto com o Mulder em 1991. Se desligou dos Arquivos quando foi trabalhar na Europa. Ela tem uma ligação com o Cânceroso e trabalha para o Sindicato. Na sexta temporada, ela reaparece para assumir novamente os Arquivos X junto com Jeffrey Spender, filho do Cânceroso.

 

 

Millennium

29 dezembro 1999 - Começa no velório de um senhor nos seus 50 anos, ex-agente do FBI que se suicidou sem motivo aparente. Sua esposa chora e um homem se aproxima dela. Ele se identifica como Mr. Johnson e diz ter trabalhado com seu finado marido. Depois que todos vão embora do velório, Mr. Johnson volta, abre o caixão, tira sua roupa e a do morto como num estranho ritual, recita palavras de ressurreição e coloca um telefone dentro do caixão.

Cemitério - o morto já fora enterrado. Mr. Johnson acompanha do carro. Quando o telefone toca ele pega uma pá e segue para o caixão já enterrado. Dia seguinte - A Polícia já está no cemitério.Scully chega a cena. O corpo sumiu. Nenhuma digital foi encontrada, sem sinais de arrombamento. Tudo indica que o morto saiu do caixão por ele mesmo. Scully acredita aque alguém e responsável por isso; Mulder acredita em necromancia - alguém ressuscitou o morto.

 Pelo aspecto do crime, acredita-se que seja obra do grupo Millenium - ex-FBI agentes que oferecem consultoria pra polícia. Outros crimes similares com ex-agentes do FBI acontecem. Skinner designa Mulder/Scully para ir investigar o grupo. Eles vão ate um sanatório falar com Frank Black, esse ex integrante do grupo Millennium. Inicialmente, ele não quer ajudar. Ele não diz, mas teme por sua filha. Diz que não quer nenhuma participação com nada que tenha a ver com o grupo Millennium.

 Estrada - policial para o carro pra checar Mr. Johnson que esta trocando um pneu furado. Sente um cheiro esquisito e pede pra abrir o capô. Mr Johnson faz um circulo de sal em torno de si próprio, como que para se proteger e começa a recitar as palavras ritualisticas de antes. O morto sai do carro e ataca o policial.

Dia seguinte - um cadáver é encontrado próximo ao local do crime (que acabei de descrever). Um bilhete com dizeres da Bíblia e encontrado na boca do morto. Mulder & Scully voltam ao sanatório pra falar com Frank. Ele decide ajudar desta vez. Ele diz que o grupo Millennium acredita ano fim do mundo e que os quatro ex-agentes que se mataram acreditavam que seriam resuscitados. Mr. Johnson estaria agindo como o agente "ressuscitador". Ele acredita estar agindo segundo a Bíblia, contribuindo para o Armaggedon na virada do milênio. Frank traça o seu perfil, ensina Mulder & Scully como chegar ao criminoso (Mr. Johnson). Ele diz que o criminoso voltará pra buscar o cadáver que eles encontraram.

Scully vai ao legista onde o corpo esta sendo exumado. Descobre que a legista foi atacada e ela mesma se depara com Mr. Johnson e com o morto. Ela atira no morto três vezes e nada acontece. Ele a ataca. Mais tarde, ela está bem, mas diz a Skinner que não tem como explicar o que aconteceu a não ser acreditar na tese de Mulder. Mulder vai até onde Mr. Johnson está com os quatro mortos. Todos os quatro resssuscitam de uma vez e o atacam. Ele consegue matar um deles. Enquanto isso, Scully vai até Frank, que já saiu do repouso no sanatório e pede a sua ajuda. Eles vão a casa de Mr. Johnson. Frank, que e amigo de Mr. Johnson, conversa com ele e o prende. Scully vai resgatar Mulder. Juntos eles conseguem matar todos os mortos. Caso encerrado. Cena final - Mulder & Scully trazem a filha de Frank de volta pra ele que vai embora feliz. Enquanto isso a contagem regressiva do milênio passa na TV. Mulder & Scully assistem a comemoração, casais se abraçam, se beijam e.....eles tambem se beijam (finalmente!). E ele diz: "o mundo não terminou". FIM

 

 

CURIOSIDADES:

  • O Sr. X na verdade era a Sra. X no roteiro original. Chegou a ser filmada uma cena com uma atriz mas os produtores decidiram que não estava dando certo.

  • Os alienígenas que passam correndo ao lado de Scully dentro do armazém, no episódio Operação Clipe de Papel (3ª temp.), foram desempenhados por crianças de oito e nove anos de idade, vestindo fantasias. "Eles ficam cheios de entusiasmos no começo" , diz Chris Carter com um suspiro. "Mas aí colocam aquelas fantasias neles e , meia hora depois estão perguntando:'Posso ir embora agora?'"

  • Blue, a mestiça de Collie de David Duchovny, é filhote da cachorrinha mostrada no episódio Terror no Gelo. (Ice)

  • No episódio A Maldição da Múmia (Teso dos Bichos) Gillian Anderson teve que lutar com um gato - tarefa ainda mais difícil, pois a atriz é alérgica a pêlos de gato! Após pensarem muito, a turma dos efeitos especiais fez um boneco em forma de gato só que com pêlo de coelho. Anderson depois passou 3 horas lutando com o boneco. "Foi a coisa mais estúpida que já fiz", ela ri ao lembrar. "Foi tomada após tomada lutando e rolando com aquele gato ‘coelhudo’ na minha cara. O pêlo dele começou a soltar, entrava no meu nariz, grudava no batom, era um horror!"

  • Chris Carter atuou em um episódio da série. Ele apareceu entrevistando Scully como um dos membros da comissão do FBI, no episódio Anasazi.

  • As abelhas do filme Arquivo X - Resista ao Futuro foram todas geradas por computador pois as originais não tinham "vida" na telona. Mas antes de descobrirem isso tiveram que gravar com abelhas de verdade. "Gillian e eu passamos por elas umas 20 vezes" comenta David. Apesar dos atores não terem sidos picados foi um trabalho exaustivo e perigoso."Haviam milhares delas durante as filmagens, e não são animais adestráveis." diz Duchovny.

  • Outros insetos que foram criados por computação gráfica foram os cupins pré-históricos do episódio Quando a Noite Cai (Darkness Falls). Mais tarde foram colocados sobre o episódio , sendo sincronizados com os movimentos dos atores.

  • Carter baseou este episódio no seu interesse pela dendrocronologia, a leitura dos anéis dos troncos das árvores, interesse este que vinha de um curso feito nos seus tempos de faculdade.

  • Quem diz: "Eu fiz isso" (I mean this), no final, quando aparece então o logotipo da Ten Thirteen , é Nathan Couturier, filho do editor de supervisão de som Thierry Couturier.

  • O primeiro e único episódio de Arquivo X em preto e branco foi Prometeus Pós Moderno(5ªtemp.). Lembra do "monstro" bonzinho de dois rostos? Você tem idéia de quem é o rosto por trás de toda aquela maquiagem ?Nada mais nada menos q o ator Chris Owens, isso mesmo , aquele que interpreta o SPENDER !!!

  • Quando Gillian Anderson se casou com Clyde Klots, em 1994, eles se mudaram para uma nova casa. Na época Gillian teve a estranha sensação de que alguém estava sentado em seu ombro toda vez que andava pela casa. Ela discutiu a situação com seu marido e com alguns amigos e um deles sugeriu - no melhor estilo Arquivo X - que ela deveria pedir ajuda a um índio para "limpar" a casa de qualquer coisa que estivesse vagando por lá. Feito isso Anderson se sentiu muito melhor na casa e nunca mais sentiu algo estranho.

  • Os números de alguns Arquivos X famosos:
  •      AX- 42053 : Desaparecimento de Samantha Mulder
         AX- 73317 : Abdução (ou Sequestro ???) da agente Dana K. Scully  

  • A frase THE TRUTH IS OUT THERE (A Verdade está lá Fora), que aparece na abertura foi trocada nove vezes por:
       1.  TRUST NO ONE (Não confie em Ninguém) em Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask 1X23)
       2.  DENY EVERYTHING (Negue Tudo) em Ascenção (Ascencion 2X06)
       3.  EI 'AANIIGOO 'AHOOT'E (Frase A Verdade está lá Fora em Navajo) em Anasazi (Anasazi 2X25)
       4.  APOLOGY IS POLICY (Desculpar-se é Política) em O Falso Alienígena ( 731 3X10)
       5.  EVERYTHING DIES (Tudo morre) em Procura Incessante (Herrenvolk  4X01)
       6.  DECEIVE, INVEIGLE, OBFUSCATE (Iludir, Enganar, Obstruir) em Teliko (Teliko 4X04)
       7.  E PUR SI MUOVE (E por si move) em Terma (Terma    4X10)
       8.  BELIEVE THE LIE (Acredite na Mentira) em  A Maior da Mentiras (Gethsemane, 4X24)
       9.  ALL  LIES LEAD TO THE TRUTH (Todas as mentiras levam à verdade) em Em Busca da
    Verdade (Redux 5X01)
      10.  RESIST OR SERVE (Resistir ou Servir) em A Paciente X - parte 2 (The Red and the Black 5X14)
      11.  THE END (O FIM) em O Fim (The End 5X20)
      12. DIE WHARHEIT IST IRGENDWO DA DRAUßEN (The Truth is Out There - ALEMÃO) em Triangle (6X03)
      13. IN THE BIG INNING (no grande turno) no episódio The Unnatural (6X22)
      14. AMOR FATI (com amor) no episódio The Sixth Extinction: Amor Fati (7X03)
  • O Agente Fox Mulder teve duas vozes diferentes, até agora. Do início da série até a metade da segunda temporada Jorge Eduardo dublava Fox Mulder, sendo substituído por Eduardo Boghetti. O dublador atual voltou a ser Jorge Eduardo.
  • Quando a primeira temporada foi exibida por aqui, houve um erro na dublagem no qual a palavra abduzir foi trocada por sequestrar, mas o erro foi consertado.
  • Gillian Anderson ficou grávida na segunda temporada da série, o que levou Carter a optar pela abdução da personagem Dana Scully. Durante sua gravidez, as cenas foram gravadas com dublês, quando ela era mostrada de corpo inteiro, e em closes que mostravam apenas o rosto, tudo para esconder a barriga. Ela ficou de fora   apenas do sétimo episódio da segunda temporada, voltando no oitavo.
  • O nome episódio O Mistério do Piper Maru é uma homenagem à filha de Gillian Anderson, que tem o mesmo nome.
  • Os agentes ficaram sob quarentena três vezes, nos episódios Terror No Gelo (ICE, 1X07), Quando a Noite Cai (DARKNESS FALLS, 1X20) e Firewalker (FIREWALKER, 2X09), após contato com organismos infecciosos.
  • Mulder e Scully se conheceram no dia 6 de março de 1992
  • TRUSTNO1 é a senha do Macintosh de Mulder.
  • Edgar Hoover foi quem abriu o primeiro Arquivo X em 1946.
  • Os números 11:21, que geralmente aparecem nos relógios da série, são uma homenagem de Carter à sua mulher, que faz aniversário no dia 21 de Novembro.
  • O ator Doug Hutchison, que interpretou famoso mutante Eugene Tooms que se alimentava de fígados humanos, é vegetariano.
  • Mulder foi baleado gravemente no fêmur em O Vidente (Beyond the Sea  1X12); no ombro esquerdo por Scully, que tentava o afastar de Krycek em Anasazi (Anasazi 2X25) e no filme Fight The Future. Já Scully foi baleada uma vez no peito, mas estava com colete à prova de balas. 
  • Vários integrantes da produção da série apareceram em episódios ou tiveram seus nomes usados, são eles :
        1. O Assistente de Diretor, Tom Braidwood, participa como Frohike. Seu nome, foi usado por Mulder como codinome em "O Ser do Espaço".
        2. O escritor Darin Morgan foi o Fluke, em "O Hospedeiro (The Host)".
        3. Chris Carter foi um agente do FBI, que interrogou Scully em "Anasazi".
        4. O nome do cabelereiro Malcom Marsden foi usado em um policial em "O Incendiário".
        5. O diretor R.W. Goodwin apareceu como um jardineiro em "Anasazi".
        6. O diretor de dublês- Ken Kirzinger - apareceu como Ritcher em "Terror no Gelo"
        7. Vladimir Stefoff (como Val Stefoff) teve seu nome usado por Scully como codinome, em "O Ser do Espaço".  
  •  

    PRÊMIOS:

    1998-1999

    SATURN AWARDS
              
    Melhor Série - Ficção, Fantasia e Horror

    BLOCKBUSTER AWARDS
              
    Atriz Favorita - Ficção Científica - Gillian Anderson    

    TV GUIDE  AWARDS
               
    Melhor Ator - David Duchovny

    1997-1998

    GOLDEN GLOBE AWARDS
               
    Melhor Série Dramática

    1996-1997

    EMMY AWARDS

                Melhor Atriz Principal em Série Dramática - Gillian Anderson   
                Melhor Direção de Arte para uma Série - Graeme Murray
                Melhor Edição de Som para uma Série  - Thierry J. Couturier por Lapso de Tempo, parte 1

    GOLDEN GLOBE AWARDS

                 Melhor Atriz em uma Série Dramática - Gillian Anderson
                 Melhor  Ator em uma Série Dramática - David Duchovny
                 Melhor Série Dramática

    THE PRISM AWARDS

                Representação Verdadeira de Abuso de Violência e Drogas

    THE PEARBODY AWARDS

                Excelência em fornecer Entretenimento

    1995-1996

    EMMY AWARDS

  • Melhor Obra (Série Dramática) - Darin Morgan por "Clyde Bruckman's Final Repose"
    Melhor Ator Convidado (Série Dramática) - Peter Boyle como Clyde Bruckman
    Melhor Realização em Cinematografia - John Bartley por "Grotesque"
    Melhor Realização em Edição de Som - Thierry Couturier por "Nisei"
    Melhor Mixagem de Som (Série Dramática) - Michael Williamson, David J. West, Nello Torri, Doug Turner por " NIsei "

  • SCREEN ACTORS GUILD AWARDS

  • Melhor Atriz (Série Dramática) - Gillian Anderson
  • INTERNATIONAL MONITORS AWARDS

  •  Melhor Diretor - Chris Carter por "The List"
     Melhor Pós-Produção em Áudio - Thierry Couturier e David West por "Nisei"
  • 1994-1995

    GOLDEN GLOBE AWARDS

  •  Melhor Série Dramática
  • ENVIRONMENTAL MEDIA AWARDS

  •  Melhor Episódio Televisivo (Drama) - Steve DeJarnett por "Fearful Symmetry"
  • INTERNATIONAL MONITORS AWARDS

  •   Melhor Edição - James Coblentz por "Duane Barry"
  • ACADEMY OF SCIENCE FICTION, FANTASY and HORROR (Saturn Awards)

  •  Melhor Série Televisiva
  • DIGITAL HOLLYWOOD AWARDS

  •   Melhor Roteirista Digital - James Wong e Glen Morgan por "Beyond the Sea"
  • 1993-1994

    EMMY AWARDS

  • Melhor realização em Desenho Gráfico e Seqüência de Títulos - James Castle, Bruce Bryant , Carol Johnsen
  • ENVIRONMENTAL MEDIA AWARDS

  •  Melhor Episódio Televisivo (Drama) - Chris Carter por "Darkness Falls"
  • PARENT'S CHOICE HONORS

  •  Melhor Série
  • INTERNATIONAL MONITORS AWARDS

  •  Melhor Edição - James Coblentz por "Beyond the Sea"
  •  

     

    DICIONÁRIO:

    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

     

     

    A

    Abduzido
    Literalmente possui o mesmo significado de seqüestrado, mas os ufólogos usam esta palavra para designar uma pessoa que foi raptada por alienígenas. Este termo é muito utilizado na série, sendo acompanhado, às vezes, do adjetivo alienígena.

    Ahab
    Apelido do pai de Scully. Ahab é o capitão que caça a baleia em Moby Dick.

    Anasazi 2x25
    Episódio final da 2
    a. temporada, onde Mulder descobre um vagão enterrado, cheio de alienígenas, em uma reserva indígena no deserto do Novo México.

    Arquivo X
    Departamento não classificado do FBI, responsável pela investigação dos casos não solucionados, que geralmente possuem algo fora do comum, tal como paranormalidade, conspirações, abduções alienígenas e muito mais.

    Apology is Policy (Desculpa é Política)
    Teoria de Scully que fala da política do governo americano de arranjar desculpas de algum fato que não conseguiu encobrir. Esta frase aparece no lugar de The Truth is Out There no episódio "O Falso Alienígena, parte 2 (731 3x10)"

    Autópsia
    Exame feito em cadáveres para determinar a causa da morte. Dana Scully é quem faz as autópsias dos casos do Arquivo X, já que ela é médica-legista.

     

    B

    Bambi
    A garota que todos os fãs odeiam. Personagem de Alisa Green em "A Guerra das Baratas (War of the Coprophages 3x12)

    Bill Mulder
    Pai de Mulder. Fazia parte da Conspiração, mas foi assassinado por Krycek. Ele defendia uma aliança com os alienígenas rebeldes para destruir os invasores, ao contrário dos outros integrantes do Sindicato. É morto no episódio Anasazi, parte 1 (Anasazi 2X25)

    Bill Scully
    Irmão de Dana Scully. É oficial da Marinha.

    Blessing Way Chant (Canto de Cura)
    Canto dos índios Navajos, que salvou a vida de Mulder depois dele escapar do Canceroso, no episódio "O Caminho da Cura (The Blessing Way  3X01)

    Byers
    Um dos Pistoleiros Solitários, que formularam a teoria da conspiração.

     

    C

    Caçador de Recompensas
    Ele aparece nos episódios "A Colônia (Colony 2x16)" , "Fim do Jogo (End Game 2x17)", " O Milagre (Talitha Cumi 3x24)" e "Procura Incessante(Herrenvolk 4x01)" e tem como objetivo eliminar os clones híbridos humano-alienígena. Ele pode assumir qualquer forma e só pode ser morto se a base de seu pescoço for perfurada. Interpretado por Brian Thompson.

    Cancer Man ou Cigqarrete Smoking-Man
    O homem que sempre está presente para impedir as investigações de Mulder e Scully. Em Português, foi traduzido para Canceroso. Sabe-se que ele foi responsável pelas mortes do presidente Kennedy e de Matin Luther King. Foi casado com Cassandra Spender e tem um filho com ela, Jefrey Spender, agente do FBI. Do seu nome sabe-se que é C. G. B. Spender.

    Cassandra Spender
    Ex-mulher do Canceroso e mãe do agente Jefrey Spender. Ela foi abduzida durante anos e é o único híbrido humano-alienígena que aparentemente deu certo. 

    Chris Carter
    Criador da série Arquivo X e Millennium.

    CIA
    Sigla de Central Intelligency Agency (Agência Central de Inteligência). Trata-se de uma agência de investigação como o FBI, só que sua jurisdição não é restrita apenas aos Estados Unidos.

    Clyde Bruckman
    Personagem do episódio "O Repouso Final de Clyde Bruckman (Clyde Bruckman’s Final Repouse 3x04). Um vendedor de seguros que consegue prever a morte das pessoas, interpretado por Peter Boyle.

    Conspiração
    É uma das bases do seriado. A teoria da Conspiração diz que o governo americano não só tem conhecimento da existência de alienígenas como participa diretamente de algumas operações alienígenas. Tem como fundamento o famoso caso Roswell

    Controle de Pureza
    É o codinome de um projeto secreto do governo americano que utiliza DNA alienígena para criar híbridos. Ë apresentado do episódio "O Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask 1x23)"

    Celular (telefone)
    Peça importante na comunicação entre os agentes. Mulder e Scully nunca estão sem seus celulares

     

    D

    Darren Peter Oswald
    Personagem do episódio "O Raio Mortal (DPO 3x03)". Um garoto de 19 anos que comete assassinatos manipulando raios e eletricidade em geral.

    David Duchovny
    Ator que interpreta o agente Fox Mulder, cuja procura pela irmã perdida tornou-se uma crusada.

    Demônio de Jersey
    Uma besta que ataca as pessoas na floresta de Nova Jersey. Tema do episódio "O Demônio de Jersey (Jersey Devil 1x04)".

    Deny Everything (Negue Tudo)
    Uma das frases de efeito da série. Aparece no lugar de The Truth is Out There no episódio "Ascensão (Ascension 2x06)"

    Diana Fowley
    Agente do FBI que assumiu, junto com Spender, o controle dos Arquivos X. Foi namorada de Mulder durante a Academia do FBI. Aparentemente, trabalha para o Canceroso.

    Die Hand Die Verletzt
    Frase que quer dizer "A mão que fere" é o nome do episódio "Os Adoradores das Trevas (Die Hand Die Verletzt 2x14)", onde a diretoria de uma escola e uma professora sacrificam crianças em rituais satânicos.

    Duane Barry
    Alegando ser constantemente abduzido por extraterrestres, Duane Barry sequestra Scully para entregá-la aos alienígenas em seu lugar, assim ele estaria livre das abuduções. Aparece nos episódios : Duane Barry, parte 1 (Duane Barry 2X05) e Ascenção (Ascension 2X06)

     

    E

    E.B.E
    Sigla de Extraterrestrial Biological Entity (Entidade Biológica Extraterrestre). É o nome original do episódio "O Ser do Espaço (E.B.E 1x17)"e designa os alienígenas capturados com vida.

    Èì 'aanììgòò 'àhoot'è
    Tradução em Navajo da frase The Truth Is Out There. Aparece na abertura do episódio "O Ser do Espaço (E.B.E 1x17)

    Excers
    Nome dos fãs brasileiros da série. Os fãs americanos são chamados de X-Philes ( do grego adorar, amar)

    Extraterrestre
    Definido por Oxford como "qualquer coisa proveniente de fora da Terra e de sua atmosfera; um ser do espaço".

     

    F

    Faciphagia Emasculata
    Nome científico do inseto que serve de vetor para a infecção letal que causa bolhas nas vítimas, de "Emasculata, o vírus mortal (F.Emasculata 2x22)

    FBI
    Federal Bureau of Investigation (Birô Federal de Investigação), que esconde a seção dos Arquivos X no porão, onde pode ser escondida.

    Firewalker
    Nome dado a um robô científico que poderia descer para o centro da Terra, descendo através de vulcões e Firewalker (Firewalker 2x09)

    Fluke ou Flukeman
    Ser resultante de mutações genéticas causadas principalmente por radiação. Aparece somente no episódio "O Hospedeiro (The Host 2x02)

    Fox
    Primeiro nome de Mulder, mas ele detesta ser chamado assim. Na série ele chega a comentar que até sua mãe o chama de Mulder. (Veja mais sobre ele em Mulder).
    É também o nome da emissora que produz a série.

    Frohike
    Um dos Pistoleiros Solitários ,ele tem uma queda por Scully.

     

    G

    Garganta Profunda (Deep Throat)
    É o primeiro informante de Mulder. Pertence ao alto escalão do FBI e é assassinado no episódio "Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask 1x24)", o qual encerra a primeira temporada.]

    Gillian Anderson
    Atriz que interpreta a cética Dana Scully

    Government Denies Knowledge
    Em português, Governo Nega Ter Conhecimento. Uma das frases que aparecem na abertura.

    Grande Azul
    Apelido dado à criatura do lago em "O Monstro do Lago (Quagmire 3x22)".

     

    H

    Hipnose
    Técnica muito usada na série. Geralmente traz memórias, lembranças reprimidas.

    Híbrido
    Originário do cruzamento de espécies diferentes.

    Homem das Unhas Bem-feitas
    Um dos integrantes do sindicato. É ele quem fala com Scully no cemitério, depois do enterro do pai de Mulder. Ele morre em uma explosão de um carro depois de dar a Mulder a vacina para salvar Scully, que foi infectada com o óleo negro no filme Fight The Future.

     

    I

    I Want to Believe
    Frase célebre da série, estampa o pôster com um disco voador na sala de Mulder. Em português : Eu quero acreditar.

     

    J

    Jeremiah Smith
    Ser híbrido humano-alienígena, ele prova ser contra a conspiração e ajuda Mulder a descobrir provas dos projeto Litchfield. Tinha mais quatro clones e tinha poderes de cura e de mudar de forma. Aparece em "O Milagre, parte 1 (Talitha Cumi 3x24) e Procura Incessante, parte 2 (Herrenvolk 4x01)".

     

    K

    Krycek, Alex
    O agente Krycek apareceu primeiramente como uma versão mais nova e menos obsessiva de Mulder, no episódio "Sem Dormir (Sleepless 2x04)", mas logo foi revelado que ele trabalhava para o Canceroso e teve um papel ativo na abdução de Scully. Ele quase matou Mulder e, mas matou a irmã de Scully pensando em se tratar da agente. No episódio "Terma, parte 2 ( Terma 4x10) tem seu braço amputado.

     

    L

    Langly
    É o perito em comunicações dos Pistoleiros Solitários.

    Luder, M.
    Pseudônimo usado por Mulder quando escreveu um artigo para a revista OMNI.

     

    M

    Margaret e Melissa Scully
    São respectivamente a mãe e irmã de Scully. Melissa teve um fim trágico em "O Caminho da Cura (The Blessing Way 3x01)", quando é morta por Krycek e um agente desconhecido, no lugar de sua irmã.

    Mulder, Fox
    Chamado de Spooky (estranho) por seus companheiros, ele acredita que forças extraterrestres estão visitam continuamente a Terra. Acredita em paranormalidade e que o governo mantém uma conspiração para que o povo não fique sabendo sobre as capturas de alienígenas, abduções e experiências feitas com humanos e alienígenas. Um de seus objetivos é reencontrar a irmã Samantha que desapareceu quando ele era um garoto. Por hipnose, ele viu que ela teria sido abduzida.

    Mercadoria (Merchandise)
    Termo usado nos arquivos MJ, o qual se referia às pessoas usadas em experiências como mercadorias. Estes arquivos estavam em Navajo.

    Modell, Robert
    Personagem que aparece no episódio "O Instigador (The Pusher 3x17)", ele tem a habilidade de persuadir as pessoas a praticar qualquer ato que ele queira, fazendo, inclusive, com que outras pessoas cometam crimes para ele.

    Morleys
    Marca do cigarro do Canceroso.

     

    N

    Navajo
    É no deserto, dentro da reserva Navajo onde os segredos foram escondidos antes de serem descobertos por Eric Hosteen, um nativo. Enterrado no deserto, no Novo México, um vagão frigorífico que continha corpos, os quais Mulder acredita serem de híbridos humano-alienígenas. Aparece nos episódios "Anasazi (Anasazi 2x25), O Caminho da Cura (The Blessing Way 3x01) e Operação Clipe de Papel (Paper Clip 3x02)

     

    O

    Operação Falcão
    Operação militar cujo objetivo é recuperar OVNIs acidentados e limpar a área do acidente. Aparece no episódio "Caçada Sangrenta (Fallen Angel 1x10)".

     

    P

    Pendrell
    Agente do FBI que tem uma quedinha pela Scully. É ele que descobre que o chip implantado na nuca de Scully não é extraterrestre.

    Pistoleiros Solitários
    É o trio formado por Langly, Frohike e Byers. Mantém a publicação de um fanzine chamado Pistoleiro Solitário (Lone Gunman), sobre conspirações de todos os gêneros. São aliados de Mulder e Scully, geralmente, esclarecendo dúvidas, realizando testes e buscando informações técnicas para a investigação.

    Projeto Litchfield
    Projeto do governo que envolve experiências genéticas nos anos 50, o que resultou em clones humanos com cromossomos a mais e maior força e inteligência. Mas estes ganhavam uma tendência assassina. Revelado em "Projeto Litchfield ( Eve 1x11)

    Q

    Quantico
    Academia de treinamento do FBI.

    Queequeg
    Cachorro de Scully. Ela o ganhou de Clyde Bruckman e deu este nome em homenagem ao pai, uma vez que este é o nome de um marinheiro do livro Moby Dick e seu pai era da Marinha. O cachorro teve um fim trágico em "O Monstro do Lago (Quagmire 3x22)".

    R

    Ratboy
    Apelido dado ao agente Krycek pelos X-philes da Net.

     

    S

    Samantha Mulder
    Irmã do agente Mulder. Desapareceu quando Fox era apenas um garoto. Acredita-se que ela foi abduzida, devido à lembranças que Mulder teve conhecimento quando se submeteu à hipnose. Apareceu em "A Colônia (Colony 2x16) e Fim do Jogo (End Game 2x17)" e posteriormente na Quinta temporada.

    Scully, Dana

    Originalmente ela foi designada para a divisão dos Arquivos X para desacreditar as teorias de Mulder, baseando-se na ciência. Mas agora, ela questiona sua crenças na religião e na ciência depois de sua experiências com os casos.

    Skinner, Diretor Assistente Walter
    A princípio, Skinner tinha um papel antagônico, às vezes como defensor, às vezes sendo contra. Mas em "O Caminho da Cura/Operação Clipe de Papel (The Blessing Way/Paper Clip 2x25/3x01)" mostrou que está do lado dos agentes Mulder e Scully, quando confrontou o Canceroso.

    Spender, Jeffrey
    Filho do Canceroso com Cassandra Spender. Assumiu o controle dos Arquivos X, juntamente com a agente Diana Fowley, após o afastamento de Mulder e Scully. Faz alguns serviços para o Canceroso. Com ele, os Arquivos X não são resolvidos.

    Spooky (Estranho)
    Apelido de Mulder entre os agentes do FBI

    Starbuck
    Apelido de Scully dado por seu pai. Starbuck é o personagem do livro Moby Dick, que narra a história.

    T

    The Truth Is Out There
    Frase célebre da série, que talvez represente a atitude de Mulder em relação aos seu objetivos.

    Tooms, Eugene Victor
    Mutante que come fígados humanos e tem a capacidade de dobrar-se e alongar-se de maneiras impossíveis aos seres humanos. Foi introduzido em "Assassino Imortal (Squeeze 1x03)". Após saciar sua fome, Tooms faz um ninho e hiberna por 30 anos, acordando depois para alimentar-se novamente. Devido ao sucesso de seu personagem, ele aparece novamente em "Eugene Tooms volta a atacar (Tooms 1x21)". Por ironia, o ator que o representa é vegetariano.

    U

    UFO
    Sigla em inglês equivalente à OVNI, que quer dizer Unidentified Flying Object.

     

    V

    Voodoo
    Tecnicamente, Voodoo é uma religião nacional do Haiti. Tem influências do Catolicismo, misturadas com elementos mágicos e religiosos da África, sendo trazido pelos escravos.

    Vancouver
    Cidade do Canadá onde primeiramente eram filmados os episódios. Atualmente, as filmagens são em Los Angeles.

     

    W

     

    X

    X
    Segundo informante de Mulder, que tomou o lugar de Garganta Profunda após sua morte. O Sr X morre no episódio "Procura Incessante (Herrenvolk 4X01) e é substituído por Marita Covarrubias.

    X-Files
    Divisão do FBI em que trabalham os agentes Mulder e Scully, responsável por casos inesplicados. Foi fechada duas vezes, sendo reaberta também duas vezes, a primeira em "Ascensão (Ascension 2x06)" e a segunda no filme Arquivo X: Resista ao Futuro (Fight the Future).

    X-Philes
    Apelido dos fãs americanos do seriado. No Brasil, os fãs são chamados eXcers.

     

    Y

     

    Z