Monte Castelo

Wargaming Club


História dos Wargames & Wargames no Brasil.

No início dos anos 80 no Brasil ocorreu um fato que pode ser considerado como sem precedentes e até onde sei , sem consequentes . Uma iniciativa que não foi jamais repetida em todo o território nacional . Pelo menos em tal escala .

Uma série completa sobre Wargames ambientada na II Guerra Mundial foi desenvolvida e lançada ao mercado por brasileiros . A série previa um total de 11 diferentes jogos , todos acompanhados de um resumo histórico e cobrindo os mais diversos teatros de batalha da II Guerra Mundial , inclusive Monte Castelo .

Pouco antes , eu descobrira o mundo dos wargames através dos fascículos da série Todos os Jogos . Nesta série onde se fazia um grande pastiche com diversos estilos de jogos do mundo inteiro foram apresentados 3 " jogos de guerra " , um dos quais foi " o primeiro wargame inventado e publicado no Brasil " . O jogo se chamava " Guerra do Yom Kippur " e reproduzia o conflito árabe-israelense de 1973 .

Mas a série q estava sendo lançada em 1981 - II Guerra Mundial - estava destinada não só ao fracasso como a incompletude . E eu , ao calote ! Com 11 anos na época , tive muito trabalho pra convencer a "guardamoria" a liberar os recursos para a operação de compra , mas uma vez passada essa fase , os pagamentos foram feitos em 3 parcelas e os jogos começaram a chegar . Às vezes com um mês de atraso , pois o plano de entrega previa um fascículo-jogo por mês e o cronograma não estava sendo cumprido até que ... parou por completo e eu tinha recebido apenas 7 jogos dos 11 iniciais previstos .

Após verdadeira peregrinação telefônica e postal junto às empresas fiquei sabendo que as mesmas abriram processo de falência por insolvência . As vendas da coleção II Guerra Mundial não alcançaram sequer as despesas . Fui informado que para uma receita prevista de 10.000 dólares , grande soma na época para iniciar um negócio de pequeno porte , somente 400 dólares haviam sido realizados ! Menos de 5% ! Não admira q a empresa atrasasse e deixasse de lançar alguns fascículos retidos pela Justiça do Rio ainda no prelo ... Pelos meus cálculos , não chegara a haver meia dúzia de compradores ... assim foi encerrado um triste capítulo na história brasileira dos wargames em princípios da década de 80 ...

Mas alguns frutos e sementes a série lançou . Os artigos resumo eram ótimos e os jogos bastante competitivos . Montamos um pequeno núcleo de wargamers em Belém - PA , mas como só eu tinha os jogos a coisa não foi muito adiante .

Um dos artigos , que apresentamos agora , versava sobre a história dos wargames desde sua concepção até meados da década de 70 , época de "explosão" dos wargames nos EUA e cuja consequência maior para nós no Brasil , foi a tentativa feita naquele início da boa década de 80 ...

 

A ORIGEM

Durante séculos a humanidade tem dado atenção a jogs de estratégia , como o Xadrez , no qual um rei comanda as tropas para capturar o rei de outro reino , ou o jogo chinês Wei Chi ( Go , em japonês ) , igualmente milenar , cujos princípios fundamentais foram utilizados por Mao-Tsé-Tung na formulação teórica da guerra de guerrilhas , teorias estas aplicadas por Nguyen Giap na Guerra do Vietnã . O Shogi , o Xadrez Japonês , onde também há um rei tentando capturar , no comando de suas tropas , o rei inimigo , tem um movimento original , que simula o paraquedismo . O Xiang-Qi , Xadrez Chinês , utiliza canhões que atingem peças inimigas a distância e , no tabuleiro há um rio inimigo a ser cruzado .

A mais longínqua referência a um jogo de simulação da guerra data do século VI a.C. , quando o chinês Sun-Tsé 1 criou um jogo bastante semelhante a uma batalha . Mais recentemente porém , temos o jogo criado por Helvig , súdito do duque de Brunswick , em 1780 . Este jogo desenvolvia-se sobre um tabuleiro de 1660 casas quadradas , com cores que representavam vários tipos de terreno , sobre o qual se desenvolvia uma batalha entre 240 peças , 120 pra cada jogador , peças estas que variavam entre Infantaria , Cavalaria e Artilharia .

Em 1798 , Georg Viuturinus , um escritor militar do ducado de Schleswig , na Dinamarca (...) desnvolveu uma versão mais completa do jogo de Helvig , usando como tabuleiro um mapa da região fronteiriça entre França e Bélgica , dividido por 3160 quadrados , em que se defrontavam 1800 brigadas e 800 baterias de artilharia .

" MAIS DO QUE UM DIVERTIMENTO "

Em 1811 , von Reisswitz , um civil prussiano , desenvolveu um jogo com miniaturas , na escala de 1:2.373 , que em 1824 seria aperfeiçoado por seu filho , tenente do exército prussiano , von Reisswitz . Durante uma apresentação deste jogo ao general von Muffliing , este , entusiasmado , exclamou : " Isto é mais do que um divertimenyto , é um verdadeiro treino de estratégia militar ! " . E assim von Muffling decidiu que este jogo seria usado na formação de oficiais .

Em 1837 , von Moltke impunha a prática do Kriegspiel (jogo de guerra ) a todos os escalões do Exército prussiano e , quando a França foi derrotada , em 1870 , pela Prússia , as nações passaram a estudar os métodos daquele exército , na tentativa de descobrir as razões de seu incrível sucesso .

Em 1883 , ingleses , japoneses , italianos e russos incluíram jogos de guerra em seus trabalhos teóricos . Era o reconhecimento mundial pelos militares do valor dos jogos de guerra .

Em 1900 , estes jogos têm um grande aperfeiçoamento , quando as operações militares chegam a simular a guerra total entre nações e não mais simples batalhas .

Durante a II Guerra Mundial , eles foram usados sistematicamente pelo Oberkommando der Wehrmacht2 na simulação de ofensivas e batalhas travadas nas principais frentes .

No Pacífico , os japoneses também usavam jogos de simulação , não sendo , porém , tão felizes .Bastante pitoresco é o fato de que , durante as simulações do ataque a Midway , foi constatado que havia uma probabilidade de os porta-aviões serem postos a pique grande o bastante para tornar a operação excessivamente arriscada . No entanto , os almirantes da Frota Combinada resolveram correr os riscos e levar a operação a frente . Naquela batalha , os japoneses perderam quatro porta-aviões , tendo sido esta a primeira derrota da Marinha Imperial , desde Pearl Harbor 3

OS WARGAMES

A partir de 1945 , a maior parte dos jogos de estratégia é de orgiem anglo-saxônica , e por este motivo , recebe genericamente o nome de Wargames .

No início da década de 50 surgem , porém , dois jogos franceses dignos de menção : o primeiro deles foi "La Conquete du Monde " ( A Conquista do Mundo ) , jogo de grande sucesso em todo o mundo inclusive no Brasil , onde foi publicado sob o título de "War" , tendo originado o " War II " , que vem batendo todos os recordes de vendagem de seu predecessor * ; o segundo destes jogos franceses foi "Roma e Cartago " , publicado também no Brasil sob o título de "Cartago" , com razoável sucesso . Em 1953 , nos Estados Unidos , realiza-se a primeira produção em série , "Tactics" , que teve tal sucesso que Charles Roberts , seu criador , fundou a Avalon Hill , que é hoje um dos gigantes do mercado mundial .

Em 1962 , surge " O Grande Circo " , que focaliza as batalhas aéreas entre a RAF e a Luftwaffe durante a Segunda Guerra .

Em 1969 , surge a Simulations Publications Inc. , criada por James Dunningham , cujosm produtos logo superam os da Avalon Hill , fazendo com que a SPI assuma a liderança do mercado , que acabou monopolizado por estas duas grandes empresas .

 

O PRIMEIRO MAPA HEXAGONADO

Em 1972 , é criado o "Simulador JR 10 " , o primeiro a assumir o título de Simulador e também o primeiro a ter o mapa hexagonado . Trata-se de um jogo em que um exército azul ataca um exército vermelho e os combates são determinados por um instrumento eletromecânico . Em 1973 , Jean-Pierre Marinetti funda , na França , a Sociedade Francesa do Jogo de Guerra e Pesquisas sobre História Militar , que edita até 1976 a revista " De Bello " .

Em 1975 , é publicado na Bélgica o "Gettysburg" , famosa batalha da Guerra Civil Americana . Este logo é seguido por "Ligny" 4 , uma batalha francesa , de autoria de Jean-Marie Steppe e Joseph Vanden Borre . Na mesma época , era publicado na França o jogo " Le Jeu de Guerre " , por Bruno Masson , tendo por tema uma batalha napoleônica hipotética .

É interessante notar que , até o início da década de 70 , este tipo de jogo era praticamente desconhecido do grande público , com suas vendas atingindo , em todo o mundo , um total em torno de 100 mil exemplares / ano .

A partir de 1975 , a média anual de vendas dos jogos de estratégia tem sido superior a 1 milhão de exemplares , somente nos EUA , onde existem hoje cerca de 200 mil aficcionados .

_____________________________________

Nota do texto : * " War II " , invenção do nosso consultor , Mario Seabra

 

 

Aí temos uma espécie de " breviário tecnológico " do jogo de guerra . Decerto que , desde a época em que este artigo foi escrito ( 1981 ) muitas mudanças ocorreram no jogos e no próprio mercado . Mas este continua sendo o melhor resumo que tenho conhecimento - até mesmo pela sua concisão - do histórico do jogo de guerra em língua portuguesa .

Decerto os jogos por computador abriram vasta fronteira aos wargames permitindo visualizar o que antes tínhamos que memorizar apenas ... fatores como terreno , clima , moral . etc... foram melhor dimensionados a partir da chegada do wargame computadorizado .

Nem de longe poder-se-ia pensar em jogos como o famoso Panzer General I ( maior vendagem de wargames de todos os tempos , 1 milhão de cópias pelas últimas estatísticas ) da SSI , alcançarem o sucesso que obtiveram antes da Informática ter-se mesclado ao jogo de guerra .

A Internet veio abrir uma segunda e importante fronteira ... Até o ano de 1994 , quando comecei a jogar PBEM ( play by e-mail - jogado por e-mail ) , não havia jogado contra mais do que meia dúzia de pessoas ... de lá pra cá foram ao menos 50 parceiros diferentes sem falar na frequencia dos jogos , altíssima .

Espero ter ilustrado um pouco o tema , sem pretender claro , como bom historiador , esgotá-lo . Detalhes foram omitidos decerto , evolucões paralelas que não chegamos a tomar conhecimento , etc. Nossa intenção é lançar a pedra inicial de uma discussão proveitosa para o crescimento dos wargames , em língua portuguesa.

Proximamente abriremos a discussão sobre jogos táticos , estratégicos , suas peculiaridades e por que não , sobre a própria , querélica e sempre renovada argumentação sobre as fronteiras da tática e da estratégia ...

Finalizamos este artigo com uma merecida homenagem a Mário Seabra , este heróico combatente brasileiros , não só dos Wargames , mas dos jogos em geral .

Um grande Abraço

por General Gurjão

Notas deste artigo ( por General Gurjão )

1 - Autor da mais antiga coletânea filosófico-operacional sobre a guerra , vulgarmente nomeada "A Arte da Guerra " . Sendo o primeiro autor conhecido a citar o famoso bordão da guerrilha : " Aquele que luta e foge , vive pra lutar outro dia ... "

2 - Supremo Comando do Exército Alemão

3 - Batalha que marcou o início da guerra EUA X Japão pelo controle do Pacífico .

4 - Batalha da Campanha Final dos 100 dias de Napoleão , onde bateu os Prussianos previamente a Waterloo, onde seria derrotado .

 


Fale conosco