PORTO SECO! FICÇÃO OU REALIDADE Bom, para falar sobre este assunto, primeiro vamos conhecer o trabalho realizado em um Porto de Cargas.

 

Quando um navio vem do exterior trazendo cargas para o Brasil, o mesmo atraca em um porto, logo em seguida se procede a visita aduaneira e a mercadoria é descarregada, através de guindastes que retiram os conteineres e a mercadoria é levada a um depósito normalmente administrado por concessão. A partir dai se processa todo o trâmite para liberação da carga.

Num Porto Seco ou EADI = Estação Aduaneira Interior, a mercadoria vem do exterior, o navio atraca no porto e o conteiner já vai direito para o veículo já adaptado a receber este tipo de carga, seguindo em trânsito aduaneiro diretamente para a EADI lá se processando os seguintes serviços: Exportação e Importação sob regime comum e especial ou atípico.

E conta ainda com:

Assim, uma EADI, além de desafogar o trânsito de mercadorias nos Portos e Aeroportos internacionais, também deve gerar no interior, ou seja na cidade e municípios vizinhos à sua localização, os seguintes empregos:  

 

Autor: José Adonis Baradel Conceição Auditor Fiscal do Tesouro Nacional e Professor Titular de Legislação Aduaneira Comparada da UNISO -