fire.jpg (1222 bytes)     Extintores de Incêndio

Pó químico.
Pó, a base de bicarbonato de sódio, apaga o fogo como combate a azia: através de uma reação química. Aliás, o pó extintor a base de bicarbonato de sódio, nada mais contém além do próprio bicarbonato, do que aditivos destinados a mantê-lo em a condições de ser utilizado. A responsabilidade dos aditivos é de repelir a umidade e proporcionar alta fluidez. O que apaga o fogo é o biCarbonato. Sendo assim, a fabricação do pó para para Extinção
Extinção de incêndio pôde parecer fácil, mas não é bem assim.
O fogo é produto de uma série de reações químicas chamadas combustão. A combustão se caracteriza por uma cadeia de reações, ou melhor, por produzir, uma vez iniciada, os elementos necessários para a sua continuação, auto alimentando-se.
O bicarbonato de sódio presente no Pó, ao entrar em contato com a combustão, reage com alguns elementos fundamentais para sua Continuidade - "roubando" radicais livres - provoca uma súbita quebra na cadeia de reações, interrompe o ciclo e extingue o fogo. Subsidiariamente, o bicarbonato degrada-se, e na presença de calor, absorve energia e libera gás carbônico e água.
É fundamental, portanto, que o pó para extinção de incêndio seja o mais reativo possível. Mas, em função de sua própria reatividade, ele se degradará com o tempo. O importante é que no momento de ser utilizado, ele esteja na melhor condição possível para reagir ao fogo.