INFORMATIVO GOIANAS

BELO HORIZONTE, 29 DE ABRIL DE 1999
FONTE: REVISTA SUINOCULTURA INDUSTRIAL FEV/MAR 99

 
 
Carne Suína: Fonte de Saúde

     De acordo com pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (SP), a carne suína possui menos colesterol que as carnes bovina e de frango. Por isso mesmo, nos Estados Unidos, as campanhas de incremento de consumo chamam-na de "a outra carne branca". A carne suína representa 45% do total de todas as carnes consumidas no planeta. O alto consumo dessa proteína é verificdo em países do primeiro mundo. A média per capita nos países da Europa ultrapassa 40kg/ano, atingindo em países como Estados Unidos, Canadá e Japão, níveis superiores a 65kg/ano per capita. No Brasil, o consumo ainda é tímido, cerca de 9kg/habitante/ano. O Sindicato das Indústrias de Carne de Santa Catarina lembra que a carne suína é rica em vitaminas do complexo B1 e de minerais. Além disso, novos estudos atribuem nova qualidade à carne suína: a prevenção do risco de fraturas. Pesquisadores descobriram que o cálcio não é o único nutriente que ajuda a reduzir o risco de fraturas, em especial no quadril. Uma alimentação rica em vitamina K também contribui para o fortalecimento dos ossos. Por isso, os cientistas recomendam o consumo de alimentos com grande concentração de vitamina K, como carne suína.



Novidades da VIV América Latina

     Os preparativos para a próxima edição da VIV América Latina estão a pleno vapor. Para abrigar o evento, que acontece de 1 a 3 de setembro, já foram reservados 22 mil metros quadrados de área bruta no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Segundo o organizador - Royal Dutch Jaarbeurs Brasil (RDJB), com o suporte em vendas e divulgação da Gessuli Agribusiness -, a expectativa é de que esse espaço seja ocupado por um número de empresas semelhante ao apurado ano passado.
     Mas as novidades não param por aí. Estão sendo dados os últimos acertos para realizar durante o evento uma mostra de reprodutores suínos e de avós e matrizes de aves de corte e postura. Todos os expositores do setor de genética avícola e de suínos poderão requisitar um espaço para exibir seus animais e aves na mostra. Na área de suinocultura, por exemplo, os detalhes já estão bastante adiantados. A mostra suína vai ser organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em conjunto com a RDJB.



O Valor da Carne Suína
Colesterol (100 g de carne)
 


 
Tipo de Carne
Miligramas
Frango
carne branca
carne escura
pele
58
80
104
Bovino 
contra filé
coxão duro
coxão mole
51
56
50
Suíno
bisteca
lombinho
pernil
49
49
50


 

[Volta à página principal]

[E-MAIL]