Biografia

John Rotten (Johnny Lydon, GB, 31/01/56, vocais)

Steve Jones (guitarra)

Glen Matlock (baixo)

Paul Cook (Londres/GB, 20/07/56, bateria)

Os Sex Pistols sempre serão insuperáveis na história do punk rock. O empresário dos Pistols era Malcolm MacLaren, dono de de uma loja chamada Sex, local onde aconteceram os primeiros ensaios do Sex Pistols. O primeiro show aconteceu em 6 de novembro de 75. Um fiasco inevitável dado o despreparo da banda. De qualquer maneira, ali nascia o punk rock. Contratados pela EMI, lançam o single "Anarchy in the UK", em dezembro de 76.

Depois de usar a palavra "fuck" na televisão,são dispensados pela EMI e têm a maioria de seus shows cancelados.

Matlock nunca se deu bem com Rotten, apesar de ser considerado por muitos como o melhor músico da banda. Em fevereiro de 77 as brigas encresparam - sobretudo no que se referia às suas diferenças políticas - e Matlock é enxotado. A saída do baixista motivou a entrada daquele que viria a ser o maior símbolo do punk rock de todos os tempos, Sid Vicious (John Beverly, Londres/GB, 10/05/57). Vicious, o melhor amigo de Rotten era um baixista sofrível, que mal conseguia tocar, por estar o tempo todo chapado com drogas de todos os tipos. Contudo, sua performance ao vivo e sua personalidade autodestrutiva deram o toque final na fórmula do grupo. Vicious dá trabalho desde o início: num dos primeiros ensaios, passa mal e é levado às pressas para o hospital. Causa: hepatite devido ao alto consumo de drogas e alcóol.

Em maio lançam "God Save the Queen", pela A&M. A canção trazia uma das máximas do movimento punk: "Não há futuro para a Inglaterra". Foi a vez da A&M despedir os músicos. Mesmo banida das rádios, a música chega ao segundo lugar da parada britânica, e o grupo lança o LP Never Mind... , pela Virgin. Com esse disco, de repente a Inglaterra ficou pequena para o punk rock.

Após uma excursão nos EUA, todos, inclusive McLaren pensavam em acabar com a banda. Enquanto a banda acabava (McLaren acusava Rotten de ser o reponsável pelo fracasso de vários projetos da banda, expulsando-o da mesma) Vicious estava internado em um hospital recuperando-se de um porre homérico.

Em 79, após ser preso pelo assasinato de sua namorada,fato que nunca ficou esclarecido, Sid Vicious morre de overdose de heroína no banheiro de sua mãe aos 21 anos. Ele havia sido liberado ob fiança de US$ 50 mil 24 horas atrás. Poucas horas depois, ironicamente, McLaren, Paul Cook e Steve Jones chegam a Nova York com a intenção de mante-lo longe da heroína.

Recentemente, os Sex Pistols voltaram, e em entrevista reconheceram que o estão fazendo apenas pelo dinheiro; os fãs, porém, agradecem.

Frases

"Qualquer um pode fazer um disco" (Johnny Rotten)

"Tentar suicídio é uma boa maneira de chamar a atenção. Vou fazer isso de novo" (Sid Vicious)

"Voltamos apenas pela grana" (Johnny Rotten)

Discografia

Never Mind the Bollocks, Here's the Pistols (1977)

The Great Rock'n'Roll Swindle (trilha sonora, 1979)

The Original Pistols (ao vivo, 1985)

Live WorldWide (ao vivo, 1985)

Best Live (ao vivo, 1985)

Anarchy in the UK Live (ao vivo, 1985)

Better Live than Dead (ao vivo, 1988)

Filthy Lucre Live (ao vivo, 1996)

Estes são os discos originais apenas. Várias coletanêas foram lançadas posteriormente, além de discos solos.