O que acontece no final do contrato?




O Locatário no fim do contrato de Leasing vai ter ao seu dispor várias opções relativamente aobem locado. Estas opções possibilitam ao locatário optar e decidir qual realmente vai de encontro aos seus interesses.


Quando o contrato termina o locatário pode adquirir o bem pelo seu valor residual pré-fixado e deverá optar por esta opção no caso do bem ter um bom valor de mercado e no caso deste ainda se encontrar num estado que possibilite o cumprimento efectivo da função para que foi adquirido.


Poderá também não optar por adquirir o bem no final do contrato e assim proceder à sua devolução ao locador. Esta opção interessa quando o bem locado apresentar um valor de mercado baixo e se este se encontra tecnologicamente obsoleto, quando já não interessar ao locatário na satisfação das suas necessidades. Pode ainda ocorrer que o locatário solicite ao locador uma reforma do contrato de Leasing. Isso é possível, mas com a convenção de rendas substancialmente mais reduzidas.


São estas opções que fazem com que o Leasing seja visto como um instrumento fiável e flexível, pois possibilita ao Locatário a escolha da opção que mais lhe convém. É por esta e outras razões que o Leasing possui um custo elevado. O locador para se garantir àpriori de uma desvalorização, do bem locado, no vencimento do contrato, vai "exigir" uma remuneração elevada para se poder precaver em relação a situações desfavoráveis que possam ocorrer.




(clique na imagem para voltar atrás)


Jorge Machado

cont3365@hotmail.com
Vila Verde

Portugal