Vila Velha
 
 
                                   A cidade de Vila Velha está situada do outro lado da baía de Vitória. Basta atravessar uma das duas pontes que ligam os  dois municípios  e o visitante estará na mais antiga cidade, e primeira capital do Espírito Santo, onde iniciou a colonização do Estado em 1535,  com a chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho, formando o  primeiro núcleo populacional. Possui aproximadamente 300 mil habitantes distribuídos numa área de 232Km2 e tem sua economia concentrada nas atividades industrial e portuária. As praias são as principais atrações de Vila Velha. Não faltam águas e areias limpas à espera do visitante. Em cada recanto existe uma praia peculiar. Um convite a momentos de prazer e total descontração.Vejam quais são elas:
                                       Quem visita Vila Velha tem a oportunidade de conhecer, não só os privilégios concedidos pela natureza, mas também o seu lado histórico. O Convento de Nossa Senhora da Penha (padroeira do Espírito Santo) é o mais importante e mais visitado monumento histórico da cidade.  Construído em 1558 pelo Frei Pedro Palácios e está situado no alto de um rochedo no bairro da Prainha, cercado por flora exuberante e de onde se tem um bela vista panorâmica de Vila Velha, parte de Vitória, da baía e da Terceira Ponte (principal elo de ligação da cidade com a capital). Pode-se subir até lá através de uma estrada de 1 km até o topo, a uma altitude de 154m. O trajeto pode ser feito à pé ou de carro. Atualmente o Convento abriga freis da Ordem Franciscana do Brasil e guarda acervo de quadros do pintor Benedito Calixto, que retratam a época de sua construção e ocupação das terras capixabas pelos portugueses em meados do século XVI, além da tela mais antiga em solo americano: Nossa Senhora das Alegrias, da Escola Ibérica do início do mesmo século.Também no bairro da Prainha está a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1551, que é a mais antiga do Estado e uma das primeiras do Brasil. Localiza-se entre as Praças do Obelisco e Octávio Araújo, próxima a entrada do Convento da Penha.

                                    Para aqueles que não ligam para a balança, dar uma chegada na Fábrica de Chocolates Garoto é um grande e delicioso programa. Está situada no bairro da Glória, a poucos minutos do centro da cidade. Lá existe um minishoping com grande variedade de chocolates, bombons, balas e caramelos a granel. A Garoto é a maior fabricante de chocolates em toda a América Latina e líder nos segmentos de bombons e tabletes no Brasil. Os números da Garoto também são grandiosos:  Capacidade instalada de mais de 105 mil toneladas por ano, mais de 7 milhões de bombons fabricados por dia e mais 45 diferentes produtos em 76 apresentações.