Todos têm apontado como favoritos à conquista do Mundial de Futebol desse ano Argentina e França. Vou, na minha análise grupo a grupo, expor minhas previsões. Lembro que não sou vidente (na verdade ninguém é!). São apenas suposições de um pobre mortal. Vamos lá!
GRUPO A (França, Dinamarca, Uruguai, Senegal): a primeira vaga é da França. A segunda fica entre Dinamarca e Uruguai, com ligeiro favoritismo para os europeus. O Senegal pode surpreender em pelo menos um dos jogos, especialmente contra a França, por ser o primeiro jogo da Copa (lembram de Argentina 0 x 1 Camarões em 1990?). Além disso, os onze titulares de Senegal jogam em clubes franceses e portanto conhecem o estilo de jogo do time de Zidane, um dos candidatos a melhor jogador da Copa. Mas continuo apostando em França e Dinamarca, nessa ordem.
GRUPO B (Espanha, Paraguai, África do Sul, Eslovênia): a Fúria Espanhola leva a primeira vaga, só encontrando alguma dificuldade no segundo jogo, contra a forte defesa paraguaia. O Paraguai, por causa de seu forte sistema defensivo e do bom atacante Roque Santa Cruz, do Bayern de Munique, deve ficar com a segunda vaga. África do Sul e Eslovênia têm poucas chances. Mas a Eslovênia pode surpreender, por ser pouco conhecida.
GRUPO C (Brasil, Turquia, China, Costa Rica): com todo o respeito a turcos, chineses e costarriquenhos, esse grupo será vencido pelo Brasil, com certeza. Porém, é bom tomar cuidado com o turco Hakan Sukur e o costarriquenho Paulo Cesar Wanchope, que são atacantes de times europeus de alto nível. Ainda assim, acredito que o adversário mais difícil será a China, que tem um bom conjunto muito bem armado pelo servo Bora Milutinovic. Sobre a segunda vaga, acredito que fica com os turcos. Mas os chineses também têm chances.
GRUPO D (Coréia do Sul, Polônia, Estados Unidos, Portugal): o forte time português, liderado por Luis Figo e Rui Costa, é o grande favorito do grupo. A segunda vaga deve ficar com a Polônia, apesar de os sul-coreanos jogarem em casa. Sobre os Estados Unidos, acredito em mais um vexame. Pelo menos no futebol, o gigante vira uma formiguinha!
GRUPO E (Alemanha, Camarões, Irlanda, Arábia Saudita): Alemanha e Camarões se classificam. É difícil acertar em que ordem, mas acredito que a tradição alemã superará a velocidade camaronesa. O saldo de gols pode ser importante, portanto alemães e camaroneses precisam fazer o máximo de gols que puderem contra Irlanda e Arábia Saudita. Essas duas têm chances muito remotas (a Irlanda mais que a Arábia).
GRUPO F (Inglaterra, Suécia, Argentina, Nigéria): o Grupo da Morte! Tudo pode acontecer. Qualquer previsão é mero chute. O mais óbvio é apostar em Argentina e Inglaterra. Mas eu não sigo essa linha. O primeiro jogo argentino é contra a perigosíssima Nigéria. Como eu tenho a impressão de que a Nigéria vencerá esse jogo, acredito que a Argentina se desanimará e perderá os dois jogos restantes, contra Inglaterra (o grande jogo da primeira fase) e Suécia. Com a vitória sobre a Argentina, acho que os nigerianos seguirão, junto com a Inglaterra (que deve vencer o grupo, com os craques David Beckham e Michael Owen). A Suécia tem chances de ficar com a segunda vaga, devido ao grande equilíbrio do grupo. Não acredito na classificação argentina. Acreditem, não é uma opinião apaixonada de um brasileiro anti-Argentina!
GRUPO G (Itália, Croácia, México, Equador): um grupo bem homogêneo. A Itália, por jogar defensivamente, não costuma começar bem os Mundiais. A Croácia (atual 3º lugar!) e o México costumam surpreender. O Equador participa de sua primeira Copa, e é importante lembrar que essa seleção ficou à frente do Brasil e do Uruguai nas eliminatórias sul-americanas. Acredito na classificação das seleções européias: Croácia em primeiro, Itália em segundo (isso mesmo).
GRUPO H (Japão, Bélgica, Rússia, Tunísia): sortudos os japoneses. Nenhum time fortíssimo nessa chave. Por jogar em casa, os japoneses devem ficar em primeiro (a torcida japonesa chega a ser insuportável gritando "Nippon" durante os 90 minutos do jogo). Acreditem, o Japão é muito forte jogando em casa. A segunda vaga deve ficar entre Rússia e Bélgica, e eu sou mais Rússia. É dessa chave que saem os adversários do Grupo C, do Brasil, nas oitavas. Pelas minhas previsões, Brasil × Rússia e Japão × Turquia. Mas é bom não ignorar a Tunísia, que não é tão fraca assim.
OITAVAS-DE-FINAL: a partir daqui, vou supor que minhas previsões
da 1ª fase se concretizarão. Os confrontos dessa fase ficariam
assim:
> França × Nigéria - jogo duro, com favoritismo
para a França.
> Inglaterra × Dinamarca - outro jogão, com favoritismo
para o time inglês, de Beckham e Owen.
> Espanha × Camarões - os africanos devem surpreender
e a Espanha, novamente, morre na praia (na minha humilde opinião).
> Alemanha × Paraguai - difícil esse jogo, mas os alemães
devem conseguir furar a fortíssima retranca paraguaia (mas não
será fácil, que o diga a França de 1998...).
> Brasil × Rússia - o adversário europeu de nível
médio não deve oferecer muita resistência a Ronaldo
& Cia.
> Japão × Turquia - por jogar em casa e ter um conjunto
ligeiramente superior, o Japão leva essa.
> Portugal × Itália - clássico europeu em que deve
prevalecer a tradição italiana da Azzurra.
> Croácia × Polônia - classifica-se a Croácia
de Suker, embora o jogo deva ser equilibrado.
QUARTAS-DE-FINAL: novamente imaginando a concretização
das minhas suposições:
> Brasil × França - olha só! O dia da vingança
do 12/07/1998! Com muita garra, o Brasil eliminará a França!
> Inglaterra × Japão - cuidado com esse jogo. Pode ser
que os ingleses não consigam vencer os donos da casa! Mas ainda
acredito que a Inglaterra é favorita.
> Camarões × Itália - os leões camaroneses
foram longe demais. Permanece a Itália.
> Alemanha × Croácia - outro confronto que aconteceu em
1998. Aposto que a Croácia vence de novo.
SEMIFINAIS: o Brasil vence a Inglaterra; e a Itália se vinga da derrota na primeira fase para a Croácia.
FINAL: olha que coincidência! Brasil × Itália novamente! Aposto que o resultado será o mesmo de 1970 e 1994... Tomara!
Reconheço que são previsões arriscadas, mas reitero que não estou pensando apaixonadamente, e sim com a razão. Lembrem-se de que sempre acontecem surpresas nas Copas do Mundo e em todas as outras competições esportivas. Apenas estou apostando nas minhas surpresas! Após a Copa, voltarei e comentarei sobre as previsões. Acertando ou errando algumas previsões, tomara que eu acerte pelo menos a parte final: Brasil Pentacampeão!