PRS Games Home Page » PlayStation 2
Gran Turismo 3
trinta e seis pistas (16 são versões alternativas de um mesmo circuito), algumas vindas dos games anteriores (como a desafiante Laguna Seca) e algumas inéditas (como um trajeto pelo centro de Tóquio; e a tradicional pista de Monte Carlo, palco do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1). Há também várias pistas de rali. Abaixo, a lista das pistas, com um pequeno comentário sobre cada uma delas. (Entre parênteses) está a extensão da pista.


Apricot Hill Raceway* (3,864 km): vinda do Gran Turismo 2, é uma pista que alia curvas de dificuldade média com grandes retas. No final há uma seqüência de 2 curvas bem fechadas e difíceis. Cuidado para não ir passear na brita! Veja o mapa:

Complex String*: pista inédita! Muito difícil, cheia de curvas em zigue-zague que exigem muita habilidade do piloto. Há ainda subidas e descidas que atrapalham nossa vida! Desafiante!

Côte d'Azur: o tradicional circuito de rua do GP de Mônaco de Fórmula 1, em Monte Carlo. Mais uma pista inédita na série GT. Bem divertida, apresenta curvas fechadas, de baixa velocidade. Embora tenha sido "alargado" em relação à realidade, o trajeto continua bem estreito, e há poucos trechos retos. A entrada no Pit Lane é complicada! O sol gigantesco é umas quatro vezes maior que um sol "normal"! :-)

Deep Forest Raceway* (3,58 km): antiga conhecida dos "gran-turismeiros"! Desde o Gran Turismo 1, suas desafiantes curvas nos divertem! Cuidado com a curva em "U", no final da reta! Veja o mapa:

Grand Valley Speedway* (4,96 km): outra velha conhecida nossa! No GT1 e no GT2, palco de disputas emocionantes! Circuito extremamente técnico, que associa grandes retas a curvas de dificuldade elevada. Uma das mais difíceis pistas do game. As duas curvas em U exigem muita habilidade para serem contornadas. Cuidado com a brita. Veja o mapa:

Laguna Seca Raceway (3,602 km): trajeto extremamente técnico. É uma das pistas mais famosas dos Estados Unidos, sedia várias corridas durante o ano. Muito difícil, exige uma habilidade fora do normal para ser pilotada. Tem a curva mais difícil do game: um "S" apertado em descida (o famoso Corkscrew). Nessa curva, praticamente pare o carro, ou acabará rodando. Um adjetivo é muito pouco para descrever essa pista, mas um que se adequaria bem a ela é "desafiante"! Já esteve presente, no Gran Turismo 2. Veja o mapa:

Midfield Raceway* (3,55 km): estreou no GT2, agradou e está de volta! Semelhante à Apricot Hill, com curvas de dificuldade média e grandes retas. Novamente é bom ter cuidado com a brita! Veja o mapa:

Rainy Stage Route 5* (3,776 km): lembra da Special Stage Route 5, aquele trajeto noturno presente nas duas versões anteriores do game? Pois é, agora ela também está presente (veja sua descrição abaixo). Só que, agora, também pode ser pilotada na chuva! Um desafio semelhante a controlar o carro nas pistas de rali! Veja o mapa:

Rome Circuit* (4 km): outra que vem do Gran Turismo 2. Trajeto extremamente veloz pela ruas da cidade dos césares! Cuidado com as bruscas curvas ao final das longas retas, ou acabará batendo nos pneus. Veja o mapa:

Seattle Circuit* (3,779 km): pista feita nas subidas e descidas da cidade americana, estreou no GT2 e está de volta em GT3. Cuidado apenas com as sinuosas curvas nas entradas e saídas de túneis; e com a curva para a direita ao final da subida. Veja o mapa:

Smokey Mountain*: pista de rali que vem do Gran Turismo 2. Bem fácil, não exige muita habilidade do piloto. Seja cauteloso, pois lembre-se de que se trata de uma pista de terra, bem diferente do asfalto a que estamos acostumados!

Special Stage Route 5* (3,776 km): pista noturna presente em todos os games da série! Alta velocidade e uma curva difícil (em forma de U, no lado oposto ao da reta, com o asfalto pintado de rosa no novo game). Vire essa curva com cautela, para não perder o controle do carro! Apresenta uma longa reta, com mais de um quilômetro (essa reta só perde em extensão para a da ampliada Test Course). Cuidado ao entrar no túnel ao final dessa longa reta.  Veja o mapa:

Special Stage Route 11*: pista noturna do Gran Turismo 1, que não esteve no Gran Turismo 2, e foi modificada no GT3. Um túnel em zigue-zague que exigia muito dos pilotos no primeiro GT foi retirado: a pista foi desviada, passando agora por um novo trecho. Continua bastante difícil e sinuosa.

Super Speedway (2,406 km): circuito oval que estreou em GT2 e está novamente presente. Como em todos os ovais, duas curvas longas e duas grandes retas. É bem menor que a outra pista oval do game (Test Course). E a segunda curva é mais difícil que a primeira, por ser mais curta. Veja o mapa:

Swiss Alps*: pista inédita, é mais um trajeto de rali! O destaque é a bela paisagem das montanhas ao fundo. O circuito em si é fácil.

Tahiti Circuit*: trajeto em pista de terra (rali) que vem do GT2. Também é fácil, sem nenhuma curva de arrepiar os cabelos.

Tahiti Maze*: pista de rali longa que também vem do GT2. Essa é bem mais difícil, cheia de zigue-zagues complicados. É preciso muito treino em rali para fazer uma boa volta aqui!

Test Course: oval longo que também esteve presente nos games do PlayStation 1. Só que houve modificações: as retas agora possuem 1500 metros (500 a mais que em GT1 e GT2); a reta oposta passou a ter um super-túnel; e as duas curvas estão ainda mais longas. O circuito ficou cansativo demais. A diversão é pegar o vácuo dos concorrentes para ultrapassá-los. Nisso, o realismo do game impressiona!

Tokyo R246*: trajeto pelo centro de Tóquio. É mais uma pista inédita. Muita velocidade em dois grandes trechos quase retos, e curvas de dificuldade média. É muito divertido correr nesse circuito!

Trial Mountain Circuit* (3,979 km): pista presente nas 3 versões de GT. Circuito que apresenta trechos de velocidade elevada, privilegia carros bem potentes e pilotos que sabem retomar a velocidade após curvas complicadas. Veja o mapa:

OBS.: as pistas com um asterisco (*) podem ser pilotadas no lado inverso.


Última atualização: 09/01/2003
Clique aqui para voltar à página inicial de GT3!