ROY WOOD´S

Sua carreira começou na adolescência, tocando numa banda em Birmingham sua cidade natal chamada Mike Sheridan And The Nightriders. Em pouco tempo suas apresentações ganharam fama na Inglaterra, e como os Beatles acabaram indo tocar na Alemanha onde ficaram alguns meses morando no porão do local onde tocavam, o Storyville Club na cidade de Duisburg.

Na volta, o ambiente musical ingles estava fervilhando de novidades!

Em 1966, Roy junto com Carl Wayne, Bev Bevan,Ace Kefford, e Trevor Burton forma uma nova banda batizada de The Move que tempos depois iria se tornar uma das mais famosas bandas inglesas dos anos 60.

Algum tempo depois, o Move assinou contrato para gravação de seu primeiro disco com o selo Deram.

Deste primeiro single, a música "Night of Fear" escrita por Roy Wood atingiu o 5 lugar da parada de sucesso inglesa, permancendo durante 9 anos entre as 20 mais executadas !

The move

As apresentações ao vivo ficaram famosas por quebrarem seus instrumentos durante os shows que realizavam, a semelhança de outra banda conhecida o The Who. Se isso por um lado excitava o público, por outro foi responsável pelo cancelamento de diversos shows em toda Inglaterra devido ao mêdo dos proprietários do clubes de verem suas instalações depredadas por uma turma de músicos raivosos.

A segunda música que emplacaram nas paradas foi Flowers In The Rain, gravada durante uma apresentação na Radio 1 da BBC. Seu 3 hit Fire Brigade marca a entrada de um novo membro na banda, Jeff Lynne.

Com ele, gravam mais 4 singles de sucesso e decidem terminar com a banda. Roy, principal compositor do grupo estava insatisfeito de criar canções simples, queria mais !

Dai nasceu a Electric Light Orchestra, um projeto inicial de Roy que contou com a participação de 2 remanescentes do Move, Jeff Lynne e Bev Bevam, juntos fundiram de forma maravilhosa o swing pop com a musica classica.

Muitos se lembram da abertura do programa Globo Rural da TV Globo, era a música First Moviment de seu primeiro disco, um clássico progressivo.

Depois de co-escrever e co-produzir o primeiro álbum da ELO, Roy decidiu sair em busca de uma nova direção para sua carreira. Desta busca surge o grupo Wizzard.
Sua própria imagem passou a refletir essa mudança, assumindo o papel de uma estranha figura de cabelo multicolorido e pintura na face, musicalmente atiraram em todas as direções !

Estrearam nas paradas ocupando o 4 lugar com a musica Ball Park Incident, seguida pelo hit See my Baby Jive, que atingiu o primeiro lugar.

Apesar do sucesso ele continua insatisffeito, entra em estúdio e sozinho escreve, produz o lp Boulder onde toca todos os instrumentos e cria algumas das mais belas musicas do pop progressistas, entre elas destaca-se Dear Elaine e Wakup.

O lançamento dste disco causou grande estranheza pois ali não estava mais o freak maluco que aparecia nos shows de cara pintada e vestido de mago como se vê na capa do disco Brew do Wizzard´s, mas um homem simples e com um único interesse fazer boa musica.

No final de 1975, o Wizzard lança seu segundo disco "Mustard". Por essa época, o excesso de trabalho individual de Roy aliado diversos problemas contratuais causaram o fim da banda.

Por 2 anos ele recolhe-se ao silêncio, de onde ocasionalmente sai para alguns shows e participações em gravações de outros artistas, ora como músico ora como produtor.

Vai para a América onde participa na gravação do disco 15 Big Ones dos Beach Boys tocando saxofone, além de produzir e tocar no disco de Annie Haslam chamado "Annie in Wonderland".

Grava seu 3 álbum solo o desigual "On The Road Again", que tinha o baterista do Led Zeppelin John Bonham na bateria e percussão, além da participação de diversos amigos entre eles Annie Haslan, Carl Wayne e Rick Price.



Os anos 80 começam com muita atividade, lança 2 singles quase que simultaneamente e realiza trabalhos com vários artisitas, entre eles Louis Clark e a Orquestra de Philharmonic Real, Phil Lynott do Thin Lizzy, Rick Wakeman, Carl Wayne e o conjunto sueco Abba !

 
A década termina com um excelente disco solo chamado "Starting Up" .Como nos velhos tempos exibe toda sua originalidade e riqueza de estilos musical.

Nos últimos anos tem-se dedicado a escrever canções para um futuro album solo em seu estudio particular e para a televisão, tocando ao vivo apenas eventualmente.

Recentemente, tocou num concerto beneficiente com outros artistas famosos na cidade de Nova York, entre eles a banda Cheap Trick, o baterista Cozy Powell - morto recentemente em desastre automobilistico -, Neil Murray do Whitesnake, Fish do Marillion e Steve Howe do Yes.

Como prova da universalidade e respeito que sua musica possui, foi laureado como membro do exclusivo da 'Society Of Distinguished Songwriters' que tem entre seus membros Sir Andrew Lloyd Webber, Lionel Bart e Graham Gouldman !

Atualmente realiza shows com sua big band que possui todo um naipe de metais formado apenas por mulheres, tendo programada sua participação no Cropredy Festival dia 14 de agosto/98 além de 2 shows na Inglaterra em Julho.

Naipe de metais da Roy Wood´s Big Band

 

DISCOGRAFIA

Boulders - 1973
See My Baby Jive - 1974
Eddie & the Falcons - 1974
Mustard - 1975
Super Active Wizzo - 1977
On the Road Again - 1979
Starting Up - 1994

COLETÂNEAS

The Best of & the Rest of Roy Wood & Wizzard - 1988
Singles - 1995
Best of Roy Wood & Wizzard - 1996
16 Greats from '70s - 1996
Through the Years: The Best of Roy Wood - 1997
Archive - 1997
The Roy Wood Years 1971-73 You Can Dance - 1997

PARTICIPAÇÕES

 

 

<? </font> Jimi Hendrix - Axis: Bold as Love - Vocal - 1967
Young Tradition - Galleries - Percussão, vocal - 1968
Shirley Collins - Anthems in Eden - voz - 1969
Sandy Denny - North Star Grassman and the Ravens - Voz, Produtor, Engenheiro de som - 1971
Shirley Collins - No Roses - voz - 1971
Bo Diddley - Big Bad Bo - baixo - 1974
Richard Thompson - I Want to See the Bright Lights Ton - voz - 1974
Shirley Collins - Amananth - voz - 1974
Wood, Royston and Heath - No Relation - regente, voz - 1977
Annie Haslam - Annie in Wonderland - baixo,guitarra,bateria,teclados,sopros e produção - 1977
Evita - Evita - voz - 1978
Louis Clark - Per-Spek-Tiv - 1979
Darts - Darts - produtor - 1979
Royal Philharmonic Orchestra - Hooked on Classics 3 - gaita de fole - 1988
Jeff Lynne Message from the Country - produtor - 1989
Electric Light Orchestra - Afterglow - baixo,clarineta,guitarra,violoncelo,voz, produtor - 1990
Electric Light Orchestr - Strange Music: The Best of Electric - produtor - 1995
TRex -Wizard, A True Star: Marc Bolan & TRex - produtor - 1996
Louis Clark - Hooked on Classics 3: Journey throu - gaita de fole - 1996
Electric Light Orchestra - Electric Light Orchestra - produtor - 1996
Harvest Heritage 20 - Harvest Heritage 20 Greats - produtor - ?