Home Page da Igreja Metodista Livre
ESTUDO - 03
Princípio 5 – Seja cuidadoso e claro

Quando Filipe se aproximou do eunuco Etíope, ele perguntou, “Você entende o que está lendo?” (v.30). Ele não começou com uma pergunta do tipo, “Você é salvo?” ou “Você sabia que você está indo para o inferno?” Entretanto, Filipe desenvolveu um diálogo com o homem. Ele falou, e então ouviu.

A melhor maneira de compartilhar sua fé com alguém é ouvir a pessoa por algum tempo. Pergunte por suas opiniões, suas situações, seus pensamentos. Então comece deste ponto. Este é certamente o modelo que Jesus nos deu nos seus encontros homem-homem com as pessoas (ex., a mulher no poço de Jacó).

Em resposta à cuidadosa declaração de Filipe, este homem “vazio” da Etiópia encontrou a Jesus Cristo. Ele pediu que Filipe o “guiasse”, ou mostrasse a ele o caminho (v.31). Da mesma maneira, Deus quer usar você para mostrar o caminho aos outros.

Como, então, eles podem chamar por alguém que eles não acreditavam? E como eles podem acreditar naquele que eles nunca ouviram falar? E como eles podem ouvir sem ninguém pregando a eles? (Romanos 10:14)
“Porque Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Ao contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem “louca” que anunciamos.” (1 Coríntios 1:21)

O último verso não fala que “agradou-se Deus pelo modo tolo de orar ...” ou “agradou-se Deus do entretenimento cristão para salvar aqueles que creram.” Ele diz “por meio da mensagem ‘louca’ que anunciamos.” Em outras palavras, Deus salva as pessoas simplesmente pela mensagem do Evangelho. Nas palavras do cego curado por Jesus, “uma coisa eu sei: Eu era cego e agora vejo!” (João 9:25).
 

Uma oportunidade “agarrada”...

Em novembro de 1996, uma reportagem cobriu uma história de um avião seqüestrado com 163 passageiros e 12 tripulantes, que caiu perto das Ilhas Comoros por falta de combustível. Mas o que não foi mencionado, foi uma história dramática do que Deus fez nos momentos finais desse infortuno vôo. Havia um homem a bordo, chamado Andrew Meekens, um senhor da International Evangelical Church of Addis Ababa (Igreja Evangélica Internacional de Addis Ababa) na Etiópia. Ele estava a caminho de uma conferência bíblica. Ele foi descrito como um homem reservado, ainda profundamente comprometido com sua fé. Segundo os sobreviventes, após o piloto anunciar a necessidade de um pouso forçado de emergência, Meekens, “agarrando o momento”, levantou-se rapidamente e começou a compartilhar o Evangelho para todos do avião, e convidou-os a responderem. Um comissário de bordo sobrevivente disse que aproximadamente 20 pessoas aceitaram a Cristo, inclusive um colega assistente que não sobreviveu ao acidente.


Certamente as oportunidades que Deus te dê não sejam tão dramáticas, mas elas também são significantes para Deus. Se você seguir estes princípios para o evangelismo pessoal, assim como Filipe no princípio da Igreja, você certamente verá Deus usar sua vida de maneiras inesperadas.



<ANTERIOR INÍCIO  |  PRÓXIMA>