Home Page da Igreja Metodista Livre
ESTUDO - 03
Princípio 6 – Nós devemos nos adaptar às situações

Deus levou Filipe para essa visita ao diplomata Etíope que estava vindo de Jerusalém, procurando por Deus, que então lia o livro de Isaías. Você poderia chamar isso de “acerto divino”.

Filipe entrou na situação perguntando sobre o material de leitura (v.30). Quando ele descobre que o homem lia o capítulo 53 do livro de Isaías (um capítulo que profetiza a vinda de Jesus), ele adaptou a mensagem de acordo: “Então Filipe começou a explicar aquela parte das escrituras e, continuando, anunciou a Boa-Notícia a respeito de Jesus.” (v.35)

Filipe encontrou um “ponto em comum” para construir sua mensagem. O apóstolo Paulo fala sobre isso em 1 Coríntios 9:19-23:

“Sou homem livre e não sou escravo de ninguém! Mas eu me fiz escravo de todos para ganhar o maior número possível de pessoas. Quando o trabalho entre judeus, vivo como judeu a fim de ganhar os judeus. Não estou debaixo da Lei de Moisés, mas, mas quando trabalho entre judeus, vivo como se estivesse debaixo da Lei para ganhar os judeus. Assim também, quando estou entre os que não são judeus, vivo fora da Lei de Moisés a fim de ganhar os não-judeus. Isso não quer dizer que não obedeço à Lei de Deus, pois estou, de fato, debaixo da Lei de Cristo. Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de algum modo, salvar alguns. Faço tudo isso por causa do Evangelho a fim de participar das suas bênçãos.”

Jesus disse. “siga-Me e eu os farei pescadores de homens” (Mateus 4:19). Traduzindo de modo mais literal, o verso seria, “eu os farei capazes de pegar os homens vivos”. Este verbo grego é único, e é usado em apenas um outro lugar na bíblia. Em se tratando de não crentes, 2 Timóteo 2:26 diz, “...e assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão do Diabo, que os havia agarrado (pegou-os vivos) e os fazia obedecer à sua vontade.”

Em outras palavras, de acordo com essas duas passagens, nós podemos “pegar os homens vivos” ou o diabo “pegará os homens vivos”.


<ANTERIOR INÍCIO  |  PRÓXIMA>