Mais anedotas sobre países de Leste

Um russo e um checo encontram juntos um tesouro no deserto. Diz o russo para o checo: "Camarada, vamos partilhar o tesouro como irmãos socialistas". Ao que o checo responde: "Deixa-te de tretas, metade para cada um."


Um dirigente de um dos paises socialistas regressa de uma reunião no Kremlin. Pelo caminho pára o automóvel de 2 em 2 quilometros, sai para apanhar algumas pedras à beira da estrada e volta com elas para o veiculo. Um comportamento estranho e inexplicavel que começa a preocupar a escolta. Entretanto, depois de um contacto com o Kremlin esclarece-se tudo: o dirigente tinha levado por engano um envelope com as instruções do Lunakod *

* Veiculo automático utilizado na exploração da Lua


O prémio atribuído pelas Nações Unidas ao País que ao longo da sua História, melhor respeitou o princípio da não ingerência nos assuntos internos de outros países foi atribuido a Checoslováquia, porque é o país que de tal forma respeita este princípio que nem nos seus próprios assuntos internos intervém.


Todor Jivkov está a presidir a uma reunião do P.C. da Bulgária quando de repente toca o telefone directo com o Kremlin. Faz-se silencio na sala. Jivkov atende: "Alô, sim, camarada Brejnev... sim... sim... claro que sim, camarada Brejnev...". Nas caras dos presentes há sorrisos, gestos afirmativos e de satisfação. Mas, de repente, ouvem Jivkov dizer: "Não, camarada Brejnev, de maneira nenhuma...". Inquietação geral na sala, expressões de angustia. "Por favor, claro que não, camarada Brejnev...". Alarme geral, embora silencioso, no plenário. Todos olham intensamente para Jivkov, tentando perceber o que se passa. "Repito que não camarada Brejnev", diz Jivkov e desliga o telefone. "O camarada Brejnev estava a perguntar se nos tinha incomodado", explica. A tranquilidade volta aos rostos de todos.


Logo após o aparecimento do sindicato Solidariedade na Polonia, 2 caes encontram-se na fronteira entre a Polonia e a RDA. O cão polaco vai para a RDA e o alemão para a Polonia.

- O que vais fazer à RDA - pergunta o cão alemão
- Vou tentar arranjar comida. E tu? O que vais fazer à Polonia?
- Vou ladrar um bocado


Depois do golpe de estado que proibiu o Solidariedade e instaurou a lei marcial na Polonia o General Jaruselski que tomou o poder à frente duma junta militar foi visitar a Virgem Negra de Czestochowa (espécie de Nossa Sra de Fatima local) e começou a queixar-se à Virgem do facto da sua acção não ter sido compreendida pelo povo polaco, que passara a desprezá-lo. Era dificil para ele suportar um tal desprezo e o que ele queria era que a Virgem o ajudasse.

De repente a virgem falou:

- E como é que eu te posso ajudar?
- Ó Virgem! - exclamou Jaruselski - Se, por exemplo, fizesses com que eu podesse caminhar sobre a água como Jesus, o povo polaco como é profundamente religioso interpretaria isso como um sinal divino de que a razão está do meu lado.
- OK! - respondeu a virgem - Será feita a tua vontade. Amanha dirige-te ao rio Visla, e caminharás sobre a agua como Jesus o fez.

O General foi para casa e começou a pensar: "Será que não sonhei ter falado com a Virgem? Pelo sim pelo não é melhor ir bastante cedo, quando houver ainda pouca gente, não vá fazer figura de urso."

E assim foi. No dia seguinte, de madrugada, dirigiu-se a margem do rio. À excepção de 2 pescadores na margem oposta, não havia ainda ninguem. Jaruselski aproximou-se com cuidado, pôs o pé em cima da água, e... milagre! A agua tornara-se sólida! Começou então a atravessar o rio...

Entretanto na outra margem um dos pescadores vira-se para o outro:
- Olha lá, estás a ver aquele tipo a caminhar pela água? não será o General Jaruselski ?
- Pois é! Olha-me só esse filho da Puta, nem sequer nadar sabe!!!


Image Lenin


seta esquerda    home    correio    seta direita
Anedotas sobre Cuba
  
Página principal anedotas
  
Comentários, elogios, insultos, conselhos, bocas foleiras, etc.
  
Mais anedotas politicas