LITERATURA BRASILEIRA

 

O Romantismo no Brasil

 

Poesia

 

O trabalho que segue é uma síntese da poesia romântica no Brasil, com destaque para um autor de cada geração.

O Romantismo nasce no Brasil pouco depois da nossa independência política, por isso, as primeiras obras e os primeiros artistas românticos estão empenhados em definir um perfil da cultura brasileira em vários aspectos: a língua, a etnia, as tradições, o passado histórico, as diferenças regionais, a religião, etc. Pode-se dizer que o nacionalismo é o traço essencial que caracteriza a produção de nossos primeiros escritores românticos, como é o caso de Gonçalves Dias

 

 Particularidades do Romantismo

 

 

 As gerações do Romantismo

Tradicionalmente se tem apontado três gerações de escritores românticos, principalmente autores de poesia. Os romancistas não se enquadram muito bem nessa divisão, uma vez que suas obras podem apresentar traços de mais de uma geração.

 

As Ttrês Gerações de Poetas Românticos Brasileiros

 

Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Destacam-se os poetas Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.

Segunda geração: marcada pelo "mal do século", apresenta egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Destacam-se os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

Terceira geração: formada pelo grupo condoreiro, desenvolve uma poesia de cunho político e social. A maior expressão desse grupo é Castro Alves.

 

 

Criado por Osmar Nery Arend

Para qualquer dúvida, sugestão ou crítica, escreva-me.

Copyright© 1998 All rights reserved.