Aplicações
Home ] Acima ] Memória Dinâmica ] O Sistema Cyrus ] Raciocínio Baseado em Casos ]

Clique aqui para ver as novidades do site!

  

APLICAÇÕES DE MODELOS COGNITIVOS BASEADOS DA MEMÓRIA, EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

                                               

                                            “Muitos pesquisadores têm dado pouco crédito para uma organização inteligente dos conhecimentos ao examinar e descrever a memória humana, e formulá-la na memória de uma máquina. Eles pensaram a memória como uma base de conhecimento estática. Eles não consideraram o raciocínio dentro dela como algo organizado e indexado. Pelo contrário, eles pensaram que as características que controlam, o que uma pessoa está lembrando de uma situação para outra, é um processo por natureza aleatório.”[VER 95, 4a  Parte, Cap. 4, Tit. 5.1)

 

Durante os capítulos anteriores, procurou-se  defender a hipótese das bases da cognição humana calcarem-se na memória e seus mecanismos de controle e organização. Todas a decisões e situações inéditas seriam  tratadas em termos de situações similares já  vivenciadas, armazenadas na memória de longo prazo.

Pois bem, chegou o momento de  buscar  uma aplicação desta ótica  no campo da Inteligência Artificial. Das teorias  pesquisadas na área de IA, uma das que mais sintoniza  com o enfoque  defendido neste trabalho  é a da “memória dinâmica” (dynamic memory) exposta por Roger C. Schank em 1982.

 

Voltar Home Acima Avançar